Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Artigo

Transformando resíduos em dados: como a IA está revolucionando a gestão de lixo


Foto: Freepik - Gente de Opinião
Foto: Freepik

A gestão de resíduos é a espinha dorsal de qualquer sociedade. Sem ela, nossas cidades não funcionariam. Com o aumento assustador da quantidade de lixo produzido pelos humanos, métodos convencionais podem não ser suficientes para lidar com o aumento previsto de 70% até 2050. Aqui estão quatro maneiras pelas quais a Inteligência Artificial (IA) pode transformar a gestão de resíduos:

1. Visão de Máquina para Reciclagem: A separação de recicláveis do lixo sólido destinado ao aterro é geralmente feita por humanos. É um trabalho intensivo e o custo da mão de obra pode exceder o preço que os centros de reciclagem obtêm pelos materiais.

2. Lixeiras Inteligentes e Análise Preditiva: As lixeiras públicas habilitadas para IoT podem enviar alertas quando estão cheias. Mas os dados das lixeiras também podem ser usados para criar uma imagem maior: prever quando as lixeiras provavelmente estarão cheias antes de realmente estarem, e planejar as rotas de coleta mais eficientes.

3. Otimização de Rotas para Caminhões de Lixo: Algoritmos de IA podem mapear as melhores rotas para os caminhões de coleta, considerando o quão cheias estão as lixeiras, congestionamentos de trânsito e até fatores ambientais.

4. Manutenção Preditiva: A coleta de lixo pode desgastar muito o equipamento. Para manter os caminhões de lixo e as lixeiras inteligentes em ótimo estado, a IA pode ser usada para monitorar a condição do equipamento e dos veículos, prevendo quando eles precisarão de manutenção.

Embora existam inúmeras possibilidades, a melhoria da tecnologia de reciclagem é uma das maiores oportunidades no campo. Aumentar as taxas de reciclagem tem impactos globais.

"O maior desafio no processo de reciclagem é separar os resíduos para reciclagem", disse Euclides Chuma, membro sênior do IEEE, Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos), maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia para a humanidade. "Embora existam soluções tecnológicas automatizadas para este processo de separação, estas soluções são caras. É necessário reduzir os custos dos equipamentos automatizados utilizados no processo de reciclagem. A capacidade de aumentar as taxas de reciclagem tem impactos globais."

O material completo "Garbage In, Data Out: 4 Ways AI Can Transform Waste Management", pode ser acessado nesse link.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Flamengo de Deus e do povo, do asfalto e do morro”

“Flamengo de Deus e do povo, do asfalto e do morro”

Até canso de refletir sobre essa frase e outras que fazem parte dos dizeres populares. Ela dialoga com a realidade, pois o que vi nas ruas de Porto

Quando trocar o carro faz sentido financeiramente?

Quando trocar o carro faz sentido financeiramente?

Trocar de carro é uma decisão que vai além do desejo por um modelo mais novo ou moderno. Envolve uma análise financeira cuidadosa, que considera des

Novembro: mês Mundial de Prevenção de Lesões por Pressão

Novembro: mês Mundial de Prevenção de Lesões por Pressão

Sinais de ressecamento, rachaduras, eritema, fragilidade, calor e escurecimento merecem atenção e cuidados por parte da população. Estamos falando sob

Cidades em crescimento e smart cities: por que a Índia é promissora para novos empreendimentos?

Cidades em crescimento e smart cities: por que a Índia é promissora para novos empreendimentos?

A Índia vive um ciclo de transformações urbanas que tem chamado a atenção de investidores, governos e empresas do setor imobiliário. Com cidades em

Gente de Opinião Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)