Sábado, 26 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Artigo

Transformando resíduos em dados: como a IA está revolucionando a gestão de lixo


Foto: Freepik - Gente de Opinião
Foto: Freepik

A gestão de resíduos é a espinha dorsal de qualquer sociedade. Sem ela, nossas cidades não funcionariam. Com o aumento assustador da quantidade de lixo produzido pelos humanos, métodos convencionais podem não ser suficientes para lidar com o aumento previsto de 70% até 2050. Aqui estão quatro maneiras pelas quais a Inteligência Artificial (IA) pode transformar a gestão de resíduos:

1. Visão de Máquina para Reciclagem: A separação de recicláveis do lixo sólido destinado ao aterro é geralmente feita por humanos. É um trabalho intensivo e o custo da mão de obra pode exceder o preço que os centros de reciclagem obtêm pelos materiais.

2. Lixeiras Inteligentes e Análise Preditiva: As lixeiras públicas habilitadas para IoT podem enviar alertas quando estão cheias. Mas os dados das lixeiras também podem ser usados para criar uma imagem maior: prever quando as lixeiras provavelmente estarão cheias antes de realmente estarem, e planejar as rotas de coleta mais eficientes.

3. Otimização de Rotas para Caminhões de Lixo: Algoritmos de IA podem mapear as melhores rotas para os caminhões de coleta, considerando o quão cheias estão as lixeiras, congestionamentos de trânsito e até fatores ambientais.

4. Manutenção Preditiva: A coleta de lixo pode desgastar muito o equipamento. Para manter os caminhões de lixo e as lixeiras inteligentes em ótimo estado, a IA pode ser usada para monitorar a condição do equipamento e dos veículos, prevendo quando eles precisarão de manutenção.

Embora existam inúmeras possibilidades, a melhoria da tecnologia de reciclagem é uma das maiores oportunidades no campo. Aumentar as taxas de reciclagem tem impactos globais.

"O maior desafio no processo de reciclagem é separar os resíduos para reciclagem", disse Euclides Chuma, membro sênior do IEEE, Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos), maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia para a humanidade. "Embora existam soluções tecnológicas automatizadas para este processo de separação, estas soluções são caras. É necessário reduzir os custos dos equipamentos automatizados utilizados no processo de reciclagem. A capacidade de aumentar as taxas de reciclagem tem impactos globais."

O material completo "Garbage In, Data Out: 4 Ways AI Can Transform Waste Management", pode ser acessado nesse link.

Gente de OpiniãoSábado, 26 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Crédito internacional: estratégia fundamental para a expansão global das empresas brasileiras

Crédito internacional: estratégia fundamental para a expansão global das empresas brasileiras

Nos últimos anos, várias empresas brasileiras passaram a utilizar o crédito internacional como uma ferramenta crucial para financiar suas expansões

Brasil avança, mas cresce com o freio de mão puxado

Brasil avança, mas cresce com o freio de mão puxado

Nas últimas duas décadas, o Brasil construiu uma sólida confiança como celeiro de inovação na América Latina. É um dos maiores ecossistemas de finte

Mulheres no poder: Rompendo padrões ou repetindo a história?

Mulheres no poder: Rompendo padrões ou repetindo a história?

No dia 8 de março, celebramos mais um Dia Internacional da Mulher. Uma data de reflexão, conquistas e, principalmente, de questionamentos sobre o fu

Há ética na comunicação ou somos parte do erro?

Há ética na comunicação ou somos parte do erro?

Escrevo hoje para tentar aplacar algo que há muito me incomoda. Como ser humano mediano, acostumado a atuar na superficialidade das coisas e raramen

Gente de Opinião Sábado, 26 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)