Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

CAMPANHA ELEITORAL, O SEU VOTO E A EMBALAGEM - Por Ariel Argobe


CAMPANHA ELEITORAL, O SEU VOTO E A EMBALAGEM - Por Ariel Argobe - Gente de Opinião
 
Ariel Argobe

Guajará-Mirim está em campanha eleitoral, cumprindo assim o calendário de eleição suplementar para cargos de prefeito e vice-preito da Pérola do Mamoré.
 
As campanhas pós-modernas trabalham seus candidatos e suas propostas de governo como um produto, um artigo, uma mercadoria a serem apresentados para seus consumidores (eleitores), em uma embalagem atraente, com muita imagem de fácil compreensão, capaz de seduzir o cidadão e seu voto.
 
Uma boa embalagem ajuda a vender o produto, ou melhor: convencer o voto. Um bom produto, um artigo de qualidade e uma boa embalagem é batata: consumidor convencido e produto vendido. Assim também funciona as campanhas eleitorais.
 
O produto a ser consumido são as propostas de governo, aquilo que se propõe fazer nas áreas da educação, da saúde, da iluminação pública, do esporte, da cultura, do lazer, da assistência e inclusão social, dentre outros temas; ou como resolver problemas que afligem o município e o cidadão. A embalagem é como o marketing apresenta o candidato e suas propostas;  como o candidato e sua equipe conversam e convencem o eleitor a votar em seu projeto de governo.
 
Enquanto consumidor, quem já não comprou um péssimo produto em uma linda embalagem, e depois se arrependeu? Enquanto eleitor, quantos de nós, cidadãos, já não votamos em um candidato que nos enganou com falsas embalagem, com pura maquiagem?
 
Neste momento, analisemos todos, quais sãos os problemas crônicos de nossa cidade, que há mais de três décadas resistem, sem solução, após gestões de vários prefeitos que passaram pelo Palácio Pérola do Mamoré; depois várias câmaras de vereadores, vereadores que, inclusive, vem criando raízes dentro daquela casa de leis?
 

Analisando as precárias condições de Guajará-Mirim, acho que há muito tempo, por várias eleições, estamos sendo enganados por belíssimas embalagens, perfeitas maquiagens, que envolvem produtos sem nenhuma qualidade. Campanhas com falsas imagens – pura maquiagem escamoteadora da triste verdade - com o firme propósito de enganar o eleitor e capturar o voto.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

25 de novembro - a pequena correção ao 25 de abril

25 de novembro - a pequena correção ao 25 de abril

A narrativa do 25 de Abril tem sido, intencionalmente, uma história não só mal contada, mas sobretudo falsificada e por isso também não tem havido

Punhal verde amarelo

Punhal verde amarelo

Tive acesso, sábado, dia 16 de novembro, a uma cópia do relatório da Polícia Federal,  enviado pela Diretoria de Inteligência Policial da Coordenaçã

Pensar grande, pensar no Brasil

Pensar grande, pensar no Brasil

É uma sensação muito difícil de expressar o que vem acontecendo no Brasil de hoje. Imagino que essa seja, também, a opinião de parcela expressiva da

A linguagem corporal e o medo de falar em público

A linguagem corporal e o medo de falar em público

Para a pessoa falar ou gesticular sozinha num palco para o público é um dos maiores desafios que a consome por dentro. É inevitável expressar insegu

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)