Quarta-feira, 12 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

CAMPANHA ELEITORAL, O SEU VOTO E A EMBALAGEM - Por Ariel Argobe


CAMPANHA ELEITORAL, O SEU VOTO E A EMBALAGEM - Por Ariel Argobe - Gente de Opinião
 
Ariel Argobe

Guajará-Mirim está em campanha eleitoral, cumprindo assim o calendário de eleição suplementar para cargos de prefeito e vice-preito da Pérola do Mamoré.
 
As campanhas pós-modernas trabalham seus candidatos e suas propostas de governo como um produto, um artigo, uma mercadoria a serem apresentados para seus consumidores (eleitores), em uma embalagem atraente, com muita imagem de fácil compreensão, capaz de seduzir o cidadão e seu voto.
 
Uma boa embalagem ajuda a vender o produto, ou melhor: convencer o voto. Um bom produto, um artigo de qualidade e uma boa embalagem é batata: consumidor convencido e produto vendido. Assim também funciona as campanhas eleitorais.
 
O produto a ser consumido são as propostas de governo, aquilo que se propõe fazer nas áreas da educação, da saúde, da iluminação pública, do esporte, da cultura, do lazer, da assistência e inclusão social, dentre outros temas; ou como resolver problemas que afligem o município e o cidadão. A embalagem é como o marketing apresenta o candidato e suas propostas;  como o candidato e sua equipe conversam e convencem o eleitor a votar em seu projeto de governo.
 
Enquanto consumidor, quem já não comprou um péssimo produto em uma linda embalagem, e depois se arrependeu? Enquanto eleitor, quantos de nós, cidadãos, já não votamos em um candidato que nos enganou com falsas embalagem, com pura maquiagem?
 
Neste momento, analisemos todos, quais sãos os problemas crônicos de nossa cidade, que há mais de três décadas resistem, sem solução, após gestões de vários prefeitos que passaram pelo Palácio Pérola do Mamoré; depois várias câmaras de vereadores, vereadores que, inclusive, vem criando raízes dentro daquela casa de leis?
 

Analisando as precárias condições de Guajará-Mirim, acho que há muito tempo, por várias eleições, estamos sendo enganados por belíssimas embalagens, perfeitas maquiagens, que envolvem produtos sem nenhuma qualidade. Campanhas com falsas imagens – pura maquiagem escamoteadora da triste verdade - com o firme propósito de enganar o eleitor e capturar o voto.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 12 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Consórcio 4UM-Opportunity vai cobrar pedágio na BR-364 sem investir nenhum centavo imediatamente

Consórcio 4UM-Opportunity vai cobrar pedágio na BR-364 sem investir nenhum centavo imediatamente

A BR-364, uma das principais rodovias de Rondônia, está prestes a ser concedida à iniciativa privada pelo prazo de 30 anos. O consórcio 4UM-Opportun

Centrão aproveita fragilidade do governo Lula para exigir mais cargos

Centrão aproveita fragilidade do governo Lula para exigir mais cargos

A popularidade do governo Lula vem caindo a cada pesquisa de opinião pública. Há quem diga que nunca esteve tão baixa. Muitos são os motivos, entre

Coluna da Hora – Cooperativa Afanada, PC-RO, errata, Sejus, assassino foragido e mais coisas com o jornalista Géri Anderson

Coluna da Hora – Cooperativa Afanada, PC-RO, errata, Sejus, assassino foragido e mais coisas com o jornalista Géri Anderson

MÃOS DE TESOURAO tesoureiro de uma cooperativa de crédito de Porto Velho é um dos principais suspeitos de desviar mais de R$ 6 milhões da empresa e

A Revolução da comunicação em Rondônia: jovens empreendedores e a ascensão dos sites de notícias

A Revolução da comunicação em Rondônia: jovens empreendedores e a ascensão dos sites de notícias

Rondônia vive um momento crucial na sua história de comunicação, impulsionado pelo crescimento vertiginoso da tecnologia e, em especial, pela inteli

Gente de Opinião Quarta-feira, 12 de março de 2025 | Porto Velho (RO)