Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Católicos nas paróquias e evangélicos no 'Espaço'


  
O feriado do Corpus Christi, que acontece tradicionalmente na quinta-feira seguinte do domingo da Santíssima Trindade, vai ter atividades reunindo católicos em evangélicos, em espaços diferentes mas em ambos os casos com o sentido religioso da data.

A celebração tem por objetivo celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo, um dos grandes momentos da passagem de Jesus.

Na liturgia católica a celebração de Corpus Christi remonta ao Século XIII, haja vista que foi oficialmente instituída por Urbano IV com a publicação da bula Transiturus em 8 de setembro de 1264, para ser celebrada na quinta-feira depois da oitava de Pentecostes.

Os católicos farão celebrações nas próprias paróquias, como sempre com as ruas do entorno das igrejas enfeitadas por tapetes feitos com desenhos, raspas de serragem ou flores, e muitas famílias costumam colocar em frente a suas casas pequenos altares, com velas e ornamentos, para demonstrar sua fé.

Em todas as paróquias além da procissão também acontecerá a celebração da missa e depois outras atividades voltadas à celebração da instituição da Eucaristia.

EVANGÉLICOS

Os evangélicos celebram nesta quinta-feira a Marcha para Jesus, movimento surgido em 1987 na cidade de Londres, no Reino Unido. Foi criada pelo pastor Roger Forster, da Ichthus Christian Fellowship, e chegou ao Brasil em 1993, há 24 anos.

A “Marcha” será este ano no Espaço Alternativo, o que deve engrossar um pouco a quantidade de participantes, haja vista que no mesmo horário estarão realizando atividades físicas muitas pessoas que vão ali diariamente.

Além dos pastores de denominações diversas da área evangélica, também está prevista apresentação de bandas gospel e cantores da mesma linha, com previsão de reunir, conforme os organizadores, de 50 a 60 mil pessoas, além de trios elétricos e um imenso palco logo na entrada do Alernativo.

Anteontem, terça-feira, aconteceu na Câmara Municipal uma reunião coordenada por um vereador da Universal e um dos assuntos tratados foi a organização da manifestação prevista para a tarde de hoje, além de uma proposta de que Porto Velho tenha, como o Estado, um dia dedicado aos evangélicos, dia 18 próximo.

Fonte: Lúcio Albuquerque

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

25 de novembro - a pequena correção ao 25 de abril

25 de novembro - a pequena correção ao 25 de abril

A narrativa do 25 de Abril tem sido, intencionalmente, uma história não só mal contada, mas sobretudo falsificada e por isso também não tem havido

Punhal verde amarelo

Punhal verde amarelo

Tive acesso, sábado, dia 16 de novembro, a uma cópia do relatório da Polícia Federal,  enviado pela Diretoria de Inteligência Policial da Coordenaçã

Pensar grande, pensar no Brasil

Pensar grande, pensar no Brasil

É uma sensação muito difícil de expressar o que vem acontecendo no Brasil de hoje. Imagino que essa seja, também, a opinião de parcela expressiva da

A linguagem corporal e o medo de falar em público

A linguagem corporal e o medo de falar em público

Para a pessoa falar ou gesticular sozinha num palco para o público é um dos maiores desafios que a consome por dentro. É inevitável expressar insegu

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)