Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Centenário de Fátima: Missa do papa será amanhã, às 5 em Rondônia


 
O papa Francisco vai celebrar, como parte do centenário da primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima, amanhã, uma Missa no Recinto do Santuário, em Fátima, Portugal, iniciando às 5 horas da manhã, horário de Porto Velho.

Durante a celebração os pastorinhos Jacinta e Francisco, que com Lúcia viram e ouviram as aparições em 1917, serão canonizados, passando à galeria de santos da Igreja Católica.  Jacinta faleceu em 1920 e Francisco em 1919, Lúcia, que se tornou freira, faleceu em 2005 e é considerada “beata” pela Igreja Católica, um passo em direção à canonização.

A aprovação da canonização dos dois irmãos aconteceu em março deste ano, quando a Congregação para as Causas dos Santos, confirmou o reconhecimento do segundo milagre atribuído aos dois. A comissão estudava o processo iniciado em 1952, quando chegou a solicitação, com os primeiros documentos, assinados pelo bispo de Leiria, diocese de Fátima.

Há seis anos o novo e decisivo milagre, reconhecido pela Congregação, aconteceu no Brasil. Uma criança, que padecia de uma doença dada como incurável pela Medicina, foi curada quando seus pais oraram em intenção da cura pedindo intercessão dos irmãos Jacinta e Francisco, conseguindo o que a igreja considerou o milagre.

A família vai estar, com o garoto, agora adolescente, dentre os participantes das celebrações em Fátima, só que deverão ter um lugar de destaque, durante a comunhão e do ofertório.

CANONIZAÇÃO

No ritual da canonização de Francisco e Jacinta, o papa proferirá a seguinte oração: “Em honra da Santíssima Trindade, para exaltação da fé católica e incremento da vida cristã, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e Nossa, depois de termos longamente refletido, implorado várias vezes o auxílio divino e ouvido o parecer de muitos Irmãos nossos no Episcopado, declaramos e definimos como Santos os Beatos Francisco Marto e Jacinta Marto e inscrevemo-los no Catálogo dos Santos, estabelecendo que, em toda a Igreja, sejam devotamente honrados entre os Santos. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

25 de novembro - a pequena correção ao 25 de abril

25 de novembro - a pequena correção ao 25 de abril

A narrativa do 25 de Abril tem sido, intencionalmente, uma história não só mal contada, mas sobretudo falsificada e por isso também não tem havido

Punhal verde amarelo

Punhal verde amarelo

Tive acesso, sábado, dia 16 de novembro, a uma cópia do relatório da Polícia Federal,  enviado pela Diretoria de Inteligência Policial da Coordenaçã

Pensar grande, pensar no Brasil

Pensar grande, pensar no Brasil

É uma sensação muito difícil de expressar o que vem acontecendo no Brasil de hoje. Imagino que essa seja, também, a opinião de parcela expressiva da

A linguagem corporal e o medo de falar em público

A linguagem corporal e o medo de falar em público

Para a pessoa falar ou gesticular sozinha num palco para o público é um dos maiores desafios que a consome por dentro. É inevitável expressar insegu

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)