Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Como funcionam os links patrocinados


Como funcionam os links patrocinados - Gente de Opinião

Fábio Grinberg


Fiz as últimas duas colunas propositalmente relacionadas a  SEM (Search engine Marketing) para que todos possam entender, de uma forma mais simples possível, como funciona uma campanha de marketing digital ou, pelo menos, o básico de sua sistemática no mercado de SEARCH (Busca).

Desta vez falarei sobre os links patrocinado. Como também já citei em outras oportunidades, os links patrocinados são anúncios dentro de um site e sua forma de texto e que, através do clicar do mouse, conduzem o usuário ao site do anunciante. Esse tipo de propaganda democratizou a publicidade online, transformando-a em um tipo de marketing acessível a qualquer empresa.
 
O Google aparece como um dos melhores buscadores para carregar sua campanha de link patrocinado. Isso porque, atualmente, ele detém mais de 90% do mercado de busca. Por esse motivo, quem estiver entre os 10 melhores colocados na busca do Google, está na melhor colocação possível dentro da rede mundial de computadores. Ou seja, se você aparece na primeira página, 90% dos usuários que buscam seu produto ou serviço irão encontra-lo.

Como é um caso de um de meus clientes, que tem um buffet para casamento. Em poucos meses e após uma campanha bem estruturada de link patrocinado, ele teve milhares de visitas, aumentando o número de negócios e o faturamento da empresa.

Mas qual o benefício que uma campanha de link patrocinado pode lhe trazer? Hoje, milhares de pessoas acessam a internet e a utilizam como um atalho para comprar ou adquirir bens. Ou seja, a rapidez do mundo online atrai cada vez mais clientes e, com eles, mais dinheiro. A forma como você anuncia também pode ser controlada.

Por exemplo, você pode fazer uma campanha baseada no pagamento por clique, onde o Google assume o risco de o usuário não clicar. Com isso atingimos um baixo custo na comparação com outros tipos de mídia. Esse fator permite que empresas menores anunciem e tenham ótimos resultados, quebrando o monopólio das grandes corporações sobre a publicidade. É a chamada democratização da internet, que acaba sendo gerada pelo Google.

A agilidade e rapidez de resposta através da campanha de links patrocinados também surpreendem. Você consegue gerar vendas e obter rapidamente o retorno sobre o investimento. É importante ressaltar ainda que a campanha de links patrocinados precisa obter um bom histórico de desempenho (CTR) até que se possa reduzir o custo do clique a valores aceitáveis, mantendo o anúncio entre os primeiros lugares.

A facilidade de produção e de acompanhar a eficácia da campanha em tempo real, tornam a campanha por links patrocinados ainda mais atrativa. Com um bom redator e um bom estrategista de Search Marketing, é possível realizar um trabalho com excelentes resultados.

O pagamento feito ao Google também traz algumas dúvidas dos leitores. Mas é uma das partes mais simples da campanha de maketing digital. O mecanismo é basicamente o mesmo que o de um plano de celular pré-pago, onde você "compra créditos" para fazer ligações.

Nos links patrocinados, você compra créditos em um valor que deseja investir. A partir desse ponto, cada vez que um usuário clicar no link da sua empresa, o valor estipulado é descontado dos créditos.

A parte interessante é que você escolhe o tamanho de sua campanha. O investimento inicial, que é muito importante para destacar sua empresa em meio a milhares de outras concorrentes precisa ser feito de acordo com seu tino empresarial. Um valor alto no começo, pode significar um posicionamento mais precoce entre os 10 sites mais visitados, um retorno mais rápido e uma redução de custos no futuro.

Sua campanha pode ser criada em menos de uma semana. O que a irá diferenciar sua ação dos concorrentes será a estruturação de toda o projeto, assim como a prestação de serviço, o atendimento que dará a seus clientes.

Uma empresa especializada em marketing digital irá realizar um estudo completo da marca da sua empresa, começando por um briefing detalhado e analisando criteriosamente os concorrentes do mercado. Novamente nessa fase aparecem as tão faladas palavras-chaves, que podem ser classificadas como coerentes e específicas. Na classe coerente, são usadas palavras estritamente relacionadas ao negócio de sua empresa. Já nas específicas, são utilizados termos que reduzam o sistema de busca ao seu serviço no maior nível possível.

Por exemplo, se você tem uma empresa que tem um  buffet de casamento, não será utilizado apenas essa palavra como busca para seus serviços, mas sim uma série de variáveis como festa de casamento, buffet de casamentoe festas de casamento.

Todas essas irão gerar negócios. Nunca se apegue a apenas uma ou duas palavras. Muitos clientes que me procuram afirmam categoricamente que apenas aquela única palavra que ele acha ser a melhor vai gerar mais negócios. Puro engano. O que geralmente é a mais cara, drena toda verba e tem o menor ROI (retorno sobre o investimento).

O tamanho dos anúncios também precisa ser diferenciado. A idéia é comunicar o máximo que puder com o menor número possível de palavras. É preciso fazer uma análise e criar três ou mais palavras para cada grupo de anúncio. Após determinado tempo em campanha já dá para saber o desempenho de cada anúncio e dar ênfase no qual trouxe mais resultados à sua empresa, melhorando e otimizando o desempenho de sua campanha. Pense nisso!!!

 O que você pensa sobre o assunto? Entre em meu site e blog e comente: www.fabiogrinberg.com.bre www.topgoogle.com.br.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Silêncio do prefeito eleito Léo Moraes quanto à escolha de nomes para o governo preocupa aliados

Silêncio do prefeito eleito Léo Moraes quanto à escolha de nomes para o governo preocupa aliados

O silencio do prefeito eleito de Porto Velho, Léo Moraes (Podemos), quanto à escolha de nomes para comporem a sua principal equipe de governo vem se

Zumbi dos Palmares: a farsa negra

Zumbi dos Palmares: a farsa negra

Torturador, estuprador e escravagista. São alguns adjetivos que devemos utilizar para se referir ao nome de Zumbi dos Palmares, mito que evoca image

A difícil tarefa de Léo

A difícil tarefa de Léo

Imagino quão não deve estar sendo difícil para o prefeito eleito Léo Moraes (Podemos) levar adiante seu desejo de não somente mudar a paisagem urban

A faca no pescoço

A faca no pescoço

Aos que me perguntam sobre eventuais integrantes da equipe que vai ajudar o prefeito eleito Léo Moraes a comandar os destinos de Porto Velho, a part

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)