Segunda-feira, 7 de novembro de 2011 - 08h08
PERGUNTAR NÃO OFENDE:
Aqueles out-door espalhados em Porto Velho, sobre a saúde estadual em 2012, são para serem levados a sério?
LIVRO
O livro desta coluna, Lendas do Guaporé, é de autoria do acadêmico Matias Alves Mendes, membro fundador da Academia de Letras de Rondônia, onde ocupa a cadeira de número 13, cujo patrono é a professora Maria Madalena Neimeier Duarte.
NOTA FISCAL
A Planet Entretenimento LTDA – EPP, nome de fantasia Planet Park, empresa que tem isenção de inscrição estadual, e que fatura com brinquedos eletrônicos no shopping Porto Velho, ao contrário das outras lojas daquele centro de comercialização não dá nota fiscal eletrônica. Aliás, só dá uma NF, preenchida à mão, se o cliente exigir. O que leva à suposição de que alguma coisa está errada e até deixa que se imagine estar havendo mesmo uma sonegação braba.
SHOPPING
Neste domingo, praça da alimentação do shopping lotada, era gritante a certeza da falta de estrutura dos botecos ali instalados. Filas enormes em todos os locais e a coisa andando tartarugalmente.
SUS
Recebi ligações de pessoas irritadas porque eu sugeri que, se o SUS é tão bom, como disse nosso muilti-doutor honoris causa, por qual motivo ele não foi procurar um atendimento pelo SUS? Na minha terra é comum ouvir-se que “pimenta nos olhos dos outros é refresco”. Aliás, lá mesmo há quem troque o “pimenta” por outra coisa.
TANCREDO
Só para lembrar: ainda é recente a frase do ex-presidente de que havia excelência na saúde pública e que dava “até vontade de ficar doente”. Na hora precisa, buscou atendimento em hospital de alto nível, fora da rede pública. O único a ir para um hospital de saúde pública foi Tancredo Neves. Lembram o que aconteceu com ele? Vão dizer que não havia ainda o SUS, mas, eu pergunto: Mas se dava vontade de ficar doente, por que não procurou o SUS?.
FUTEBOL
Repito o que escrevi faz algumas semanas: Estou sentindo o cheiro de bi.
É SÉRIO
No Piauí um juiz determinou que as lojas não podem tocar a música “Então é Natal”, cantada pela Simone. Será que ele não tem coisa mais séria para fazer?
E ESSA?
Norma aprovada em um setor do Senado determina que no capacete de cada motoqueiro tenha a inscrição de sua CNH. Para quê?
DATAS DE RONDÔNIA
(6 a 10 de novembro)
Dia 6 – Em 1958 – O coronel Paulo Nunes Leal toma posse como governador do Território de Rondônia. Em seu governo ele conseguiu do presidente JK a abertura da rodovia BR-29, depois 364 (Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim).
Dia 6 – Em 1968 – Depois de 30 anos na função, o capitão Alípio da Silva deixa o cargo de Delegado da cidade de Guajará-Mirim (Hugo Evangelista da Silva, Capitão Alípio: Um pouco do verdadeiro e outro tanto do folclórico)
Dia 7 – Em 1991 – A Câmara Federal cassa o deputado federal Jabes Rabelo (Cacoal). Foi o segundo deputado federal de Rondônia cassado, mas o primeiro, Renato Medeiros, em 1964, foi por Ato Institucional (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia).
Dia 10 – Em 1999 – O presidente Fernando Henrique Cardoso assina o Decreto 3.238 que dá à região do Lago do Cuniã, em Porto Velho, a condição de Estação Ecológica (Jornal Alto Madeira).
Até outro dia, se Deus quiser!
Fonte:Lúcio Albuquerque jlucioalbuquerque@gmail.com
Silêncio do prefeito eleito Léo Moraes quanto à escolha de nomes para o governo preocupa aliados
O silencio do prefeito eleito de Porto Velho, Léo Moraes (Podemos), quanto à escolha de nomes para comporem a sua principal equipe de governo vem se
Zumbi dos Palmares: a farsa negra
Torturador, estuprador e escravagista. São alguns adjetivos que devemos utilizar para se referir ao nome de Zumbi dos Palmares, mito que evoca image
Imagino quão não deve estar sendo difícil para o prefeito eleito Léo Moraes (Podemos) levar adiante seu desejo de não somente mudar a paisagem urban
Aos que me perguntam sobre eventuais integrantes da equipe que vai ajudar o prefeito eleito Léo Moraes a comandar os destinos de Porto Velho, a part