Quinta-feira, 6 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Debate ou troca de farpas?


Debate ou troca de farpas? - Gente de Opinião

Não assisti ao debate entre os candidatos à prefeitura de Porto Velho, realizado pelo jornal eletrônico Rondoniaovivo, na noite de quinta-feira 12. Depois do que li e ouvi, creio que não perdi nada. Informações dão conta de que o debate se transformou em troca de farpas entre alguns candidatos. Assuntos de suma importância para a população acabaram cedendo lugar a discussões inúteis, que em nada contribuem à resolução dos problemas contra os quais se debate a sociedade, nas mais diferentes áreas como saúde, educação, transporte coletivo, saneamento básico, coleta de lixo, apenas para ficar nesses cinco exemplos.

Normalmente, bater no candidato que aparece na frente das pesquisas parece ser uma estratégia adotada por concorrentes para conquistar alguns pontos percentuais. Analistas políticos de plantão asseguram, até com certo entusiasmo, que o eleitor gosta, mesmo, é de ver sangue, no sentido figurado, logicamente, escorrendo no horário de propaganda eleitoral. Trocando em miúdos, aprecia um espetáculo recheado de baixarias.

Na prática, porém, essa é uma opinião completamente distorcida e revela, sem tirar nem pôr, uma visão enganosa do que deseja de modo efetivo a maioria do eleitorado, cansado de ser testemunha, a cada novo pleito, de ataques gratuitos e de discursos vazios ou simplesmente corrosivos, que nada acrescentam de proveitoso ao debate e aos problemas do município de Porto Velho.

Não se pode creditar as trocas de impropérios entre uns e outros a perda ou o ganho de simpatias na intenção de votos dos eleitores, sob pena de se estimular esse tipo de conduta, condenável sob todos os aspectos. É preciso, antes de tudo, observar as propostas dos candidatos, suas vidas pregressas, os apoios que recebem atualmente, honestidade, seriedade, capacidade intelectual e politica para assumir os destinos do município.

Urge redobrar os cuidados nos dias que antecedem a realização do pleito. Desconfie de quem, para subir nas pesquisas eleitorais, mostra os erros do adversário, quando, na prática, deveria mostrar como pretende fazer, uma vez eleito, para desenvolve o seu próprio trabalho.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Coluna da Hora – pedágio na br-364, carnaval, blocos, detran e outros assuntos abordados pelo jornalista Géri Anderson

Coluna da Hora – pedágio na br-364, carnaval, blocos, detran e outros assuntos abordados pelo jornalista Géri Anderson

BR - 364 COM PEDÁGIO?Será que vale mesmo a pena privatizar e favorecer somente a empresa vencedora do leilão nesses primeiros 4 anos? Pra quê pagar

Entrega à inciativa privada o que não funciona no governo que os caras resolvem

Entrega à inciativa privada o que não funciona no governo que os caras resolvem

O senador Confúcio Moura foi bastante criticado nas redes sociais por ter apoiado a privatização da BR-364. Discordo de algumas falas e atitudes do

Europa em Marcha para a Guerra

Europa em Marcha para a Guerra

Ursula von der Leyen manda os Europeus apertar o Cinto… e o Gatilho! A Europa está em polvorosa! A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der

Queda de popularidade do governo Lula revela que chegou a hora de o presidente pendurar as chuteiras?

Queda de popularidade do governo Lula revela que chegou a hora de o presidente pendurar as chuteiras?

A popularidade do presidente Lula despencou a níveis impressionantes, considerado o menor índice de aprovação nos três mandatos do petista. Somente

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de março de 2025 | Porto Velho (RO)