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Elon Musk desafia e inova a tradicional cultura do discurso político


António da Cunha Duarte Justo - Gente de Opinião
António da Cunha Duarte Justo

Resumo dos principais Temas do Diálogo transmitido no X Spaces

 

A Iniciativa do bilionário Elon Musk convidar a política alemã Alice Weidel para um debate público de caracter global manifesta não só o seu decisivo empenhado em inovações tecnológicas, como também na mudança básica da cultura política...

O acesso à informação através das redes sociais incomoda principalmente a elite distanciada das populações...

A condução do discurso público, até agora baseada em táticas e reservada às centrais dos partidos políticos e às empresas jornalísticas envolventes, passa, deste modo, a ter um cunho pessoal de efeito mais democrático através de plataformas globais, por muito contraditório que pareça...

O filósofo R.D. Precht constata: “Vivemos hoje numa ditadura da tática sobre a estratégia”. De facto, uma política selecionada de palavras contra palavras conduz o público a um caminho errado que pouco tem a ver com a realidade política e os interesses que esta encobre...

Em tempos pré-eleitorais (23 de fevereiro, depois do voto de desconfiança no “governo semáforo”) surge na Alemanha uma nova controvérsia após a entrevista de Alice Weidel (AfD) e Elon Musk no X Spaces (9.01.2025), onde Musk declarou que o partido AfD é "o partido do senso comum" e "a única salvação da Alemanha". Isto provocou um terremoto na arena política alemã com ecos em toda a Europa...

Weidel designou Merkel de chanceler “verde” por permitir a imigração descontrolada e desligar as centrais nucleares, o que teria prejudicado a política energética alemã.

Musk apoiou a política energética proposta pela AfD e criticou a burocracia alemã, destacando desafios enfrentados por sua fábrica Tesla em Berlim.

Weigel tem como ponto comum com Musk o controlo da imigração, a redução da regulamentação estatal, uma estratégia energética equilibrada com ênfase na energia nuclear.

A líder da AfD, Alice Weidel, não está contente com a política de impostos alemã. Ela parte da realidade estatística que “o empregado alemão médio trabalha metade ou mais de metade do ano para o Estado”. A Associação de Contribuintes alemã calculou que, em 2024, uma família média trabalhadora terá pago 52,6% do seu rendimento ao estado. De cada euro de rendimento auferido, restam 47,4 cêntimos, 31,7 cêntimos são para contribuições para a segurança social e o restante é para vários impostos e taxas.

Musk apoiou a posição de Weidel no que respeita a política energética e de reformas económicas e referindo-se à sua fábrica Tesla em Berlim criticou a burocracia alemã que impede desenvolvimento económico. Disse também que nos EUA o governo dá dinheiro para os refugiados sem documentos.

Em questões de polarização Weidel rejeitou a caracterização do AfD, por parte da esquerda, como extrema-direita, alegando ser um partido conservador-libertário.

Em defesa referiu-se a Hitler como "socialista-comunista" e criticou ideologias socialistas de género. De facto, a acusação de a AfD ser racista torna-se abstrata quando Weidel co-presidente da AfD vive numa relação com uma mulher estrangeira.

Musk mencionou a influência do bilionário George Soros na política e Weidel  referiu também as influências políticas de fundações como a de Bill Gates, apontando um viés em favor de partidos de esquerda.

A esquerda que se sentia tão bem embalada pelas agências de informação europeias e pelos governos da EU encontra-se em turbulência e especialmente agora que um “mostrengo” Musk oferece à direita o palco internacional X Spaces para dar visibilidade global...

A função dos governantes é governar e não substituir a tarefa dos jornalistas como ainda fazem e evidenciaram no apoio directo às manifestações das “Avós contra a Direita” ...

Musk critica o excesso de regras e de burocracia e referiu que na Califórnia, apenas 3% de infratores são apanhados e os roubos inferiores a 1000 dólares não são punidos... por isso, o roubo é propriamente considerado legal. Existem leis, mas falta a vontade da sua aplicação.

No que respeita a questões internacionais Weidel desejou o fim da guerra e conversações entre a Rússia e a Ucrânia (NATO) e defendeu Israel, mas admitiu não ter soluções para o Oriente Médio.

Musk destacou a importância da paz no Oriente Médio, mencionando Trump como figura central para alcançar tal objetivo.

Nos últimos 15 minutos Musk fala sobre a sua visão de uma espécie multiplanetária onde se nota o efeito do filósofo Douglas Adam que o influenciou na sua infância.

Musk falou sobre o seu projecto de colonização de Marte como uma estratégia de sobrevivência da humanidade frente a ameaças como guerras nucleares...

Sobre a questão do sentido da vida, respondeu que "a vida é mais fácil do que a pergunta".

À pergunta de Weidel se Musk acredita em Deus, ele responde: “Estou aberto a todos os sistemas. A minha opinião depende do que aprendo.  Weidel, por sua vez, disse que era curiosa, que era agnóstica...

A acusação de imiscuição de Musk na política interna alemã é hipócrita; de facto políticos alemães manifestaram-se na Europa e nos USA a favor de Harris e contra Trump. Merz, provavelmente futuro chanceler alemão, fez campanha por Lasconi na Roménia por ela ser candidata amiga da UE...

António da Cunha Duarte Justo

Texto completo e nota em Pegadas do Tempo: https://antonio-justo.eu/?p=9745

 

ESTEJAMOS ATENTOS: O MAL NÃO DORME

 

Concordância entre o Método religioso e o Método filosófico na Filtragem da Informação

 

Vivemos numa sociedade que confunde e divide, gerando desconfiança e incerteza. Neste contexto, torna-se essencial não aceitar nem transmitir informações sem antes as verificar cuidadosamente. Tanto a filosofia quanto o cristianismo enfatizam a importância de se estar alerta, seja nas relações pessoais, seja nas dinâmicas sociais, porque o mal não dorme.

 

Já no ano 50/51, o apóstolo Paulo advertia a igreja dos Tessalonicenses: “Examinai tudo e guardai o que é bom!” No cristianismo, o critério para este exame é a crença num Deus misericordioso, paciente e bondoso. A maneira como Deus lida com as pessoas deve servir de modelo para as nossas interações. Assim, se algo que é dito ou feito não reflete misericórdia ou paciência, já não revela boa vontade.

 

No entanto, a sociedade ainda está distante do ideal do bem, do verdadeiro e do belo e manifestando-se nela muitas forças e vozes em luta contra esse ideal. É neste ponto que o método filosófico também pode contribuir. Sócrates, no século V a.C., apresentou o método das três peneiras como ferramenta para filtrar a informação: Verdade – O que vou dizer é verdadeiro? Bondade – É algo bom?  Necessidade – É realmente necessário dizer?

 

Quando um amigo quis advertir Sócrates sobre comentários depreciativos a seu respeito, o filósofo fez-lhe essas perguntas. Incapaz de responder afirmativamente a qualquer delas, o amigo baixou a cabeça, envergonhado. Sócrates, então, concluiu com um sorriso: “Se não é verdadeiro, nem bom, nem necessário, deixe que isso seja esquecido e não se sobrecarregue a si nem a mim.”

 

Este ensinamento ecoa no cristianismo e na filosofia, ambos oferecendo exemplos inspiradores de fidelidade à verdade e ao bem comum. Jesus Cristo e Sócrates, cada um no seu contexto, viveram e morreram por esses princípios. Sócrates foi condenado à morte com um cálice de cicuta por desafiar os padrões políticos e culturais da sua época; no aspecto histórico, também Jesus Cristo foi crucificado por não se enquadrar nos esquemas políticos e religiosos do seu tempo.

 

Até no momento da morte, os dois ensinaram algo sublime:

    Jesus: “Pai, perdoai-lhes, porque não sabem o que fazem.”

    Sócrates: “Rezemos aos deuses para que a nossa vida na terra seja feliz e, após a morte, continue a sê-lo.”

 

Esses exemplos mostram como as opiniões, muitas vezes demasiado formatadas pela educação e pela informação que recebemos, dificultam discernir quem realmente somos e o quanto somos moldados pelas circunstâncias. Além disso, opiniões baseadas exclusivamente na razão costumam ignorar as complexidades da vida.

Num mundo em que a confusão predomina, a harmonia entre os métodos religioso e filosófico é um chamamento à lucidez: Examinar tudo, filtrar pelo que é verdadeiro, bom e necessário, e preservar apenas o que conduz ao bem pessoal e ao bem comum num espírito de benevolência.

 

António da Cunha Duarte Justo

Pegadas do Tempo: https://antonio-justo.eu/?p=9742

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