Domingo, 7 de setembro de 2008 - 01h29
Profissionais altamente qualificados mais ainda desconhecidos. Até a procura por esta formação acadêmica tem sido tímida por falta exatamente de conhecimento do atrativo que este profissional representa no mercado de trabalho. As faculdades se limitam a simples formação. Esta nova categoria ainda ocupa timidamente espaços no mercado de trabalho no Estado de Rondônia. Atualmente em Porto Velho, já existem profissionais com curso superior com formação tecnológica nas seguintes áreas: Recursos Humanos, Empreendedorismo, Gestão Ambiental, Gerenciamento de Redes de Computadores, Sistemas Elétricos, Saneamento Ambiental e Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas para Web. Recentemente foi implantado o curso de Gestão Hospitalar e a primeira turma deve se formar no final de 2010.
Os cursos tradicionais de bacharelado, com duração de quatro a cinco anos, não conseguem atender a demanda crescente e imediata, devido ao seu caráter genérico e ao longo tempo de duração. Além disso, o mercado exige resposta imediata a seus problemas. O tecnólogo responde de forma positiva a esta exigência. O tecnólogo é um profissional de nível superior preparado na academia com formação especial focada na atuação profissional, possuindo, portanto as habilidades e competências requeridas pelo mercado, bem como o saber fazer, pensar e inovar. A nova economia mundial exige cada vez mais profissionais plenamente aptos a criar vantagens competitivas, estimulando a produtividade e a qualidade, com a habilidade de se adequar às mudanças tecnológicas, econômicas e sociais.
Trata-se, portanto de um profissional especialista com formatação polivalente, altamente preparado para o enfrentamento das adversidades do mundo dos negócios, ou das ocorrências em organismos públicos. Mas os tecnólogos ainda precisam ser descobertos pelo mundo empresarial rondoniense e instituições públicas. Apesar de o Estado contar com profissionais altamente qualificados, ainda assim, não se têm oportunizado espaços (até mesmo nas próprias faculdades). Os tecnólogos acabam fora dos concursos públicos ou dos processos de recrutamento e seleção das empresas. Funções que devem ser ocupadas por tecnólogos estão sendo preenchidas de forma improvisada. Conheça mais sobre quem são estes profissionais:
Curso Superior de Tecnologia em Gerenciamento Ambiental: Tem como objetivo a formação de profissionais para atuarem em gerenciamento, planejamento, execução e coordenação de atividades ligadas à área ambiental visando à garantia de preservação do meio ambiente. O tecnólogo em Gerenciamento Ambiental está apto para atuar na administração pública, organizações não governamentais, unidades de conservação ambiental, empresas rurais, laboratórios, estações de tratamento, indústrias, empresas privadas, inclusive de assessoria e de consultoria, a entidades afins.
Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empreendedora: O objetivo do curso é prover a sociedade de gestores com capacidade de agir para reduzir os riscos e controlar os resultados, experiência educacional no campo dos negócios e com base necessária para prosseguir estudos avançados no campo da Administração e correlatos, com a flexibilidade intelectual que lhes permita ter sucesso num ambiente dinâmico de negócios. O profissional de gestão empreendedora aborda as freqüentes transformações do mercado e das organizações empresariais passado, presente e futuro e concentra sua atenção aos recursos disponíveis de forma aprofundada.
Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos: Promove a formação profissional e cidadã, com base nas exigências da sociedade, levando em consideração as mudanças técnico-científicas, os valores sociais do conhecimento e os novos valores do mundo do trabalho. Observando os princípios éticos que regem a vida humana e a prática profissional, este profissional é capaz de interagir positivamente no seu meio e de tornar-se agente de mudança e adaptação tecnológica, a partir de uma atuação identificada com a realidade das empresas brasileiras. O profissional também exerce suas funções técnicas nos subsistemas de RH - Administração de Benefícios, Administração de Cargos, Carreiras e Salários, Administração de Pessoal (DP), Recrutamento e Seleção, Relações Trabalhistas e Sindicais, Segurança do Trabalho, e Treinamento e Desenvolvimento Humano, e outras correlacionadas.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores: Forma profissionais para atuarem em gerenciamento, planejamento, execução e coordenação de projetos e atividades ligadas à área de informática, mas especificamente na área de redes de dados e tele-processamento. O curso é modular, ou seja, é dividido em dois módulos, o que permite ao acadêmico ter uma certificação intermediaria de Técnico de suporte a redes de computadores, caso tenha concluído os 3 primeiros semestres. Caso conclua os cinco semestres receberá a titulação de Tecnólogo em Gerenciamento de redes.
Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar: O curso tem com objetivo geral preparar profissionais na área da Gestão em Saúde, aptos a atuar no mercado de trabalho formal, convencional e especial nos seus diversos níveis de atuação. O profissional adquire as seguintes competências - conhecer a relevância das políticas públicas, das ações e serviços de saúde, para a promoção, proteção e recuperação da saúde; desenvolver gestão de conhecimento nas organizações; senso técnico para implantar serviços de saúde humanizados; entende a importância dos serviços de suporte administrativo para o pleno funcionamento dos estabelecimentos de saúde; e passa a compreender os principais pressupostos da Legislação Social e Consumidor. O profissional é ainda detentor de conhecimentos quanto aos aspectos legais que envolvem a segurança dos colaboradores, a fim de que estes estejam habilitados a prestar serviços com qualidade. O gestor hospitalar compreende o impacto da gestão de pessoas na gestão da saúde e os principais pressupostos da Legislação Trabalhista na Gestão de Recursos Humanos.
Curso Superior de Tecnologia em Gerenciamento de Redes de Computadores: Curso forma profissionais aptos à utilização de redes de computadores, em especial da Internet. Segundo dados econômicos este setor aponta um crescimento significativo, resultando em uma alta demanda no mercado por profissionais com esta qualificação específica. O mercado de trabalho carece amplamente de profissionais capacitados na área de redes de computadores. As empresas de médio e grande necessitam de profissional com este perfil para a segurança e transmissão de dados. O curso propicia uma rápida e completa formação na área de Redes de Computadores abrangendo um total de 34 disciplinas relacionadas a computação básica, hardware, sistemas operacionais, redes de computadores e gerenciamento.
Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Elétricos: O mercado encontra-se totalmente em expansão, pois o Estado de Rondônia tem recebido constantes investimentos referentes a sua expansão dos parques Industrial e de Geração / Transmissão / Distribuição de energia elétrica. O curso capacita os profissionais para o desenvolvimento de atividades técnicas e administrativas, intervindo nos processos produtivos de manutenção e instalação de sistemas elétricos de potência e dimensionamento de circuitos elétricos.
Curso Superior de Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas para Web: O objetivo do curso é prover a sociedade de profissionais aptos a desenvolver aplicações em ambiente Web, visando a projetar e a implementar sistemas de software que utilizem, de forma eficaz, a metodologia e a tecnologia mais apropriadas para a solução de um problema específico. O profissional encontra-se capacitado a desenvolver sistemas para Internet e realizar manutenções nos sistemas já existentes.
Curso Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental: O curso objetiva formar profissionais capazes de desenvolver suas atividades junto ao processo produtivo, empreendendo negócios sustentáveis, utilizando de maneira racional a natureza e a cultura local com a finalidade de conservar além de propiciar ao profissional as condições para produzir e aplicar conhecimentos científicos e tecnológicos na área ambiental de forma ética e com capacidade técnica e política.
Existem ainda cursos à distância semi-presencial de formação de tecnólogos em Porto Velho, confira alguns exemplos: Gestão Financeira, Processos Gerenciais, Gestão de Recursos Humanos, Logística, Negócios Imobiliários, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia da Informação e Marketing.
Os graduados nos cursos superiores de tecnologia denominamse "Tecnólogos" e são profissionais de nível superior, especializados em segmentos de uma ou mais áreas profissionais. Atualmente os cursos são classificados em uma das vinte áreas profissionais definidas na legislação tais como: Agropecuária, Artes, Comércio, Comunicação, Construção Civil, Designer, Geomática, Gestão, Imagem Pessoal, Meio Ambiente, Mineração, Química, Recursos Pesqueiro, Saúde, Telecomunicação, Turismo e Hospitalidade. Os tecnólogos possuem formação direcionada para a aplicação, desenvolvimento e difusão de tecnologias ou formação em gestão de processo de produção de bens, serviços e capacidade empreendedora, em sintonia com o mundo do trabalho. Dia 6 de Outubro é o Dia do Tecnólogo. Vamos juntos mudar o mundo através da tecnologia! Parabéns a esta tão importante categoria profissional.
Paulo Ayres: Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior, Jornalista, Radialista, Professor, Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, Técnico Legislativo-NS da Assembléia Legislativa de Rondônia, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Rondônia, ex-presidente do Lions Clube Porto Velho Centro, ex-conselheiro da Ordem Maçônica e atual presidente da Associação dos Tecnólogos em Gestão de Recursos Humanos do Estado de Rondônia. Celular (69) 8116-9750 / E-mail: pauloayres@ibest.com.br
Silêncio do prefeito eleito Léo Moraes quanto à escolha de nomes para o governo preocupa aliados
O silencio do prefeito eleito de Porto Velho, Léo Moraes (Podemos), quanto à escolha de nomes para comporem a sua principal equipe de governo vem se
Zumbi dos Palmares: a farsa negra
Torturador, estuprador e escravagista. São alguns adjetivos que devemos utilizar para se referir ao nome de Zumbi dos Palmares, mito que evoca image
Imagino quão não deve estar sendo difícil para o prefeito eleito Léo Moraes (Podemos) levar adiante seu desejo de não somente mudar a paisagem urban
Aos que me perguntam sobre eventuais integrantes da equipe que vai ajudar o prefeito eleito Léo Moraes a comandar os destinos de Porto Velho, a part