Segunda-feira, 17 de abril de 2023 - 11h28
Em
Rondônia, ainda há cerca de 59 mil famílias que têm direito à Tarifa Social de
Energia Elétrica e não recebem o benefício porque não solicitaram à Energisa. A
concessionária tem feito uma verdadeira força-tarefa, junto aos municípios,
Procons e poder público, unindo esforços para chegar até essas pessoas, que,
com o benefício, podem ter até 65% de desconto na conta de energia.
Atualmente,
na Energisa Rondônia, já são quase 127 mil famílias cadastradas. A
concessionária tem mobilizado esforços para ampliar os beneficiários,
realizando a busca ativa, além da inclusão automática por meio do cruzamento de
dados da empresa com as bases do CadUnico e BPC. “Essas ações integradas
permitiram um salto na quantidade de famílias que, hoje, usufruem do desconto
na conta de energia. Porém, temos o desafio de chegar as mais de 59 mil que
ainda não têm acesso ao benefício, conforme base CECAD (dezembro)”, esclarece
Bernardo Moreira, gerente de serviços comerciais da Energisa em Rondônia.
Ele
explica que mesmo automatizando o processo, o cliente precisa estar cadastrado
no CadÚnico. “É necessário manter esse cadastro atualizado na base do Governo
Federal. Para isso é só procurar o CRAS mais próximo para regularizar a
situação e a Energisa para solicitar acesso ao benefício caso não seja titular
da unidade consumidora”, alerta o gerente da Energisa. A falta de atualização
dos dados cadastrais por mais de dois anos, junto ao CRAS, implicará na perda
do benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica. Cada família pode receber o
desconto da Tarifa Social em apenas uma unidade consumidora e não é necessário
ser o titular.
Para ter direito ao benefício, as famílias precisam:
-Ser
inscrita no Cadastro Único com renda familiar mensal menor ou igual a meio
salário-mínimo por pessoa;
-Idosos
com 65 anos ou mais;
-Ser com
portador de doença que precise de aparelho elétrico para o tratamento (nesse
caso com renda mensal de até três salários-mínimos).
-Famílias
com integrante que receba o Benefício de Prestação Continuada.
-Famílias
indígenas e quilombolas inscritas no Cadastro Único com renda menor ou igual a
meio salário-mínimo, por pessoa da família ou que possuam, entre seus
moradores, algum beneficiário do BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Como solicitar o benefício:
- Através
dos canais de atendimento WhatsApp Gisa 69 99358-9673 (gisa.energisa.com.br),
Central de Atendimento 0800 647 0120 ou em uma das agências de atendimento
presencial.
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