Segunda-feira, 12 de agosto de 2024 - 15h52
Como em
toda relação de consumo, os consumidores de energia elétrica também têm
direitos e deveres. As regras que regulamentam o setor elétrico são definidas
pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que acaba impactando
diretamente na vida dos consumidores.
No site
da Energisa, é possível encontrar as principais orientações para os
consumidores. Entre os direitos estabelecidos pela Aneel, está a possibilidade
de o próprio cliente escolher a data de vencimento da conta de energia
elétrica, dentre seis opções oferecidas pela distribuidora. Outro direito é
receber a fatura de energia pelo menos cinco dias úteis antes do vencimento,
podendo optar pelo recebimento digital por meio de um endereço eletrônico
previamente escolhido.
O cliente
da distribuidora de energia também tem direito ao atendimento telefônico
gratuito, 24 horas, todos os dias, para requisitar a solução de problemas
emergenciais.
Em caso
de manutenção programada na rede de energia elétrica que abranja a sua unidade
consumidora e impacte temporariamente o fornecimento de energia, o cliente tem
o direito de ser avisado com, no mínimo, 72 horas de antecedência. “Para isso,
é necessário que o consumidor esteja com os dados atualizados junto à Energisa,
até para que possamos avisá-lo quando for acontecer algum desligamento
programado”, explica o gerente de serviços comerciais da Energisa Rondônia,
Bernardo Moreira.
Manter o
cadastro atualizado junto à Energisa está na lista de deveres atribuídos pela
Aneel aos consumidores, a fim de que a concessionária de energia tenha
informações importantes como nome e documentos do titular da unidade
consumidora, e-mail e telefone, inclusive número do celular. Essa alteração de
dados cadastrais pode ser feita sem sair de casa, pelos canais digitais da
Energisa: http://www.energisa.com.br ; aplicativo Energisa
On; ou Call Center 0800 647 0120.
Outro
dever trata-se da necessidade de avisar a Energisa, caso alguém que resida no
imóvel dependa de equipamentos elétricos indispensáveis à vida. Essa informação
é necessária no sistema da distribuidora para que possa ser oferecido um
atendimento personalizado para a residência com pacientes que usam aparelhos
ligados à eletricidade.
A lista
de deveres do consumidor inclui a obrigação de facilitar o acesso livre e
seguro dos empregados e representantes da distribuidora às instalações da
residência para inspeção e leitura dos medidores; pagar a fatura em dia para
evitar multas, juros por atraso e a suspensão do fornecimento de energia; e
manter as instalações elétricas do imóvel em conformidade com as normas
técnicas de segurança, sem fraudes ou furtos de energia.
Quer
saber mais sobre seus direitos e deveres? Acesse http://www.energisa.com.br
e clique em “Informações” e depois em “Seus Direitos e Deveres”.
Energisa participa do MP itinerante em Primavera de Rondônia
A Energisa, em parceria com o Ministério Público de Rondônia (MPRO), participou nos últimos dias da campanha de serviços do MP Itinerante, realizada
26 pessoas são presas por furto de energia em Rondônia nos dois primeiros meses deste ano
Apenas nos dois primeiros meses deste ano, 26 pessoas foram presas em flagrante pelo crime de furto de energia no estado. As prisões aconteceram em
Energisa tem vagas abertas para Cacoal, Ji-Paraná, Urupá, Porto Velho e Vilhena
A Energisa, reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, está em busca de profissionais formados para integrar seu tempo.
Em um ano, 245 colisões de veículos em postes são registradas em Rondônia
O número de colisões de veículos em postes de energia elétrica em Rondônia chegou a 245 no último ano, mais que em 2023, quando foram registrados 11