Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia

Dois meses antes do previsto, Energisa entrega nova subestação de Seringueiras

Na reta final, empresa alocou 300 profissionais para finalizar linhão e resolver problema histórico da região, em ação acompanhada de perto pela população.


Dois meses antes do previsto, Energisa entrega nova subestação de Seringueiras - Gente de Opinião

Dois meses antes do previsto, a Energisa entregou as novas linha e subestação para os moradores de Seringueiras. A obra é parte do investimento de R$ 181 milhões que vai permitir integrar a população dos municípios de São Francisco, São Domingos e Costa Marques ao Sistema Interligado Nacional (SIN). É o mesmo que atende a maioria dos brasileiros com energia elétrica de qualidade e mais segura, ou seja, menos suscetível a quedas e variações de carga. 


Antes do empreendimento, a cidade registrava constantes oscilações na eletricidade devido a rede herdada da antiga Ceron, que estava aquém da necessidade criada pelo crescimento da região. Desde que assumiu, porém, a Energisa manteve aberto o canal de diálogo com a população e procurou informar o passo a passo do investimento realizado. 


O gerente de Manutenção de Alta Tensão, Filipe Lima, foi um dos que estiveram na região para acompanhar as obras e conversar com a população. Apenas em outubro, foram três viagens para a região, uma delas acompanhada de uma comissão formada por diretores da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e por parlamentares da bancada federal de Rondônia. 


“A Energisa tem obras por todo o estado e acompanhamos tudo de perto, mas alguns locais, como Seringueiras, na BR-429, e Nova Dimensão, no Norte, tinham situações realmente desafiadoras. Por isso, buscamos esse contato direto com os moradores. É gratificante ver o impacto da entrega para a população”, explica. 


A primeira reação com a entrega foi de surpresa. O secretário de saúde do município, Marcel Leme,  chegou a enviar uma mensagem para a equipe da empresa perguntando o que estava acontecendo, já que as oscilações constantes na rede haviam sumido. De acordo com Daniel Andrade, coordenador de grandes clientes da Energisa, o município constatou a melhora depois que a distribuidora instalou equipamentos para medir a tensão na rede e reforçou o atendimento ao hospital local com um gerador no período de maior demanda por carga. 


“Procuramos trabalhar com transparência, minimizando o desconforto e informando a população, enquanto acelerávamos a obra”, resume Andrade.  

Para antecipar o prazo, foi necessário mobilizar 300 profissionais divididos em diversas frentes de trabalho e seguindo todos os protocolos de segurança, especialmente devido a Covid-19. Com isso, a obra, inicialmente prevista para terminar em dezembro, foi antecipada primeiro para novembro, até que a empresa conseguiu entregá-la em outubro mesmo. 


“Erguemos 165 torres ao longo da BR-429, interligando a subestação de São Miguel do Guaporé à de Seringueiras, que deixa a energia no nível adequado para as residências e empreendimentos da região. A capacidade da subestação também já foi preparada para atender o crescimento do município, que certamente ocorrerá, com essa nova energia”, frisa o gerente Filipe Lima. 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energisa abre agência em Porto Velho neste sábado (28/12) para negociação de débitos

Energisa abre agência em Porto Velho neste sábado (28/12) para negociação de débitos

A Energisa anunciou que a agência localizada na Avenida 7 de Setembro, nº 234, no Centro de Porto Velho, estará aberta neste sábado, 28 de dezembro,

Quatro pessoas são presas durante operação de combate ao furto de energia

Quatro pessoas são presas durante operação de combate ao furto de energia

Na última semana, uma operação realizada pela Polícia Militar, Polícia Técnico-Científica (Politec) e equipes de fiscalização da Energisa autuou div

Agências da Energisa abrirão neste sábado (21) para negociação de débitos de energia

Agências da Energisa abrirão neste sábado (21) para negociação de débitos de energia

A Energisa estará com agências abertas no próximo sábado, dia 21 de dezembro, das 8h às 12h, em seis municípios de Rondônia: Porto Velho, Ariquemes,

Energisa e Senai oferecem curso gratuito de formação em assistente administrativo para pessoas com deficiência

Energisa e Senai oferecem curso gratuito de formação em assistente administrativo para pessoas com deficiência

A Energisa, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), está com inscrições abertas para o Curso de Formação em Assistent

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)