Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia

Eletrobras antecipa energização de reator na SE Coletora Porto Velho

Objetivo é garantir a normalidade no fornecimento de energia nos Sistemas Acre-Rondônia em meio à pior seca da história


Eletrobras antecipa energização de reator na SE Coletora Porto Velho - Gente de Opinião

A Eletrobras vem realizando uma série de ações para enfrentar o agravamento do cenário hidrológico no período seco e garantir a normalidade no fornecimento de energia nos Sistemas Acre-Rondônia. As iniciativas visam evitar a paralisação das UHE de Jirau e Santo Antônio. Para isso, a empresa antecipou para quarta-feira (02) a energização de um dos dois novos Bancos de Reatores na SE Coletora Porto-Velho.

No último mês de junho, a ESBR-Jirau já havia realizado, com sucesso, a transferência de um reator de barra para a subestação. A instalação desse tipo de reator é uma solução técnica que permite uma resposta mais rápida e eficiente às variações de carga que podem ocorrer durante a operação conjunta das usinas. Isso é possível porque ele funciona com um stand by, propiciando ao sistema a segurança necessária para operar e suportar os desafios impostos pela seca sem interrupção do fornecimento.

A decisão de antecipar a operação foi tomada pela empresa em conjunto com a Aneel e o ONS. No próximo mês de novembro será energizado o segundo reator, que completa as ações estratégicas que reduzem o risco de paralisação das usinas.

Outra iniciativa da Eletrobras para reduzir o risco de paralisação foi a realização de estudos para operação de Jirau com o Back-to-Back na condição stand alone, sem a UHE Santo Antônio, além das alterações de controle necessárias para que essa operação fosse possível.

O sistema Back-to-Back permite a integração de redes que operam em diferentes frequências, garantindo que a energia gerada em fontes diversas seja compatível com o sistema de transmissão. Além disso, na condição stand alone, o sistema opera de forma autônoma, sem depender de outras redes, o que oferece maior flexibilidade e confiabilidade na operação.

Essa independência é especialmente importante em estações coletoras, pois elas conectam diversas fontes em áreas mais remotas. Além disso, o Back-to-Back facilita a estabilidade e o controle do fluxo de energia entre a estação e a rede, evitando sobrecargas e interrupções no fornecimento.

“Os desafios impostos pelo cenário hidrológico adverso estão se agravando nos últimos anos, exigindo ações estratégicas da empresa, sempre associadas às orientações e exigências dos órgãos regulatórios. Estamos acelerando os estudos e ações para garantir o abastecimento energético, com prioridade para a segurança operacional, do meio ambiente e das pessoas”, explica o vice-presidente de engenharia de expansão da Eletrobras, Robson Pinheiro Rodrigues de Campos.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 25 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Agências da Energisa abrirão neste sábado (21) para negociação de débitos de energia

Agências da Energisa abrirão neste sábado (21) para negociação de débitos de energia

A Energisa estará com agências abertas no próximo sábado, dia 21 de dezembro, das 8h às 12h, em seis municípios de Rondônia: Porto Velho, Ariquemes,

Energisa e Senai oferecem curso gratuito de formação em assistente administrativo para pessoas com deficiência

Energisa e Senai oferecem curso gratuito de formação em assistente administrativo para pessoas com deficiência

A Energisa, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), está com inscrições abertas para o Curso de Formação em Assistent

Clientes da Energisa ainda podem concorrer a prêmios ao pagar faturas com QR Code

Clientes da Energisa ainda podem concorrer a prêmios ao pagar faturas com QR Code

A promoção "Pague com QR Code e Ganhe Prêmios", lançada pela Energisa em março deste ano, segue até o dia 28 de fevereiro de 2025 e traz benefícios

Energisa entrega mais de uma geladeira por dia para famílias de baixa renda desde que chegou a Rondônia

Energisa entrega mais de uma geladeira por dia para famílias de baixa renda desde que chegou a Rondônia

Instituições de Rondônia têm registrado economia significativa no consumo de energia elétrica graças ao Programa de Eficiência Energética (PEE), cri

Gente de Opinião Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)