Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia

Energisa alerta para os perigos de usar celular conectado à tomada


Energisa alerta para os perigos de usar celular conectado à tomada - Gente de Opinião

Utilizar o celular enquanto ele carrega na tomada parece inofensivo, não é mesmo? Pois saiba que os aparelhos celulares são responsáveis por acidentes domésticos graves. Uma criança de 2 anos faleceu, em março deste ano, no município de Nova Olinda, no sertão da Paraíba, após sofrer um choque elétrico enquanto segurava um celular conectado à tomada.

De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), em 2022 foram registrados 12 acidentes, sendo seis fatais, por choque elétrico causado por celulares nas residências. Os aparelhos quando estão ligados na tomada sofrem com o aumento da temperatura e esse superaquecimento pode causar uma explosão. Utilizar carregadores e baterias originais, com certificação, assim como verificar a qualidade das instalações elétricas internas é de fundamental importância para evitar acidentes. Fiações expostas e antigas também podem ajudar a provocar o problema.

Adaptadores, extensões e os Ts (benjamins) podem aumentar o risco de sobrecarga nas tomadas, e, consequentemente, os acidentes elétricos. Usar celulares próximo a áreas molhadas, como banheiros e piscinas também não é seguro, pois há risco de choque e curto-circuito. Portanto, é importante retirar os aparelhos da tomada durante as chuvas e jamais utilize fones de ouvido com celular conectado à tomada.

Confira mais algumas dicas:

• Evite carregar o aparelho celular durante chuvas fortes e longas, afinal, raios podem atingir o sistema elétrico de sua região.

• Opte sempre por cabos originais. Utilizar os acessórios adequados pode fazer com que o aparelho e sua saúde sejam preservados.

• Sempre utilize baterias originais.

• Não abafe o celular, por isso, não deixe o aparelho carregar embaixo do seu travesseiro ou do seu corpo. O superaquecimento pode prejudicar a bateria do seu celular ocasionando explosões ou incêndios.

• Não utilize fones de ouvido enquanto o aparelho carrega.

• Não deixe o celular carregando em locais úmidos;

• Não deixe o carregador na tomada após concluir o carregamento do aparelho.

Gente de OpiniãoSábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

A Energisa, reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, está em busca de estagiários para integrar seu time. As diferent

Energisa participa do MP itinerante em Primavera de Rondônia

Energisa participa do MP itinerante em Primavera de Rondônia

A Energisa, em parceria com o Ministério Público de Rondônia (MPRO), participou nos últimos dias da campanha de serviços do MP Itinerante, realizada

26 pessoas são presas por furto de energia em Rondônia nos dois primeiros meses deste ano

26 pessoas são presas por furto de energia em Rondônia nos dois primeiros meses deste ano

Apenas nos dois primeiros meses deste ano, 26 pessoas foram presas em flagrante pelo crime de furto de energia no estado. As prisões aconteceram em

Energisa tem vagas abertas para Cacoal, Ji-Paraná, Urupá, Porto Velho e Vilhena

Energisa tem vagas abertas para Cacoal, Ji-Paraná, Urupá, Porto Velho e Vilhena

A Energisa, reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, está em busca de profissionais formados para integrar seu tempo.

Gente de Opinião Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)