Quarta-feira, 9 de agosto de 2023 - 16h12
Todos os meses,
colaboradores da Energisa visitam os imóveis para fazer a leitura no padrão de
energia e emitir, automaticamente, a fatura para pagamento, sem que haja necessidade
do contato com o cliente. Entretanto, nem sempre é possível fazer a
medição real do consumo por conta da falta de acesso ao medidor ou até por
questões de segurança.
“Em 2022, por exemplo,
19.992 medições deixaram de ser realizadas no estado por algum tipo de
impedimento. Só no primeiro semestre de 2023 foram 11.004 medições não
realizadas”, explica o coordenador de Leitura, Alan Gomes. “Quando isso ocorre,
a Resolução 1000/2021 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)
estabelece que seja realizado o faturamento por média. Essa média de consumo,
entretanto, não é vantajosa para os clientes, especialmente nas situações em
que o imóvel está fechado e sem consumo”, completa.
Para evitar contas de
energia sem o consumo real, a Energisa recomenda que os clientes deixem o
padrão de instalação do medidor para a parte externa, pois independente de ter
alguém no imóvel, será possível fazer o registro da leitura. No caso de
condomínios, os síndicos devem orientar os porteiros a permitir a entrada dos
colaboradores da distribuidora, devidamente fardados e identificados com
crachá.
Segurança
Quando o assunto é o
padrão de energia, a segurança também é outro item fundamental. Isso porque, o
aparelho deve ser instalado dentro das normas técnicas previstas no Art. 30 da
Resolução 1000 da Aneel para garantir a segurança da população e do leiturista,
que inclusive recebe as capacitações e equipamentos de proteção individual
necessários para o desenvolvimento das suas atividades.
A Energisa também
orienta os moradores para que deixem os cães de estimação dentro das
propriedades, de modo a evitar ataques aos leituristas.
Canais de atendimento
da Energisa Rondônia
- Site: energisa.com.br;
- Aplicativo Energisa
On (disponível no Google Play ou App Store do celular); - Gisa: gisa.energisa.com.br;
- Whatsapp: (69)
99358-9673; e
- Call Center: 0800 647
0120.
Em um ano, 245 colisões de veículos em postes são registradas em Rondônia
O número de colisões de veículos em postes de energia elétrica em Rondônia chegou a 245 no último ano, mais que em 2023, quando foram registrados 11
Energisa oferece opções flexíveis para renegociação de débitos
A Energisa disponibiliza diversas opções para seus clientes regularizarem débitos de forma simplificada e acessível. Os consumidores podem parcelar
Moradora de Rolim de Moura é a última ganhadora da Promoção da Energisa
A campanha “Pague com QR CODE e Ganhe Prêmios”, que iniciou em 2024, sorteou o último ganhador no mês de fevereiro. Lizeta Haeser, moradora de Rolim
Trabalho seguro próximo à rede elétrica: confira quais cuidados são necessários
A Energisa Rondônia alerta para a necessidade de atenção redobrada com relação às obras de construção civil realizadas perto da rede de energia.A p