Sexta-feira, 14 de agosto de 2020 - 15h50
A Energisa Rondônia investiu R$ 322 milhões no primeiro semestre deste
ano na área de concessão da distribuidora. Apesar das medidas de contenção à
pandemia de Covid-19, o volume é quase 36% maior que o mesmo período do ano
passado. Atualmente, a Energisa Rondônia atende mais de 650 mil clientes,
divididos em 52 cidades e emprega diretamente cerca de 1.500 pessoas.
“Tivemos que revisar todas as nossas atividades em função da pandemia e
dos impactos que causou, mas em momento nenhum pensamos em abrir mão da nossa
agenda de investimentos. Estamos transformando a distribuição de energia
elétrica no estado e teremos muitas entregas até o fim do ano, a começar pela
nova subestação e pelo linhão de Nova Dimensão”, destaca André Theobald,
diretor-presidente da Energisa Rondônia.
Theobald frisa que a prioridade da Energisa e dos investimentos que
estão sendo realizados é fornecer um serviço melhor aos clientes e garantir uma
oferta de energia permanente e segura, levando conforto e bem-estar à
população. No primeiro semestre de 2020, a empresa realizou diversas
iniciativas que visam garantir e melhorar o fornecimento de energia de todas as
localidades atendidas pela empresa.
Até dezembro, serão um total de sete novas subestações, além da
construção de linhões e redes de distribuição. Entre as entregas já realizadas,
estão as subestações de Alvorada do Oeste e Corumbiara. Alvorada beneficiou 5,9
mil consumidores. Corumbiara atende mais de 17 mil clientes. Em Porto
Velho, a empresa finalizou e modernizou a subestação de Alphaville, mesmo
trabalho que está sendo feito em quase uma dezena de unidades pelo estado e que
inclui instalação religadores automáticos, manutenções preventivas e
construções de novas linhas alimentadoras.
Considerando o primeiro semestre de 2020, a empresa encerrou o período
com um aumento de 2,4% de clientes residenciais em relação ao mesmo
período de 2019. No segmento residencial, o crescimento foi de 3,5%.
Além das obras de infraestrutura, na modernização de sistemas técnicos,
na melhoria contínua de processos, na qualificação dos profissionais e na
disponibilização de efetivo pessoal necessário às rotinas. Com relação aos
indicadores de qualidade do fornecimento, nesses primeiros seis meses do ano de
2020, a empresa reduziu em 30% as faltas de energia no estado em relação ao
mesmo período do ano passado.
“Temos um desafio muito grande de aumentar a oferta e melhorar a
qualidade da energia, mas tem sido gratificante ver o resultado dos
investimentos já entregues para clientes que estavam ligados por rabichos e
hoje têm uma rede que atende suas necessidades e para o agronegócio, desde as
indústrias até os pequenos produtores”, completa Theobald.
Investimentos e indicadores de qualidade do Grupo Energisa
Apesar do cenário de crise que toda a economia atravessa diante dos
efeitos da Covid-19, O Grupo Energisa continuou com seus investimentos, que
somaram R$ 1,386 bilhão nos primeiros seis meses deste ano, sendo R$ 671,5
milhões no segundo trimestre. Os recursos foram destinados, principalmente,
para às 11 distribuidoras do Grupo Energisa em todo o país, que receberam,
neste trimestre, R$ 568,4 milhões do montante total, a fim de promover a
expansão e o reforço da rede e a melhoria contínua da qualidade da energia.
A continuidade dos investimentos teve reflexo positivo nos indicadores
de qualidade. Dez das 11 distribuidoras do Grupo apresentaram desempenho melhor
que a meta da Aneel para os indicadores FEC e DEC em junho deste ano, com
evoluções consistentes dos dois indicadores. “O bom resultado é fruto do
investimento em automação, construção e ampliação de novos alimentadores,
subestações e linhas de alta tensão, além de uma maior assertividade das ações
de manutenção, poda de árvores, adequação de veículos e aplicação de novas ferramentas
e capacitação das equipes e gestão de produtividade. Todas as ações visam a
atender cada vez melhor nossos clientes com segurança e confiabilidade”,
ressalta Maurício Botelho, vice-presidente financeiro e diretor de Relações com
Investidores do Grupo Energisa.
Movimento Energia do Bem
O Grupo Energisa vem adotando medidas, desde março, para minimizar os
efeitos do coronavírus com todos os seus públicos-alvo. Foram destinados mais
de R$ 8 milhões em diversas frentes que estão sendo realizadas em parceria com
organizações com o objetivo de proteger seus colaboradores e clientes, além de
assegurar a prestação dos serviços essenciais à sociedade.
Para as localidades atendidas pela Energisa Rondônia, foram doadas 2
mil cestas básicas para o movimento SOS RO; doação de insumos e equipamentos de
proteção individual para o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro em de Porto Velho;
doação de 840 máscaras N95 para o Centro de Medicina Tropical de Rondônia
(Cemetron); aquisição de 120 mil máscaras no estado com fornecedores locais. A
Casa do Ancião São Vicente de Paula também recebeu materiais de higiene pessoal
por meio da campanha de financiamento coletivo online, com um diferencial:
a cada um real doado, a empresa acrescentou mais um. A concessionária
também realizou atendimento prioritário para ligação de energia da UPA de
Jaci-Paraná, hospital de campanha de Guajará- Mirim e Seringueiras. Além de
fazer a manutenção preventiva das redes de energia de toda a rede de saúde
básica do estado.
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