Segunda-feira, 3 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia

Hidrelétrica Santo Antônio atinge 100% de disponibilidade com as 50 turbinas sincronizadas gerando energia para todo Brasil

Apesar da maior crise hídrica já registrada na Amazônia, em 2024, a usina gerou mais de 16 milhões de MW/h, e manteve o 4º lugar no ranking de geração


Hidrelétrica Santo Antônio atinge 100% de disponibilidade com as 50 turbinas sincronizadas gerando energia para todo Brasil - Gente de Opinião

A Hidrelétrica Santo Antônio, usina do grupo Eletrobras, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), atingiu o índice de 100% de disponibilidade, com suas 50 unidades geradoras (UGs) sincronizadas no Sistema Interligado Nacional. A geração instantânea chegou à marca de 3.151 MW/h, energia equivalente ao consumo de cerca de 35 milhões de pessoas.

Resultado de um trabalho integrado das equipes de Operação e Manutenção que implementaram um planejamento minucioso para realizar todas as manutenções das unidades geradoras no intervalo de restrição hídrica, e garantir que no período de altas vazões todas as 50 turbinas estivessem disponíveis.

“Dadas as particularidades do rio Madeira e a necessidade de manutenção dos equipamentos, é um grande desafio ter as 50 UGs sincronizadas simultaneamente. Trabalho que reflete o compromisso da Eletrobras com o setor elétrico e com o abastecimento de energia para a região Norte e todo o país”, destaca Caio Pompeu de Souza Brasil Neto, CEO da Hidrelétrica Santo Antônio.

 

Índice de disponibilidade e geração em 2024

O ID (Índice de Disponibilidade) estabelecido no projeto da hidrelétrica, que é o tempo pelo qual suas turbinas têm que estar disponíveis, é de 94,76%. Até então, abril de 2022 foi a data mais recente que Santo Antônio manteve as 50 turbinas disponíveis.

A geração acumulada em 2024 da usina também reflete a dedicação da companhia em implementar ações estratégicas para aperfeiçoar a eficiência de geração em sincronia com o ciclo hidrológico do rio Madeira e suas peculiaridades.

Ano passado, com a maior crise hídrica vivenciada na Amazônia, Santo Antônio gerou 16,07 milhões de Megawatts hora, mais que em 2023 (14,18 mi MW/h), quando a estiagem foi menor, mantendo a posição de quarta maior geradora hídrica do país, atrás de Itaipu (PR), Tucuruí (PA) e Belo Monte (RA).

Essa quantidade de energia gerada daria para abastecer os Estados de Acre e Rondônia por mais de dois anos e o Estado do Rio de Janeiro por três meses.

“Em 2024, realizamos estudos e implementamos estratégias específicas para aperfeiçoar a performance da usina diante da maior seca da história, sem paralisação das atividades. A Eletrobras segue inovando para manter a usina preparada para os desafios”, reforça Francisco Arteiro, diretor de Operações da Hidrelétrica Santo Antônio.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 3 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nove anos: ação contra apagões da Energisa segue sem sentença

Nove anos: ação contra apagões da Energisa segue sem sentença

Apesar dos frequentes apagões e oscilações de energia, tramita há nove anos sem decisão definitiva uma ação civil pública movida contra a concession

120 Anos de Energisa: uma História de Energia e Inovação

120 Anos de Energisa: uma História de Energia e Inovação

Esta semana, no dia 26 de fevereiro, o Grupo Energisa completou 120 anos de uma história marcada pela energia, inovação e pioneirismo. Fundada em um

Nova jornada: aos 64 anos, Sidnei Rodrigues inicia estágio na Energisa Rondônia

Nova jornada: aos 64 anos, Sidnei Rodrigues inicia estágio na Energisa Rondônia

Estudante do 7º período de Engenharia Elétrica na Faculdade Metropolitana de Rondônia (FIMCA), com uma carreira sólida como técnico eletrônico e pr

Saiba a importância da autoleitura do medidor de energia e como realizá-la

Saiba a importância da autoleitura do medidor de energia e como realizá-la

A Energisa orienta os consumidores a adotarem a prática da autoleitura como uma forma de evitar a emissão de faturas com base na média de consumo. A

Gente de Opinião Segunda-feira, 3 de março de 2025 | Porto Velho (RO)