Quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019 - 10h10
Desde que começou a gerar energia, em março de 2012, até dezembro do ano passado, a Hidrelétrica Santo Antônio já pagou cerca de R$ 370 milhões em royalties. Apenas em 2018 os royalties pagos superaram os R$ 90 milhões.
Os royalties, Compensação Financeira pela Utilização dos Recursos Hídricos (CFURH), são uma compensação permanente que as hidrelétricas pagam pela utilização da água para gerar energia. O valor pago é dividido entre União, estados e municípios.
Em maio do ano passado foi sancionada a nova lei (Lei 13.661/18) que alterou as parcelas distribuídas a estados e municípios com áreas afetadas pela construção de hidrelétricas. Com a nova lei, os municípios passaram a receber 65% do valor dos royalties pagos, os Estados ficaram com 25% e a União permaneceu com 10% do valor.
No caso da Hidrelétrica Santo Antônio, os royalties serão pagos até 2043, prorrogáveis por mais 35 anos com a renovação da concessão.
Energisa participa do MP itinerante em Primavera de Rondônia
A Energisa, em parceria com o Ministério Público de Rondônia (MPRO), participou nos últimos dias da campanha de serviços do MP Itinerante, realizada
26 pessoas são presas por furto de energia em Rondônia nos dois primeiros meses deste ano
Apenas nos dois primeiros meses deste ano, 26 pessoas foram presas em flagrante pelo crime de furto de energia no estado. As prisões aconteceram em
Energisa tem vagas abertas para Cacoal, Ji-Paraná, Urupá, Porto Velho e Vilhena
A Energisa, reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, está em busca de profissionais formados para integrar seu tempo.
Em um ano, 245 colisões de veículos em postes são registradas em Rondônia
O número de colisões de veículos em postes de energia elétrica em Rondônia chegou a 245 no último ano, mais que em 2023, quando foram registrados 11