Quinta-feira, 10 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia

Marcos Rogério quer gasoduto para baratear energia elétrica em Rondônia

Senador pediu à Petrobras expansão do gasoduto urucu-coari-Manaus


Marcos Rogério quer gasoduto para baratear energia elétrica em Rondônia - Gente de Opinião

Em audiência pública na Comissão de Infraestrutura, nessa terça-feira (14/08), o senador Marcos Rogério (DEM-RO) pediu ao presidente da Petrobras Roberto Castello Branco a expansão do gasoduto urucu-coari-manaus, que liga o Pólo Arara, localizado na região petrolífera de Urucu (município de Coari, Amazonas) à Refinaria Isaac Sabbá, em Manaus.

“Entendemos que para a Região Norte seria importante que esse gasoduto pudesse chegar ao estado de Rondônia. A energia hoje acaba sendo um produto caro justamente em razão da queima de combustíveis para a produção pelas termoelétricas. O uso do gás poderia baratear o custo de produção e Rondônia se encontra nessa situação. Queria saber se há viabilidade técnica, ambiental e econômica”, questionou Marcos Rogério.

O presidente da Petrobras, por sua vez, explicou que gestões passadas avaliaram que o campo de urucu não tinha capacidade técnica conforme havia sido projetado. “Contudo, vamos revisitar o assunto e fazer uma nova avaliação”, ponderou.

O presidente esteve presente em audiência na comissão para prestar esclarecimentos sobre as atividades da estatal e os planos de ação para investimento e desinvestimento. A comissão é presidida pelo senador rondoniense, que tem se debruçado sobre o setor elétrico.

“Estamos realizando um ciclo de audiências públicas para buscar soluções para o setor. O consenso entre os especialistas ouvidos até o momento é de que o nosso modelo é atraso e precisa de avanços. Uma das propostas em discussão é o PLS 232/16, que prevê a portabilidade no setor elétrico, e pode levar à redução na tarifa de energia”, explicou o senador.  

Essa foi a primeira vez que o presidente da Petrobras compareceu ao Senado nesta legislatura. Castello Branco garantiu que as novas diretrizes da empresa como um todo levarão a um “renascimento” da indústria petrolífera e de gás em diversos estados do país. “Estamos trabalhando para o melhor desenvolvimento da Petrobras, tornando-a melhor”, resumiu.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 10 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energisa participa do MP itinerante em Primavera de Rondônia

Energisa participa do MP itinerante em Primavera de Rondônia

A Energisa, em parceria com o Ministério Público de Rondônia (MPRO), participou nos últimos dias da campanha de serviços do MP Itinerante, realizada

26 pessoas são presas por furto de energia em Rondônia nos dois primeiros meses deste ano

26 pessoas são presas por furto de energia em Rondônia nos dois primeiros meses deste ano

Apenas nos dois primeiros meses deste ano, 26 pessoas foram presas em flagrante pelo crime de furto de energia no estado. As prisões aconteceram em

Energisa tem vagas abertas para Cacoal, Ji-Paraná, Urupá, Porto Velho e Vilhena

Energisa tem vagas abertas para Cacoal, Ji-Paraná, Urupá, Porto Velho e Vilhena

A Energisa, reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, está em busca de profissionais formados para integrar seu tempo.

Em um ano, 245 colisões de veículos em postes são registradas em Rondônia

Em um ano, 245 colisões de veículos em postes são registradas em Rondônia

O número de colisões de veículos em postes de energia elétrica em Rondônia chegou a 245 no último ano, mais que em 2023, quando foram registrados 11

Gente de Opinião Quinta-feira, 10 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)