Terça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia

MP obtém liminar para que Energisa adote providências para fornecimento de energia contínua e de qualidade em Ariquemes


MP obtém liminar para que Energisa adote providências para fornecimento de energia contínua e de qualidade em Ariquemes - Gente de Opinião
O Ministério Público de Rondônia obteve junto ao Poder Judiciário decisão liminar, determinando que a Empresa Energisa  S/A adote, no prazo de cinco dias, as providências necessárias para a realização da prestação de serviço de fornecimento de energia elétrica contínua e de qualidade na cidade de Ariquemes, especialmente nos Setores Jorge Teixeira e Áreas Especiais, na região localizada entre as Avenidas Canaã e Candeias.

A decisão liminar foi concedida em ação civil pública, proposta pela Promotora de Justiça Elba Souza de Albuquerque e Silva Chiappetta, em razão de diversas reclamações recebidas de consumidores sobre a má qualidade do serviço de energia elétrica ofertado, especialmente, em determinados bairros de Ariquemes.

Na ação, o MP pontua que dentre as principais reclamações dos consumidores estão oscilações de energia; interrupção do fornecimento; cobranças abusivas; desligamentos arbitrários, sem aviso; não atendimento das reclamações em tempo hábil, principalmente as que são consideradas de prioridade;  realização de avaliações em aparelhos de medições por laboratórios não credenciados; uso de equipamentos não calibrados; cobrança por recuperação de consumo de forma indevida e, ainda, corte de energia nos fins de semana e feriados.

O Ministério Público também relata que, conforme informado pelo Procon local, somente em relação ao Município de Ariquemes, a quantidade de reclamações em aberto contra a empresa  atingiu o total de 514, no período de 1º de janeiro de 2019 a 14 de novembro do mesmo ano.

Em 2020, os problemas seguiram sendo registrados. No dia 19 de setembro, por exemplo, moradores da área localizada ao longo das Avenidas Canaã e Candeias, Setor Áreas Especiais, ficaram sem energia elétrica por quase cinco horas. Em todo o bairro Jorge Teixeira, nos dias 18, 19, 20, 21 e 22 de setembro, houve interrupção do fornecimento, tendo os consumidores permanecido sem energia elétrica por período superior a 12 horas.

Diante da situação, o MP chegou a expedir ofício à concessionária, solicitando a adoção de providências, não tendo, entretanto, obtido resposta formal.

Decisão - O Juízo da 3ª Vara Cível de Ariquemes acatou os argumentos do Ministério Público e deferiu a medida liminar, determinando que a empresa adote providências para o fornecimento de energia contínua de qualidade em Ariquemes, especialmente nas áreas identificadas. Na decisão, também ficou estabelecida a inversão do ônus da prova, na forma do artigo 6º, inciso VIII, do Código de Defesa do Consumidor.


Posicionamento da empresa Energisa sobre a liminar.

A Energisa reitera sua confiança no plano de trabalho que desenvolveu para Rondônia, que inclui cerca de R$ 1 bilhão em obras de infraestrutura para melhoria da qualidade da energia fornecida e ganhos de eficiência para toda a população. Como resultado desses investimentos, os dados reportados para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostram que a frequência e duração das quedas de energia no município de Ariquemes diminuiu mais de 20% nos últimos 12 meses.

A empresa está em contato permanente com o poder público com objetivo de dar transparência as suas iniciativas e vai apresentar todas as informações solicitadas, inclusive os detalhes do plano de contingência adotado para minimizar o efeito das fortes chuvas e ventos que desde o fim de agosto lançam galhos de árvores e objetos na rede em todo o estado, com impacto no fornecimento.


Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nove anos: ação contra apagões da Energisa segue sem sentença

Nove anos: ação contra apagões da Energisa segue sem sentença

Apesar dos frequentes apagões e oscilações de energia, tramita há nove anos sem decisão definitiva uma ação civil pública movida contra a concession

120 Anos de Energisa: uma História de Energia e Inovação

120 Anos de Energisa: uma História de Energia e Inovação

Esta semana, no dia 26 de fevereiro, o Grupo Energisa completou 120 anos de uma história marcada pela energia, inovação e pioneirismo. Fundada em um

Nova jornada: aos 64 anos, Sidnei Rodrigues inicia estágio na Energisa Rondônia

Nova jornada: aos 64 anos, Sidnei Rodrigues inicia estágio na Energisa Rondônia

Estudante do 7º período de Engenharia Elétrica na Faculdade Metropolitana de Rondônia (FIMCA), com uma carreira sólida como técnico eletrônico e pr

Saiba a importância da autoleitura do medidor de energia e como realizá-la

Saiba a importância da autoleitura do medidor de energia e como realizá-la

A Energisa orienta os consumidores a adotarem a prática da autoleitura como uma forma de evitar a emissão de faturas com base na média de consumo. A

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)