Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia

Novo projeto “Log Boom” da Jirau Energia entra em operação


Novo projeto “Log Boom” da Jirau Energia entra em operação - Gente de Opinião

Como o Rio Madeira é caracterizado pelo grande volume de materiais lenhosos, macrófitas e sedimentos transportados ao longo do ano, sendo mais representativo no período das vazões mais elevadas (período do enchimento do rio), este material deve ser desviado das Casas de Força da Usina, através de barreiras flutuantes. Estas estruturas são chamadas de Log Booms, que atravessam parcialmente o rio para prevenir que detritos e vegetação não alcancem as turbinas.

O novo projeto Log Boom implementado pela Jirau Energia trata-se de um projeto inovador que busca garantir que o grande volume de materiais carreados pelo Rio Madeira, onde está instalada a Usina Hidrelétrica Jirau, não comprometa a geração de energia.

Após sete anos de operação do Log Boom original, fez-se necessária a substituição em função do final de vida útil. Baseado nas experiências operativas, no conhecimento das dinâmicas do rio, da expertise dos parceiros nas engenharias naval, oceânica, civil, mecânica e geologia, foi desenvolvido um projeto alternativo e diferenciado caracterizado por utilizar face plana em detrimento aos sistemas tradicionais gradeados, correntes e grandes poitas de ancoragem. Esta linha de proteção retém e desvia os materiais transportados com o próprio fluxo do rio evitando a redução da capacidade de geração das unidades geradoras.

Este projeto coordenado pela Jirau Energia teve como parceiras empresas de engenharia especializadas nas mais diversas áreas. Claudiney Freitas, Gerente de Engenharia Civil e Segurança de Barragens da Jirau Energia, destaca os desafios envolvidos na iniciativa. “Os grandes desafios foram a definição da concepção do projeto diante da complexidade das variáveis para levantamento dos esforços e reprodução das condições hidrodinâmicas e, implantar em uma única janela de estiagem de seis meses o lançamento de 38 estruturas para ancoragem de 200ton de forma controlada e segura no leito do rio, além da instalação dos 50 flutuadores de 47ton que formam a linha de 800m de extensão do novo Log Boom”, afirmou Claudiney Freitas.

O Diretor de Operação da Jirau Energia, Diego Collet, conclui pontuando os principais benefícios do projeto. “O novo Log Boom permitirá a realização de alta disponibilidade operacional da Usina, a mitigação dos impactos na geração de energia e uma significativa redução de custos de manutenção", declarou Diego Collet.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoSábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

A Energisa, reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, está em busca de estagiários para integrar seu time. As diferent

Energisa participa do MP itinerante em Primavera de Rondônia

Energisa participa do MP itinerante em Primavera de Rondônia

A Energisa, em parceria com o Ministério Público de Rondônia (MPRO), participou nos últimos dias da campanha de serviços do MP Itinerante, realizada

26 pessoas são presas por furto de energia em Rondônia nos dois primeiros meses deste ano

26 pessoas são presas por furto de energia em Rondônia nos dois primeiros meses deste ano

Apenas nos dois primeiros meses deste ano, 26 pessoas foram presas em flagrante pelo crime de furto de energia no estado. As prisões aconteceram em

Energisa tem vagas abertas para Cacoal, Ji-Paraná, Urupá, Porto Velho e Vilhena

Energisa tem vagas abertas para Cacoal, Ji-Paraná, Urupá, Porto Velho e Vilhena

A Energisa, reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, está em busca de profissionais formados para integrar seu tempo.

Gente de Opinião Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)