Terça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia

Presidente Laerte Gomes relata problemas da Energisa ao ministro das Minas e Energia

Bento Costa entende que o diálogo é o melhor caminho para dirimir os problemas em Rondônia


Presidente Laerte Gomes relata problemas da Energisa ao ministro das Minas e Energia - Gente de Opinião

Acompanhado do senador Marcos Rogério (DEM), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Laerte Gomes (PSDB), participou de audiência com o ministro das Minas e Energia, Bento Costa Lima Leite, em Brasília. O encontro aconteceu na terça-feira (16), mesmo dia após a participação de parlamentares na reunião ordinária da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

Na reunião, o presidente Laerte Gomes alertou o ministro Bento Costa do processo de investigação aberto pela Assembleia Legislativa através de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e os primeiros resultados com as denúncias levadas ao conhecimento dos parlamentares. O parlamentar explicou que a Energisa causou grandes problemas sociais e econômicos após o último reajuste e as constantes quedas de energia trouxe prejuízos à iniciativa privada e as prefeituras em seus serviços básicos. 

O ministro ouviu o presidente da Assembleia Legislativa e ponderou que o melhor caminho é abrir o diálogo entre a empresa e a sociedade civil para garantir os direitos do cidadão. O senador Marcos Rogério também falou ao ministro que a Comissão de Infraestrutura do Senado pediu a abertura de procedimento na Aneel contra a Energisa, o que está sendo realizado há mais de 15 dias. 

Sobre a Energisa há sérias denúncias de desrespeito às leis estaduais sobre o corte no fornecimento nas sextas-feiras e finais de semana; manipulação dos relógios medidores de consumo com a participação de organismos estaduais de aferição e controle; invasão a propriedade privada por funcionários de terceirizadas; entre outras que estão em apuração na CPI.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nove anos: ação contra apagões da Energisa segue sem sentença

Nove anos: ação contra apagões da Energisa segue sem sentença

Apesar dos frequentes apagões e oscilações de energia, tramita há nove anos sem decisão definitiva uma ação civil pública movida contra a concession

120 Anos de Energisa: uma História de Energia e Inovação

120 Anos de Energisa: uma História de Energia e Inovação

Esta semana, no dia 26 de fevereiro, o Grupo Energisa completou 120 anos de uma história marcada pela energia, inovação e pioneirismo. Fundada em um

Nova jornada: aos 64 anos, Sidnei Rodrigues inicia estágio na Energisa Rondônia

Nova jornada: aos 64 anos, Sidnei Rodrigues inicia estágio na Energisa Rondônia

Estudante do 7º período de Engenharia Elétrica na Faculdade Metropolitana de Rondônia (FIMCA), com uma carreira sólida como técnico eletrônico e pr

Saiba a importância da autoleitura do medidor de energia e como realizá-la

Saiba a importância da autoleitura do medidor de energia e como realizá-la

A Energisa orienta os consumidores a adotarem a prática da autoleitura como uma forma de evitar a emissão de faturas com base na média de consumo. A

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)