Terça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia

SENAI-RO apresenta projeto de sistema isolado de energia elétrica na Expo Amazônia


SENAI-RO apresenta projeto de sistema isolado de energia elétrica na Expo Amazônia - Gente de Opinião

Denominado Connect Sol, um dos projetos executados pela unidade SENAI CETEM, de Porto Velho, foi apresentado pelo instrutor Messias Cantanhede durante o evento Expo Amazônia. A iniciativa tem como finalidade a adoção de tecnologias em sistemas solares fotovoltaicos para atender comunidades isoladas, tribos indígenas, comunidades ribeirinhas ou qualquer outro cliente que esteja fora ou não tem a possibilidade, por questões técnicas, econômicas e geográficas, de ter a sua unidade consumidora de energia elétrica conectada ao sistema nacional.

A elaboração e gestão do projeto foi feita pelos instrutores Messias Cantanhede e Israel Horácio, com revisão e apoio da equipe técnica da CEBEP, pelos analistas educacionais Luana Carine Borges de Souza e Alexandre Custódio e o gerente de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho. Já a equipe discente contou com a colaboração dos alunos do curso de Eletrotécnica unidade SENAI CETEM - Thais Pires de Souza, Jéssica Galdino, Débora Rodrigues Lobo, Bárbara Brasil Vitalino, Victor Emmanuel e João Cledson.

Na apresentação, Messias explicou que “as comunidades isoladas sofrem por não ter acesso à energia do sistema interligado nacional e, por isso, têm que recorrer a soluções baseadas no uso de Grupos Motores Geradores (GMG) a diesel. Dessa forma, a proposta do projeto Connect Sol é implementar uma solução híbrida, ou seja, sistemas híbridos fotovoltaicos trabalhando em conjunto com GMGs, com o objetivo também de reduzir o consumo de óleo diesel tornando essas localidades, essas comunidades, enfim, esses consumidores de energia elétrica de sistemas isolados, mais sustentáveis e permitindo a ampliação da sua atividade econômica, possibilitando uma melhor qualidade de vida e um melhor conforto térmico e ambiental”, explicou.

Ainda em sua exposição, o instrutor ressaltou que “a ideia é desenvolver um kit solar fotovoltaico com características específicas. Primeiro, a integração com os sistemas de GMG a diesel já existentes, numa solução híbrida. Segundo, uma autonomia mínima de 36 horas, para atendimento de demandas unitárias por unidade consumidora em torno de 160 kW.h por mês, compreendendo módulos solares de 3,28 kW pico e atendendo inversores com tecnologia híbrida e controle de potência, com uma carga máxima atendida de 3 kW. Esse sistema também prevê um conjunto de seguidor solar tracker que é capaz de aumentar a captação”, pontuou.

Para o gerente da unidade SENAI CETEM, Cleber Santos, a participação dos instrutores neste evento realizado em Manaus, é de fundamental importância, porque a Expo Amazônia é uma feira que movimenta vários setores relacionados a bioeconomia e a tecnologia da informação e comunicação, conhecida pela sigla TIC. Então, nesse evento, participam empresas nacionais e internacionais, startups e instituições de ciência e tecnologia que trabalham com iniciativas voltadas para a bioeconomia. Portanto, a apresentação deste projeto ganha visibilidade e o SENAI-RO também”, disse.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nove anos: ação contra apagões da Energisa segue sem sentença

Nove anos: ação contra apagões da Energisa segue sem sentença

Apesar dos frequentes apagões e oscilações de energia, tramita há nove anos sem decisão definitiva uma ação civil pública movida contra a concession

120 Anos de Energisa: uma História de Energia e Inovação

120 Anos de Energisa: uma História de Energia e Inovação

Esta semana, no dia 26 de fevereiro, o Grupo Energisa completou 120 anos de uma história marcada pela energia, inovação e pioneirismo. Fundada em um

Nova jornada: aos 64 anos, Sidnei Rodrigues inicia estágio na Energisa Rondônia

Nova jornada: aos 64 anos, Sidnei Rodrigues inicia estágio na Energisa Rondônia

Estudante do 7º período de Engenharia Elétrica na Faculdade Metropolitana de Rondônia (FIMCA), com uma carreira sólida como técnico eletrônico e pr

Saiba a importância da autoleitura do medidor de energia e como realizá-la

Saiba a importância da autoleitura do medidor de energia e como realizá-la

A Energisa orienta os consumidores a adotarem a prática da autoleitura como uma forma de evitar a emissão de faturas com base na média de consumo. A

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)