Quinta-feira, 3 de dezembro de 2020 - 16h33
O Webinar do Projeto de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau foi promovido para especialistas, pesquisadores e acadêmicos do Setor Elétrico. Intitulado de “Estudo da Interação Transitória em Alta Frequência entre Transformadores de Potencial Indutivo e o Sistema Elétrico de Potência (VFTO)”, o evento foi aberto ao público e ocorreu por meio de plataforma virtual, para abordagem do estudo que foi desenvolvido pelo Programa de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária de Jirau, e regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Durante cerca de quatro horas, foram abordadas várias inovações desenvolvidas na modelagem de Transformadores de Potencial Indutivo (TPI) de subestações isoladas a gás, análises de transientes rápidos na abertura de seccionadoras, bem como análise das respostas na isolação dos TPIs. Também foram apresentadas a metodologia adotada no Projeto, os modelos de alta frequência, a análise de fenômenos como VFTO (Very Fast Transient Overvoltage), energização de linha e métodos originais desenvolvidos de modelagem do equipamento, bem como os resultados e conclusões alcançadas nessa pesquisa.
De acordo com o Gerente do Projeto na UHE Jirau, Diogo Santo, o conhecimento obtido com a pesquisa somado a ações do fornecedor e da ESBR para mitigação do risco de VFTO nas chaves seccionadoras, contribuiu para o aumento da confiabilidade e da vida útil dos equipamentos. “Além disso, trouxe ganhos na parte científica com duas teses de doutorado, duas dissertações de mestrado e deixou um legado que poderá ser utilizado em novos empreendimentos de subestações isoladas a gás”, destaca Diogo Santo.
O projeto foi iniciado em novembro de 2017 e concluído em dezembro de 2020 com este webinar, conduzido no dia 23 de novembro por cinco participantes, que apresentaram os resultados do trabalho. O evento completo e demais informações sobre o projeto estão disponíveis no site www.esbr.com.br/ped.
Energisa tem vagas abertas para Porto Velho
A Energisa, reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, está em busca de estagiários para integrar seu time. As diferent
Energisa participa do MP itinerante em Primavera de Rondônia
A Energisa, em parceria com o Ministério Público de Rondônia (MPRO), participou nos últimos dias da campanha de serviços do MP Itinerante, realizada
26 pessoas são presas por furto de energia em Rondônia nos dois primeiros meses deste ano
Apenas nos dois primeiros meses deste ano, 26 pessoas foram presas em flagrante pelo crime de furto de energia no estado. As prisões aconteceram em
Energisa tem vagas abertas para Cacoal, Ji-Paraná, Urupá, Porto Velho e Vilhena
A Energisa, reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, está em busca de profissionais formados para integrar seu tempo.