Sábado, 23 de março de 2024 - 11h59
As equipes de serviço da Operação e Manutenção
da Usina Hidrelétrica Jirau implementaram uma abordagem inovadora em suas
atividades de campo em 2023, adotando o aplicativo Despacho Digital de Serviço
(DDS). Essa iniciativa, que marcou a fase 2 do projeto, seguiu uma série de
treinamentos intensivos ministrados às equipes envolvidas na Operação e
Manutenção (incluindo as áreas da elétrica, mecânica e proteção digital),
Engenharia Civil e seus respectivos empregados de empresas terceirizadas.
O
projeto nasceu em 2020, em sua primeira fase, momento de maturação do escopo,
onde a área de Tecnologia e Informação alinhou as expectativas e necessidades
das áreas técnicas e iniciou o desenvolvimento do aplicativo com o objetivo de otimizar
o despacho e realização das atividades de campo, reduzindo os riscos
operacionais e de acidentes, aprimorando a logística dos trabalhos.
Todo o processo de gestão das atividades,
distribuição das ordens de serviços, mapeamento de perfil de trabalho, gestão
da disponibilidade de técnicos em operação e monitoramento de certificações são
realizadas através da interface. No aplicativo, também é possível gerir a
produtividade das equipes, o que auxilia na tomada de decisão de maneira
dinâmica e assertiva.
Para o Coordenador de Operação em Tempo Real,
Fabio Matos, esse processo integra ainda mais as diferentes frentes de
trabalho. “O aplicativo possibilitou o aprimoramento necessário no processo de
bloqueio de energias perigosas, trazendo não só uma integração maior das
equipes como garantia de mais segurança nas atividades com as validações do
app, mas também mais agilidade e eficiência com a disponibilidade de execução
do processo em campo”, contribui Fábio.
O processo de criação e desenvolvimento do
aplicativo foi executado pela própria força de trabalho da Jirau Energia, que
envolveu desde a área de TI, passando pela Operação e Manutenção, com apoio da
área de Segurança e Saúde Ocupacional. Thiago Tezelli, Gerente de Tecnologia da
Informação da empresa, entende que o app inaugura uma era que permite ainda
mais precisão e dinamismo nas atividades operacionais.
“Vejo essa ferramenta como uma alavanca para otimização da nossa
operação e manutenção. O projeto demonstra sinergia com a
visão da empresa, que busca ser “A referência
de geração sustentável de energia na Amazônia”. Nada mais sustentável do que
buscarmos ser precisos e ainda mais técnicos em nossas atividades operacionais,
isso demonstra a preocupação da corporação com a entrega de resultados cada vez
mais padronizados”, colabora Tezelli.
Com o projeto, as atividades passaram a ser
administradas através de tablets, direto no aplicativo DDS. A inovação assegura
que as análises de riscos sejam realizadas em campo; reduz os riscos nos
processos de manutenção das unidades geradoras e
atua na diminuição do tempo de deslocamento para execução das atividades.
Jaime Melo, Gerente de Manutenção, destaca que
o aplicativo permite integração com toda a documentação técnica-operacional,
processual e de Saúde e Segurança, essenciais para o bom desempenho das
tarefas. “A grande vantagem é que as informações são inseridas apenas uma vez,
otimizando assim o tempo da Manutenção e Operação tanto na dinâmica da Usina
quanto em áreas operacionais externas”, garante o profissional.
“Além disso, o aplicativo oferece a
funcionalidade de capturar imagens e gravar vídeos, os quais ficam anexados no
histórico do equipamento em revisão. Isso possibilita a análise digital dos
equipamentos, a prevenção de riscos, o arquivamento seguro dos históricos das
manutenções e a geração automática de relatórios.”, finaliza Jaime.
O Aplicativo de Despacho Digital de Serviço
desenvolvido pela Jirau Energia é reconhecido por sua sustentabilidade e por
abrir um vasto leque de possibilidades nas frentes operacionais, promovendo o
engajamento entre as equipes e aprimorando significativamente a performance da
operação.
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