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Entre meditação e oração


Entre meditação e oração - Gente de Opinião

Na Procura do Eu e do Nós

 

Quando se acompanha o desenvolvimento de uma criança torna-se desconsolador verificar como à medida que esta vai adquirindo aptidões comportamentais e sociais, ao mesmo tempo vai perdendo muito do brilho da sua individualidade original enquanto a máscara da pessoa vai sendo configurada. À medida que se perdem dons e carismas (a Graça) esvai-se a individualidade.  Os hábitos adquiridos e os cargos vão substituindo as atitudes individuais e então passamos a ser determinados pelo exterior e não por nós mesmos. Uma educação de caracter funcional concorre em grande parte para a alienação individual ao passarmos mais a tornar-nos portadores de hábitos, funções e crenças. A dignidade, não vem do serviço ela assenta nos próprios dons. O serviço, a profissão só lhe poderá dar mais brilho. Não é fácil de aguentar a tensão entre o nosso ser individuo e o nosso ser sociedade e manter o equilíbrio de tal modo que o indivíduo seja a base para a sociedade e não se torne a sociedade o conteúdo do indivíduo/pessoa.

Na natureza, tudo cresce de dentro para fora, do interior para o exterior. A árvore não nasce a partir dos ramos, a semente é que traz em si a potência da árvore. Não deve ser a sociedade a determinar o comportamento e o ser do indivíduo, mas o indivíduo a descobrir nele mesmo a sociedade e numa relação transcendente servir a sociedade. O Grão (a semente) é símbolo da “Palavra de Deus” e da ipseidade criativa e criadora.  É por isso que Jesus disse: "A menos que o grão de trigo caia na terra e morra, ele permanecerá um único grão. Mas se morrer, dá muito fruto (Jo. 12:24). “E algum caiu em boa terra; e brotou e deu fruto a cem por um. Ao dizer isso, Jesus bradou. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!” Não basta ficar-se pelas impressões sensoriais que percepcionam o mundo exterior!)...

Trata-se de envolver o próprio corpo e interiorizar a palavra de Deus, sem esforços nem objectivos fixos no espírito de liberdade do “Seja feita a Tua vontade.” O esforço estará em criarmos silêncio em nós e em torno de nós, calando as ideias e pensamentos, para podermos abrir a porta da dimensão espiritual e assim lograrmos ouvir a voz da intuição (o canal divino da voz universal). Chegados aí a palavra de Deus identifica-se com o mais interior de nós mesmos. Neste estado passaremos a superar a polaridade que nos domina no dia a dia e então vivenciamos a serenidade que surge do húmus da humildade que até torna mais produtivo mesmo o terreno mais ressequido pela torreira do orgulho/arrogância.

Nesses momentos (poucos ou muitos) poderemos melhor compreender o que Jesus dizia, “a vós foi dado conhecer o mistério do “reino de Deus”; mas aos outros em parábolas, para que não vejam se já o veem, e não entendam se já o ouvem”. Sim, trata-se do acontecer vivencial integral num momento místico (certamente muitos já terão tido a experiência mística do encontro unífico onde o elemento quase se dissolve no todo - diria a experiência trinitária - seja num momento de oração de admiração e contemplação seja na observação de um pôr do sol ou no sentir a imensidão do mar ou num momento ou acto de sobrecarga energética à imagem do encontro de energias que produzem o “relâmpago” iluminador). Nesse momento abstraímos do nosso ego para entrarmos numa relação do nós Humanidade-Universo-Deus. Nesse momento tornam-se irrelevantes confissões, mundivisões, morais e as questiúnculas existenciais.

Ao entrarmos em comunhão, na relação eu-tu-nós, à imagem  da relação pessoal trinitária, em que as três pessoas englobam toda a realidade criada e não criada (veja-se o mistério Jesus Cristo que engloba o divino e a criação), tudo aspira a uma relação pessoal interligada e personalizada no amor (por isso costumo designar o mistério da Trindade como a fórmula de toda a realidade, pois é o que experimento ao meditá-lo); na Trindade expressa-se a pessoa na medida em que se expressa em relação com a outra num todo! Tudo se encontra interligado, incarnação-morte-ressurreição, o mundo espiritual e o cosmos astral e humano: como humanos somos como que microcosmos resumos do todo em relação com o todo. A elaboração de conceitos numa visão reducionista leva à percepção materialista do mundo e da realidade e a um exteriorismo que assenta numa concepção mecanicista e materialista da realidade e da vida. A matéria sem o espírito é como o corpo sem o sangue.

É verdade que um corpo inerte também produz rebentos, mas nesse sentido ficar-nos-íamos pela químico-física de Lavoisier do “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, portanto,  numa perspectiva apenas terrena do elemento e não do todo porque se no “mundo nada se cria, tudo se copia” será importante pormo-nos à procura do original.

Por isso seria do bem comum e do interesse de cada um que todos construíssem as suas individualidades numa base que possibilite comunidade apesar das diferenças e possíveis contradições em que os limites ou fronteiras pessoais possam tender a formar fronteiras mas que a partir da experiência do nós, essas fronteiras  passem a assumir um caracter da osmose, possibilitando a passagem do amor que tudo une entre tudo e todos!  

António CD Justo

Teólogo e Pedagogo (a carapaça exterior)

Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=8356

 

BISPO PRESO NA NICARÁGUA POR DEFENDER OS DIREITOS HUMANOS

 

 

Daniel Ortega, condenou o bispo Rolando Álvarez a 26 anos de cadeia. Foi preso a 19 de agosto de 2022 pela sua luta contra a violação dos direitos humanos na Nicarágua. Apesar de protestos internacionais, o regime ditatorial ordenou a prisão de diversos opositores. O Bispo fazia parte de 222 opositores ao regime que Ortega extraditou sendo exilados no EUA e tirou-lhes a nacionalidade nicaraguense (atitude inconstitucional). Como o bispo se recusou a entrar para o avião foi no dia seguinte preso e condenado a 26 anos e quatro meses de prisão e privado dos seus direitos.

Ortega não representa nenhuma esquerda da América Latina, mas Lula absteve-se de condenar a ditadura de Ortega ao contrário dos Governos da América Latina, tanto de esquerda quanto de direita!

O sandinismo é uma corrente política de esquerda na Nicarágua, originada a partir da Revolução Sandinista que ocorreu em 1979 e derrubou a ditadura de Anastasio Somoza. O sandinismo foi liderado pelo grupo guerrilheiro Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), que se tornou o partido político dominante no país.

Embora tenha havido mudanças ao longo do tempo na orientação política do FSLN, o sandinismo é considerado uma corrente de esquerda, com fortes compromissos com a justiça social, a distribuição de riqueza e a defesa dos direitos dos trabalhadores. O sandinismo tem sido comparado a outras correntes políticas latino-americanas como o peronismo na Argentina e o chavismo na Venezuela.

A Nicarágua é um país predominantemente católico, com a Igreja Católica A Igreja tem passado por vários conflitos políticos e sociais ao longo dos anos, incluindo a revolução sandinista das décadas de 1970 a 1980 e tem desempenhando um papel importante na sociedade e na política do país.

Ao envolver-se em questões políticas e sociais tem sido uma importante defensora dos direitos humanos e da justiça social e ao mesmo tempo objecto de perseguição pelo governo. Em 2018, a igreja desempenhou um papel importante na mediação das negociações entre o governo e a oposição.

O comandante Ortega é condenado pela comunidade internacional por falta de transparência, repressão política, enfraquecimento das instituições democráticas, corrupção e violação dos direitos humanos, repressão dos media independentes e organizações da sociedade civil.

Referindo-se ao regime de Ortega, o escritor Sérgio Ramirez diz “O consenso que um dia teve com a empresa privada, a Igreja Católica e a classe média não existe mais, milhares de pessoas fugiram do país.”

António CD Justo

Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=8361

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