Sábado, 13 de maio de 2017 - 08h11
No dia 13 de maio de 1917 três crianças que cuidavam de um pequeno rebanho na Cova da Iria, foram surpreendidas pela aparição de Nossa Senhora do Rosário. A mensagem dirigida aos Pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta fazia um forte apelo à conversão, oração e reparação, realidades presentes no coração do Evangelho.
A Senhora do Rosário disse aos três pastorinhos que era necessário rezar muito e convidou as crianças a voltarem à Cova da Iria nos próximos cinco meses, no dia 13, naquela mesma hora.
O apelo da Mensagem de Fátima é o convite de Nossa Senhora do Rosário para que todas as pessoas se aproximem de Deus pela oração, especialmente a oração do Rosário. Conheça alguns momentos dessa história de fé e devoção à Mãe de Jesus:
OS PASTORINHOS
Lúcia de Jesus Santos nasceu em Aljustrel, Fátima, no dia 22 de Março de 1907. Faleceu em 2005, em Coimbra, Portugal, depois de 77 anos de uma vida dedicada a Deus.
Francisco Marto nasceu em Aljustrel, Fátima, no dia 11 de Junho de 1908. Adoeceu em Outubro de 1918 e faleceu em Aljustrel a 4 de Abril de 1919.
Jacinta Marto nasceu em Aljustrel, Fátima, no dia 11 de Março de 1910. Adoeceu em Outubro de 1918. Esteve internada no hospital de Vila Nova de Ourém de 1 de Julho a 31 de Agosto de 1919, e mais tarde em Lisboa, no hospital de D. Estefânia. Faleceu no dia 20 de Fevereiro de 1920.
Monumento marca
aparição do anjo na
Loca do Cabeço.
1916 - APARIÇÕES DO ANJO
Primeira aparição na Loca do Cabeço, o anjo disse aos pastorinhos: "Não temais. Sou o Anjo da Paz. Orai comigo: Meu Deus eu creio, adoro, espero e amo-Vos".
Segunda Aparição no poço na casa de Lúcia, o anjo pediu sacrifícios e orações e falou em sofrimento às crianças.
Terceira Aparição na Loca do Cabeço, o Anjo traz em sua mão um cálice e a hóstia e reza em reparação das ofensas a Jesus e a conversão dos pecadores.
1917 - APARIÇÕES DE NOSSA SENHORA
Em Fátima, o acontecimento que dá origem ao Santuário, é constituído pelas aparições de Nossa Senhora, entre 13 de Maio e 13 de Outubro de 1917.
Pastorinhos no local onde ocorriam as aparições de Nossa Senhora em 1917.
Monumento erguido em Valinhos
no local da aparição, em agosto de 1917.
Em cada aparição, Maria deixou uma mensagem aos pastorinhos:
1917 - 13 de maio: "... Rezem o Terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra".
1917 - 13 de junho: "A Jacinta e o Francisco levo-os em breve. Mas tu ficas cá mais algum tempo. Jesus quer servir-Se de ti para Me fazer conhecer e amar", disse a Lúcia.
1917 - 13 de julho: Nossa Senhora ensinou a oração que hoje se reza como jaculatória do Santo Terço: "Quando rezais o terço, dizei, depois de cada mistério: 'Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno; levai as alminhas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem'".
1917 - 19 de agosto - Aparição em Valinhos: "Quero que continueis a ir à Cova da Iria no dia 13, que continueis a rezar o terço todos os dias. No último mês, farei o milagre, para que todos acreditem".
1917 - 13 de setembro: "Continuem a rezar o terço, para alcançarem o fim da guerra... Deus está contente com os vossos sacrifícios".
1917 - 13 de outubro: "Quero dizer-te que façam aqui uma capela em Minha honra, que sou a Senhora do Rosário, que continuem sempre a rezar o terço todos os dias...".
Primeira Capelinha das Aparições.
1919 - Primeira Capelinha
Nossa Senhora pediu aos pastorinhos que lhe fizessem uma Capela na Cova da Iria. O desejo de Nossa Senhora foi rapidamente cumprido, e entre abril e junho de 1919 foi construída a primeira "Capelinha".
1922 - Atentado contra a Capelinha
Esta primeira Capelinha foi alvo de um atentado que a destruiu totalmente na noite de 6 para 7 de Março de 1922.
1923 - Reconstrução da Capelinha
Entre 13 de Dezembro de 1922 e 13 de Janeiro de 1923 foi construída a segunda “Capelinha”.
1928 - Bênção da pedra fundamental da Basílica
A bênção da pedra fundamental da Basílica ocorreu no dia 13 de Maio de 1928.
1930 - Autorização do culto
A credibilidade eclesial das aparições de Fátima foi declarada pelo Bispo de Leiria, em Carta Pastoral, apenas em 13 de Outubro de 1930: “Havemos por bem declarar, como dignas de crédito, as visões das crianças na Cova da Iria, freguesia de Fátima, desta diocese, nos dias 13 de Maio a Outubro de 1917 e permitir oficialmente o culto de Nossa Senhora de Fátima”, escreveu o bispo.
Cerca de 70 mil fiéis estavam reunidos na Cova da Iria na aparição de outubro de 1917.
1953 - Sagração da Basílica
A Basílica foi sagrada em 7 de Outubro de 1953, pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Gonçalves Cerejeira.
João Paulo II visita Fátima em 1982.
1982 - Visita de João Paulo II
A primeira visita de São João Paulo II ao Santuário de Fátima ocorreu no dia 13 de Maio de 1982, no primeiro aniversário do atentado de que foi vítima, na Praça de São Pedro. Na ocasião, o Santo Padre doou a bala retirada de seu corpo, e esta foi incrustada na coroa da imagem em 1989.
2000 - Beatificação de Jacinta e Francisco Marto
Em 13 de Maio do ano do Jubileu de 2000, o então Papa João Paulo II beatificou os Pastorinhos Francisco e Jacinta Marto e permitiu que fosse revelada a terceira parte do segredo de Fátima, que foi dada a conhecer na íntegra no dia 26 de Junho do mesmo ano.
2007 - Dedicação da Igreja da Santíssima Trindade
A grandiosa Igreja da Santíssima Trindade foi dedicada a 12 de Outubro de 2007 pelo Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano.
_________________________
Fátima é um fenômeno vivo. É considerada a mais profética das aparições. Ao longo de todo o século 20, momentos fortes evidenciaram a linguagem profética deste lugar e reforçaram a atualidade de sua mensagem.
Em Fátima, ao povo português agraciado pela predileção da Senhora do Rosário, os seus apelos continuam a inspirar formas de sentir, de acreditar e de viver a fé.
25 de novembro - a pequena correção ao 25 de abril
A narrativa do 25 de Abril tem sido, intencionalmente, uma história não só mal contada, mas sobretudo falsificada e por isso também não tem havido
Tive acesso, sábado, dia 16 de novembro, a uma cópia do relatório da Polícia Federal, enviado pela Diretoria de Inteligência Policial da Coordenaçã
Pensar grande, pensar no Brasil
É uma sensação muito difícil de expressar o que vem acontecendo no Brasil de hoje. Imagino que essa seja, também, a opinião de parcela expressiva da
A linguagem corporal e o medo de falar em público
Para a pessoa falar ou gesticular sozinha num palco para o público é um dos maiores desafios que a consome por dentro. É inevitável expressar insegu