Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Festa do corpo de Deus e sua simbologia


Festa do corpo de Deus e sua simbologia - Gente de Opinião

Um Rito Simbólico da União de Matéria e Espírito para Toda a Humanidade

 

A festa do Corpo e Sangue de Cristo celebra a instituição do sacramento da Eucaristia. Esta celebração tem suas raízes na tradição da Páscoa judaica, quando Jesus reuniu seus discípulos na véspera da sua morte na cruz e designou o pão e o vinho como sinais duradouros da presença divina na comunidade humana. A hóstia divina é símbolo da união de céu e terra.

A "Ceia do Senhor", instituída por Jesus (1 Cor 10:16-17) e continuada na celebração da Eucaristia, realiza de forma real e simbólica a interação divino-humana. Para os cristãos, essa interação cotidiana simboliza e testemunha uma humanidade que caminha para o desenvolvimento e realização do Cristo cósmico. Mesmo para os não crentes, a festa do Corpo de Cristo pode ser vista como uma metáfora do corpo de Cristo numa compreensão cósmica e mitológica, onde a paz escatológica pode ser experimentada antecipadamente. “Pois onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou eu no meio deles” (Mt 18:20). "Mas vocês são o corpo de Cristo e seus membros" (1 Cor 12:27) .

No rito da consagração e da transubstanciação, manifesta-se de maneira visível e para todos o que outros ritos de iniciação operam de forma oculta e apenas para alguns. Assim, anuncia-se à humanidade que o dentro e o fora fazem parte da mesma realidade. “Seja o que você vê e receba o que você é!” (cf. Carta de Paulo aos Gálatas 6:15 e Lumen Gentium). O Filho de Deus e do Homem redimiu o ser humano e a própria criação, transformando a natureza humana numa nova criatura, uma criatura humano-divina a que todos estão chamados a ser de maneira consciente...

A presença de Deus também se manifesta na sociedade civil através das tradições das procissões grandiosas. Estas procissões tornam visível a realidade de toda a humanidade peregrinando: a Igreja, a humanidade e o mundo a caminho de Deus (1).

António da Cunha Duarte Justo

Teólogo e Pedagogo

Continuação em Pegadas do Tempo: https://antonio-justo.eu/?p=9300

 

ELEIÇÕES PARA O PARLAMENTO EUROPEU

Por Vaidade e em Nome de uma Solidariedade cega Portugal paga por uma Guerra que não é sua!

Em campanha buliçosa para as europeias, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, visitou Portugal e o presidente Francês visitou por três dias a Alemanha; tenor comum das visitas foi o apelo ao fortalecimento da maquinaria de guerra e a quem a apoia.

Zelenky conseguiu de Lisboa mais 26 milhões de euros, a juntar aos 100 milhões de março.

Imagine-se que Portugal em tom de desagravo aos contribuintes portugueses disponibilizava esse dinheiro para o sistema de saúde português ou o pedia a Biden, o único que lucra com a guerra!!!

Sim, estamos a pagar uma guerra que não é nossa, uma guerra sem sentido e já perdida; pagámo-la directamente com dinheiro e outros apoios e indirectamente com o consequente encarecimento de vida.

A indústria militar alemã Rheinmetall está tão contente com a propaganda política de guerra que anunciou ir subvencionar o futebol para que também os que viviam na inocência se tornem cúmplices no apoio da guerra à custa do empobrecimento das populações europeias. A Rheinmetall anunciou ir investir milhões no negócio do futebol, o Borussia Dortmund é o primeiro a ser contemplado!  A indústria da guerra e grandes grupos económicos são os que estão por trás da política em via que indirectamente vem proporcionar o reestruturamento das grandes nações à custa do maior empobrecimento das economias marginais.

Causa fastio ver-se por toda a Europa toda uma propaganda manipuladora das populações; e o que é mais triste é ver-se ela vir de cima na defesa dos interesses de elites oligárquicas, sem que se note, porque o sistema internacional é coeso!

Os 126 milhões e outros que já foram servem para fomentar a vaidade da nossa elite política: uma maneira de pôr-se em bicos de pés para serem notados quando elites das potências abanam a cabeça pelo dessentido de gente pobre em relação a eles os estar a ajudar!

António da Cunha Duarte Justo,

Pegadas do Tempo: https://antonio-justo.eu/?p=9293

SALESIANOS E MARIANA ESTEVES ESTÃO DE PARABÉNS!

Mariana Esteves, judoca dos Salesianos de Lisboa, alcançou um feito extraordinário ao garantir a qualificação para os Jogos Olímpicos de Judo de Paris 2024. A atleta do Artisport dos Salesianos de Lisboa vai representar a Guiné em Paris. (Informação completa em https://www.salesianos.pt/.../mariana-esteves-judoca-dos.../ )

Quando eu frequentava os Salesianos eram os alunos do Estoril com o Pe Miguel Barros, fundador da Juventude Salesiana, clube desportivo (AJSalesiana) e orientar o campeonato de Hóquei em Patins que faziam furores e brilhavam nos lugares mais altos deste desporto.

No passado fim de semana também os Salesianos de Manique estão de parabéns com seus alunos: Salesianos de Manique: Cinco Medalhas de Ouro e uma de Bronze no Campeonato Nacional de Desporto Escolar:

Madalena Sampaio, Eduardo Carrolo e Tatiana Pereira, alunos dos Salesianos de Manique, conquistaram cinco Medalhas de Ouro e uma de Bronze no Campeonato Nacional de Atletismo do Desporto Escolar.

Viva os salesianos, nas suas escolas vive-se a vida toda a nível integral!

 

O REALIZADOR MIGUEL GOMES E O FILME PORTUGUÊS ESTÃO DE PARABÉNS

Miguel Gomes venceu o prémio de Melhor Realização pelo filme “Grand Tour” em Cannes. No seu filme histórico a preto e branco, Miguel Gomes conta a história de uma mulher que não quer deixar o noivo abandoná-la sem explicação.

O filme estreou a 22 de maio de 2024 no 77º Festival de Cinema de Cannes, e foi selecionado para concorrer à Palma de Ouro na sua secção principal de competição, onde Miguel Gomes ganhou o prémio de Melhor Realizador. É a primeira vez que um filme português recebe esse prémio!

Miguel Gomes teve outros prémios internacionais nos filmes "Tabu" em 2012, "Diários de otsoga" em 2021 e "Aquele querido mês de agosto" em 2009.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Silêncio do prefeito eleito Léo Moraes quanto à escolha de nomes para o governo preocupa aliados

Silêncio do prefeito eleito Léo Moraes quanto à escolha de nomes para o governo preocupa aliados

O silencio do prefeito eleito de Porto Velho, Léo Moraes (Podemos), quanto à escolha de nomes para comporem a sua principal equipe de governo vem se

Zumbi dos Palmares: a farsa negra

Zumbi dos Palmares: a farsa negra

Torturador, estuprador e escravagista. São alguns adjetivos que devemos utilizar para se referir ao nome de Zumbi dos Palmares, mito que evoca image

A difícil tarefa de Léo

A difícil tarefa de Léo

Imagino quão não deve estar sendo difícil para o prefeito eleito Léo Moraes (Podemos) levar adiante seu desejo de não somente mudar a paisagem urban

A faca no pescoço

A faca no pescoço

Aos que me perguntam sobre eventuais integrantes da equipe que vai ajudar o prefeito eleito Léo Moraes a comandar os destinos de Porto Velho, a part

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)