Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

gillettePRESS: ESGOTOLÂNDIA NO RIO MADEIRA É 80%


 

 

 

Fim dos corruptos
- Não aqui.
Um jogo on-line, no qual a principal missão é acabar com políticos corruptos, está fazendo sucesso entre os internautas de uma cidade chinesa onde, há oito anos, aconteceu um dos maiores escândalos de corrupção do país. O escândalo de Ningbo, no nordeste do país, envolveu altos oficiais do exército chinês.

O título, lançado há apenas uma semana, já foi jogado por mais de 7 mil pessoas nos cibercafés. Embora ambientado em épocas passadas, desde a dinastia Qing, o jogo procura conscientizar os jovens para a importância de lutar contra a corrupção atual. "Através dele, os jovens serão mais positivos e valentes na luta contra a corrupção no mundo real", destacou Hua Tong, criador do título.

Truques
Os jogadores podem usar diversos truques para acabar com os políticos corruptos, inclusive o assassinato com armas sofisticadas. Em 2000, altos funcionários e oficiais do Exército de Libertação Popular (ELP) dessa mesma cidade foram condenados à prisão por contrabando e desvio de fundos públicos.

Iraque abençoada
O Papa Bento XVI parabenizou o Iraque pela vitória na Copa da Ásia de Futebol, e disse que as celebrações nas ruas "revelam o desejo de um povo que quer ter uma vida normal e serena". Domingo, a seleção iraquiana, com jogadores xiitas, sunitas e curdos, venceu por 1 a 0 a Arábia Saudita, na final do torneio continental.

- "Como tantas vezes chorei com os iraquianos, nesta circunstância me alegro com eles", afirmou Bento XVI na primeira audiência de quarta-feira após suas férias nos Alpes italianos.

? Saudade do Pan...
Assistindo à retrospectiva dos melhores momentos do Brasil no Pan, me perguntei, entre as lágrimas da Jade e a dança da equipe de basquete: que país é este que chega ao êxtase em minutos, após se unir a 200 famílias inconsoláveis com a perda brusca de seus parentes, e que permite que um medalhista do tae-kwon-do receba a irônica quantia de R$ 600,00 como bolsa para treinar - e depois seus patrícios fazerem a festa? Será que os brasileiros que choraram na despedida da Janeth do basquete não têm o direito de ver o país representado por políticos íntegros?

- Claro que não! O Brasil precisa realizar o Pan, ou as olimpíadas, ou a Copa da Saúde, das Estradas, da Educação, dos Aposentados..., porque tudo que se gasta na área do ESPORTE, faz mais falta diante da miséria em que vive o povo.

Meu sonho
Não temos gestor da coisa pública. Temos um bombeiro que só corre atrás de tentar consertar o inconsertável, porque não dá mais. Vejam que morreram em julho, segundo dados da PRF, mais de 2.840 pessoas em acidentes, porque, nas estradas, a estrutura é das piores.

- Acho que vivo (ou sonho) noutro mundo; um mundo onde as coisas são mais simples e menos burocráticas. No meu mundo, que também não é perfeito, quando ocorresse um acidente como o da TAM, as indenizações seriam pagas pelo Governo, em, no máximo,  60 dias. Depois que os parentes das vítimas fossem indenizados, o Governo assumiria o controle da dívida. Aí, sim, discutiriam de quem é a culpa e a quem caberia o ônus. Seria briga de cachorro grande: governo contra empresas aéreas e seguradoras. Será que é possível? Ou, sou sonhador demais?

Invasores (ladrões)

Congresso (s)
O Congresso deve fazer o que disse que "ia" fazer quando se elegeu, sem entrar no mérito de questões policiais. Investigação é atividade policial, não política.

Inexpressivo
Acabou o recesso destrutivo, começou o recesso inexpressivo. A semelhança entre os dois tempos, como se fossem um jogo de futebol sem gols, é que no recesso que acabou antes de ontem eles estavam autorizados a não fazer nada. No segundo, que iniciou ontem, eles não fazem nada por conta própria. Alguns, até, nem chegarão, deixando para a semana que vem; o apagão aéreo justificará todas as faltas.

Jorge Gerdau
O governo promete fazer a reforma tributária, e a equipe econômica finge não ter tomado conhecimento da sugestão do empresário Jorge Gerdau, que propõe a fixação de um teto para os impostos. A idéia deveria ser aprovada por unanimidade. Mas, para o governo, somente o céu é o limite, em matéria de aumento de impostos; afinal, a folha de salários abriga uma relação interminável de funcionários improdutivos e inúteis.

Procon = celular
Por coincidência, os cartões de crédito e as empresas de telefonia celular foram os líderes de reclamações na área financeira do Procon no primeiro semestre. As principais queixas dos consumidores são de cobrança indevida, problemas com contrato, linha cortada sem justificação, bloqueio, lançamentos não reconhecidos na fatura, envio de cartão sem solicitação, além dos juros abusivos que são cobrados, entre 9% e 13% ao mês, chegando a mais de 200% ao ano, um recorde mundial imbatível. Solução para metas: 1º esperar e comprar à vista; 2º trocar o celular por um rádio PX..

Voto livre
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral defende o fim do voto obrigatório. Marco Aurélio de Mello tem toda razão. Na verdade, para muitos eleitores brasileiros, o ato de votar já se tornou um grande sacrifício, tal o baixo nível da grande maioria dos candidatos, independentemente dos partidos e dos cargos que disputam. Além disso, voto obrigatório facilita a existência do voto de cabresto e torna mais barata a eleição de péssimos candidatos.

Esgotolândia
Os anos passam, as décadas passam, e os sucessivos governos nada fazem em relação à espantosa falta de tratamento de esgotos nas cidades. Porto Velho, por exemplo, joga no Rio Madeira, sem tratamento, (eu calculo) que 80% dos esgotos da cidade. Natal, que ainda é falsamente considerada um paraíso ecológico, joga em suas belas praias cerca de 90% de esgotos sem tratamento. Manaus, capital central do nosso mundo natura, joga nos afluentes do Rio Amazonas, mais de 90% do lixo e esgotos que produz. Os demais "paraísos" não ficam atrás.

- E, viva o Carnaval, o Arraial, e as freqüentes e grandes exposições!

Para refletir
"O poder é um dos grandes desafios da natureza humana. Pode ser entendido como elemento de dominação/subordinação, ou como busca de credibilidade, e realização pessoal ou profissional".  -  Gabriel Chalita

gillettePRESS - roquevha@hotmail.com

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Forças Armadas portuguesas a abusar do Natal e da inteligência de portugueses!!!

Forças Armadas portuguesas a abusar do Natal e da inteligência de portugueses!!!

Arrogância e Desrespeito militar sem LimitesUm mundo agressivo, complexo e artificial, sente-se incomodado com a mensagem natalícia e escolhe prec

Presépio: o berço de humanidade e símbolo universal de paz

Presépio: o berço de humanidade e símbolo universal de paz

Belém o Ponto de Encontro de Oriente e Ocidente O Natal, simbolizado pelo presépio de Belém, revela-se como ponto que rasga fronteiras, como o pon

A banalização na concessão de Títulos de Cidadão Honorário

A banalização na concessão de Títulos de Cidadão Honorário

A concessão de Títulos de Cidadão Honorário tornou-se, de tempos a este, algo banal por parte de algumas casas legislativas. A atribuição de um Títu

Fome: flagelo social

Fome: flagelo social

Relatório da Organização das Nações Unidas sobre o Estado da Insegurança Alimentar Mundial revela que houve redução significativa nos números de pes

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)