Quinta-feira, 2 de agosto de 2007 - 14h06
Para refletir
(Gravações contidas na caixa-preta do Airbus A-320 - vôo 3054 - da TAM, que caiu
Haja, coração!
Pavor em 30 minutos
18h18m24 - Piloto fala com os passageiros pelo sistema de som
18h20m25 - Microfone da cabine grava o pedido de abertura da porta da cabine
18h20m28 - Piloto: Tudo certo?(Comissário diz que está tudo certo na cabine e pergunta onde o avião está pousando).
18h20m33 - Piloto: Eu acabei de informar
18h20m34 - Comissário de vôo: Eu não ouvi, desculpa, ela falando
18h20m37 - Piloto: Mas ela ouviu, Congonhas
18h20m34 - Comissário: É Congonhas? Legal, então. Ela deve ter ouvido. Obrigado.
18h43m04 - Piloto: Lembre-se, nós só temos um reverso.
18h43m06 - Co-piloto: Sim... só o esquerdo.
18h43m27 - Piloto: Piloto automático um mais dois
18h43m29 - Piloto: Flaps um (Checagem dos níveis dos flaps, procedimento normal durante o pouso)
18h43m30 - Co-piloto: Velocidade checada
18h43m36 - Piloto: Clear status
18h43m41 - Co-piloto: clear status
18h43m43 - Co-piloto: clear 18h43m48 - Co-piloto: Vamos interceptar o localizador, TAM 3054
18h43m52 - Transmissão do controle de aproximação de Congonhas: TAM 3054, reduza a velocidade para aproximação. E chame a torre na freqüência 127.15. Boa tarde
18h44m00 - Co-piloto: 12715, câmbio
18h44m01 - Piloto: Boa tarde
18h44m06 - Piloto: Flaps 2
18h44m08 - Co-piloto: Velocidade checada
18h44m20 - Co-piloto: Flaps no2
18h44m22 - Co-piloto: Torre de São Paulo, este é o TAM 3054
18h44m26 - Torre: TAM 3054, reduza a velocidade mínima para aproximação. O vento está norte, a 6 nós. Vou reportar quando estiver livre (Vento a 10,8 km/h, considerado fraco)
18h44m33 - Co-piloto: Boa noite, reduzindo para a menor possível
18h44m36 - Piloto: Trem de pouso baixado
18h44m37 - Co-Piloto: Trem de pouso baixado
18h44m53 - Piloto: Flaps 3
18h44m55 - Co-piloto: Velocidade checada
18h44m57 - Co-piloto: Flaps 3
18h45m03 - Piloto: Flaps total
18h45m05 - Co-piloto: Velocidade checada, flaps total
18h45m10 - Piloto: Espere check-list final
18h45m12 - Co-piloto: Esperando
18h45m12 - Piloto: Rampa de aproximação. Altitude de aproximação perdida ajustada (durante a aproximação da pista, o piloto deixa ajustada a altitude prevista para uma arremetida, caso seja necessário)
18h45m21 - Co-piloto: Seis mil pés (altitude do avião, equivalente a 181 metros)
18h45m44 - (Som do pára-brisa funcionando)
18h46m03 - Piloto: Check-list final
18h46m04 - Co-piloto: Check-list final, passando Diadema
18h46m10 - Co-piloto: Tripulação, preparar para pouso
18h46m14 - Co-piloto: Tripulação
18h46m15 - Piloto: Avisada
18h46m16 - Co-piloto: Auto thrust (manete do acelerador e reverso está no automático)
18h46m17 - Piloto: Velocidade
18h46m21 - Piloto: Pousando sem azul :"Significa que é o trem de pouso que já está travado e checado", disse Carlos Camacho, diretor de segurança do Sindicato Nacional
dos Aeroviários.
18h46m22 - Piloto: Checar o status da memória
18h46m23 - Piloto: Pousando, sem azul
18h46m24 - Co-piloto: Pousando, sem azul
18h46m26 - Piloto: Ok.?
18h46m26 - Co-piloto: Ok... O quê?
18h46m28 - Co-piloto: Ok
18h46m30 - Co-piloto: Check-list final completado
18h46m33 - Piloto: Pista à vista, pousando
18h46m41 - Piloto: Pergunte sobre a condição da chuva, a condição da pista e se a pista está escorregadia
18h46m57 - Co-piloto: TAM em aproximação final, a duas milhas de distância. Pode confirmar condições?
18h47m01 - Torre: Está molhada e está escorregadia. Vou liberar 35 esquerda, 3054
18h47m06 - Co-piloto: Já no final
18h47m04 - Torre: A aeronave está começando a decolagem
18h47m10 - Piloto: Molhada e escorregadia
18h47m22 - Co-piloto: A aeronave está começando a decolar
18h47m34 - Torre: TAM 3054, 35 esquerda, livre para pouso. A pista está molhada e está escorregadia e o vento está a 8 nós
18h47m40 - Co-piloto: Vento a 8 nós (vento a 14,4 km/h, considerado fraco)
18h47m42 - Piloto: Checado
18h47m43 - Torre: 3054?
18h47m45 - Co-piloto: 3054, câmbio
18h47m49 - Piloto: A pista está livre?
18h47m50 - Co-piloto: Livre para pouso
18h47m52 - Piloto: Pouso verde, vôo manual
18h47m53 - (Som do piloto automático sendo desconectado)
18h47m54 - Co-piloto: Checado
18h47m54 - Piloto: Inibir o som para mim, por favor.
18h47m55 - (Som de três cliques indicando reversão para o modo de aproximação de
vôo manual)
18h47m56 - Co-piloto: O que?
18h47m59 - Piloto: Iniba o som para mim
18h48m00 - Co-piloto: Ok
18h48m03 - Co-piloto: Inibido
18h48m21 - Alerta da cabine: Retarda
"Retardar é o alerta dado pelo software do Airbus para que o piloto tire o manete da posição de aceleração (climb)", disse Carlos Camacho, diretor de segurança do Sindicato Nacional dos Aeroviários
18h48m23 - Alerta da cabine: Retardar
18h48m24 - (Som do manete sendo movimentado)
18h48m24 - (Aumento do barulho da turbina)
18h48m25 - Alerta da cabine: Retardar
18h48m26 -(Som similar ao toque da aeronave na pista)
18h48m26 - Co-piloto: reverso nº 1 apenas (problema no reverso da turbina levou TAM a inutilizar temporariamente o reverso da turbina número 2)
18h48m29 - Co-piloto: Spoilers nada
"Pode significar tanto que o freio aerodinâmico que fica acima das asas não funcionou, simplesmente que não abriu por algum problema mecânico ou que a abertura do equipamento não foi suficiente para ajudar na frenagem", diz Luiz Bohrer, brigadeiro da reserva e especialista em segurança de vôo. Experiente piloto de Airbus, com base no manual de treinamento do A320, afirma que spoilers não são acionados quando os dois reversos não são selecionados
18h48m30 - Piloto: Aaiii
18h48m33 - Piloto: Olha isso
Pilotos dizem que o comandante pode estar olhando equipamento na cabine que mostra que os motores estão ganhando potência, ao invés de desacelerar
18h48m34 - Co-piloto: Desacelera, desacelera
De acordo com os registros da caixa-preta, a aeronave aterrissou em velocidade padrão - entre 220 e 240 km/h. Segundo pilotos, em uma aterrissagem normal, um Airbus A320 com o spoiler armado e o procedimento de frenagem normal, a velocidade seria reduzida para algo em torno de 60km/h até o final do segundo terço da pista.
18h48m35 - Piloto: Não consigo, não consigo
18h48m40 - Piloto: Oh, meu Deus... Oh, meu Deus
18h48m42 - Co-piloto: Vai vai vai, vira vira vira vira
"Aqui há possibilidade de que foi tentado um cavalo de pau para evitar que o avião saísse da pista para fora do aeroporto", diz um piloto. Há também explicações de que com a assimetria entre uma turbina que empurrava o avião para a frente e a outra para trás pôs o Airbus na grama e foi tentada uma manobra para voltar ao asfalto
18h48m44 - Co-piloto: Vira vira para... Não, vira vira
18h48m45 - (Som de barulhos de batidas)
18h48m49 - Voz masculina: Oh não
18h48m50 -(Pausa nos barulhos de batidas)
18h48m50 -(Gritos. voz feminina)
18h48m50 -(Som de batida)
18h48m51 - Fim da gravação
GillettePRESS - roquevha@hotmail.com
Forças Armadas portuguesas a abusar do Natal e da inteligência de portugueses!!!
Arrogância e Desrespeito militar sem LimitesUm mundo agressivo, complexo e artificial, sente-se incomodado com a mensagem natalícia e escolhe prec
Presépio: o berço de humanidade e símbolo universal de paz
Belém o Ponto de Encontro de Oriente e Ocidente O Natal, simbolizado pelo presépio de Belém, revela-se como ponto que rasga fronteiras, como o pon
A banalização na concessão de Títulos de Cidadão Honorário
A concessão de Títulos de Cidadão Honorário tornou-se, de tempos a este, algo banal por parte de algumas casas legislativas. A atribuição de um Títu
Relatório da Organização das Nações Unidas sobre o Estado da Insegurança Alimentar Mundial revela que houve redução significativa nos números de pes