Sexta-feira, 25 de junho de 2021 - 12h37
UEFA recusou a Iluminação da Arena do Estádio de Munique com as Cores do Arco-íris
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, criticou o Presidente da Hungria, Orban, alegando que a lei húngara estigmatiza os homossexuais. Por outro lado, a EU e a imprensa cala quanto ao agir do Emir do Qatar que os lança na prisão.
A crítica contra Orban faz-se sentir muito na Europa; contra o Emir do Qatar, não se ouve nenhum protesto para que o futebol mundial no Qatar não seja perturbado. O negócio não permite criticar o Qatar e por outro lado, a luta parece querer-se cingida à sociedade europeia.
Segundo noticia a imprensa alemã, o Parlamento húngaro aprovou há uma semana uma lei que restringe os direitos de informação dos jovens e crianças sobre a homossexualidade e a transexualidade. “A lei prevê a proibição de livros, filmes e outros conteúdos acessíveis a crianças e jovens em que a sexualidade retratada se afaste da norma heterossexual. Além disso, qualquer tipo de publicidade em que homossexuais ou transsexuais apareçam como parte da normalidade será proibida”. O governo justifica o pacote legislativo como esforço de proteger o "direito das crianças à sua identidade de género concebida à nascença" (HNA 24.06.2021).
Pelos vistos a opinião pública europeia está a ser envolvida na luta do Género (Gender), também a pretexto do futebol como se houvesse países bons e países maus.
Estranho é o facto do aproveitamento de um jogo de futebol em Munique (Alemanha-Hungria) para se fazer dele um jogo de propaganda política, como se em Munique a Alemanha estivesse a jogar contra uma equipa de anti-homossexuais. Os políticos aproveitam-se oportunisticamente da boleia do futebol e de ONGs para tentar ganhar pontos em partes da população.
A UEFA rejeitou um pedido do lóbi Gay para iluminar a arena do Campeonato Europeu de Munique com as cores do arco-íris (1). O empenho da política pela igualdade pressuporia como consequência lógica o boicote do Campeonato do Mundo no Qatar. Consequentemente teriam de ser questionadas as participações no Campeonato do Mundo e dos Jogos Olímpicos noutros países.
Para não se usar um padrão duplo em futebol, haveria que ser-se consequente e firme, ou ficar-se completamente fora dos assuntos de Estado de outras nações.
O clima já carregado politicamente não deveria ser transportado para o futebol. O Futebol deveria tornar-se num espaço cultural onde, em vez da prática de subornos e de lutas, se passe a substituí-las por jogos. O jogo possibilita a sublimação dos instintos baixos da pessoa e da sociedade.
Há que criar eventos e formas de jogo social onde os bons ganhem sem desprezarem os outros e sem se considerarem, só eles, os bons da fita. Mais que ser contra algo importa ser-se a favor de algo! Não é justo classificar o outro para o pôr numa gaveta ou num canto qualquer.
Quem se aproveita da arena pública como se ela fosse mero campo de luta não deve esperar compreensão mesmo por parte de pessoas que defendam a sua causa. O lóbi Gay (LGBTIQ) abusa da sua força e deste modo prejudica-se também.
É de questionar uma política que, em vez de unir e integrar os diversos movimentos e interesses sociais, aposta na divisão da sociedade para mais facilmente a dominar. É uma pobreza de espírito usar-se o tema homossexualidade de forma polémica. Deste modo fomenta-se o formar de trincheiras. Cada um deve poder viver a sua sexualidade em paz sem que esta se torne em arma de guerra para dividir ou afirmar-se contra alguém!
António CD Justo
Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=
RONALDO COM A SUA EQUIPA COLOCA PORTUGAL NOS OITAVOS-DE-FINAL DO EURO 2020
A grande estrela do Futebol marcou 2 golos contra a equipa francesa. O resultado 2:2 conseguiu elevar Portugal aos oitavos-de-final!
Ronaldo é o goleador mais bem sucedido dos principais torneios dos campeonatos mundial e europeu.
É o primeiro futebolista a marcar 21 golos nesses campeonatos. Torna-se assim no grande goleador!
Numa cultura que cultiva heróis o campeonato torna-se na sua maior expressão simbólica.
Se a claque portuguesa continuar a tremer até ao final do Euro 2020 será bom sinal!
António Justo
HOMEM DO DIA – ANTÓNIO GUTERRES
António Guterres (72 anos) foi reeleito por unanimidade como Secretário-Geral da ONU para um segundo mandato até final de 2026 à frente da ONU.. A Assembleia Geral das Nações Unidas, com o apoio do Conselho de Segurança, nomeou-o por unanimidade.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa esteve presente em Nova York na tomada de posse.
Entre os desafios futuros que Guterres tem de enfrentar são os conflitos na Síria, Líbia, Iémen e Myanmar e a crise climática.
Guterres professa-se como "multilateralista devoto, mas também português orgulhoso" e como tal “construtor de pontes" !
Guterres reúne nele alguns predicados universais que Portugal aprendeu nas suas andanças pelo mundo e como tal a ser diplomata por natureza!
António CD Justo
Pegadas do Tempo
Lua de mel do prefeito Léo com a Câmara Municipal logo chegará ao fim
No começo, tudo são flores. Com o passar do tempo, elas murcham, perdem o vigor e acabam morrendo. Assim pode ser entendido o relacionamento entre o
Iniciamos o ano 2025 com as esperanças murchas porque na qualidade de cidadãos e de povos nos encontramos envolvidos num dilema político-económico q
Prefeito Léo acertou na escolha para a Controladoria Geral
Léo Moraes assumiu no dia 1º de janeiro os destinos do município de Porto Velho, em uma solenidade bastante concorrida, que aconteceu no Complexo da
Igualitarismo ou igualdade rasteira: uma ilusão que parece justa, mas não é
Imagine-se que o mundo (a sociedade) é como um campo com muitas plantas diferentes: umas altas, outras rasteiras, algumas com frutos, outras com