Quarta-feira, 12 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA DO SUL TEM 20 ANOS DE OPOSIÇÃO


O alto significado estratégico da integração da região de abrangência do Complexo do Rio Madeira com o restante do subcontinente – aí incluída a tão almejada ligação da Região Norte brasileira com a costa do Pacífico, está na mira das oligarquias anglo-americanas há mais de duas décadas. Afirmação Nilder Costa, editor do jornal eletrônico "Alerta em Rede", do Movimento de Solidariedade Ibero-americana. 

Segundo Nilder, na década de 1980, "o projeto Polonoroeste, um programa de assentamento de populações rurais em Rondônia, parcialmente financiado com recursos do Banco Mundial foi objeto de intensas campanhas ambientalistas para o seu cancelamento. Já a partir de 1981, a planejada pavimentação da rodovia Cuiabá-Porto Velho (BR-364), peça vital para o projeto, tornou-se alvo de uma ativa campanha encabeçada pelas ongs estadunidenses 'Natural Resources Defense Council' (NRDC), 'Environmental Defense Fund' (EDF) e 'National Wildlife Federation' (NWF), apoiadas no país pelo Centro Ecumênico de Documentação e Informação (CEDI) e pelo Instituto de Estudos Sócio-Econômicos (INESC), este último ligado à ong britânica 'Oxfam'".

Os antecedentes históricos das campanhas ambientalistas para impedir o desenvolvimento da região que tem Rondônia como centro inclui outras ações, segundo Nilder Costa. "Em 1984, a campanha conseguiu fazer com que o Congresso dos Estados Unidos realizasse várias audiências sobre o Projeto Polonoroeste e seu financiamento pelo Banco Mundial, as quais foram reforçadas por manifestações de outras quarenta ongs ambientalistas estadunidenses. Como resultado, no final de 1985, o Banco Mundial suspendeu os empréstimos ao projeto, a primeira vez em que a entidade suspendeu uma operação financeira por pretextos ligados à proteção ambiental. Mais tarde, em 1989, o então presidente dos EUA George Bush pressionou diretamente o Japão para impedir a concessão ao Brasil de um financiamento para a conclusão da pavimentação da BR-364, no trecho que liga o Acre ao Peru, o que permitiria o acesso rodoviário aos portos daquele país".

 

Fonte:  Glênio Tonon

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 12 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Consórcio 4UM-Opportunity vai cobrar pedágio na BR-364 sem investir nenhum centavo imediatamente

Consórcio 4UM-Opportunity vai cobrar pedágio na BR-364 sem investir nenhum centavo imediatamente

A BR-364, uma das principais rodovias de Rondônia, está prestes a ser concedida à iniciativa privada pelo prazo de 30 anos. O consórcio 4UM-Opportun

Centrão aproveita fragilidade do governo Lula para exigir mais cargos

Centrão aproveita fragilidade do governo Lula para exigir mais cargos

A popularidade do governo Lula vem caindo a cada pesquisa de opinião pública. Há quem diga que nunca esteve tão baixa. Muitos são os motivos, entre

Coluna da Hora – Cooperativa Afanada, PC-RO, errata, Sejus, assassino foragido e mais coisas com o jornalista Géri Anderson

Coluna da Hora – Cooperativa Afanada, PC-RO, errata, Sejus, assassino foragido e mais coisas com o jornalista Géri Anderson

MÃOS DE TESOURAO tesoureiro de uma cooperativa de crédito de Porto Velho é um dos principais suspeitos de desviar mais de R$ 6 milhões da empresa e

A Revolução da comunicação em Rondônia: jovens empreendedores e a ascensão dos sites de notícias

A Revolução da comunicação em Rondônia: jovens empreendedores e a ascensão dos sites de notícias

Rondônia vive um momento crucial na sua história de comunicação, impulsionado pelo crescimento vertiginoso da tecnologia e, em especial, pela inteli

Gente de Opinião Quarta-feira, 12 de março de 2025 | Porto Velho (RO)