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Luz! Câmera! Ação!


Essas palavras, aqui, não representam a gravação de um filme, mas sim, a gravação de nossas vidas. Todos os dias são iniciados dessa forma, com essas palavras. Cada dia gravamos mais uma cena. Não temos opção. Temos que gravar. Agora o que vai ser gravado, isso sim, podemos decidir. Na pior das hipóteses a câmera é pública, e registra as nossas ações ou inércia. Cuidado: "sorria, você está sendo filmado!" ou "comporte-se: Jesus está olhando você!"

Luz! Câmera! Ação!

Mágicas palavras. Estão associadas à fantasia, glomour, sucesso, imortalidade. Mas também estão associadas à escândalo, perseguição, depressão, ostracismo.

Precisamos conhecer muito bem quem nos faz ouvir essas palavras. O show diário vai começar. O problema é que esse show, o da vida, da nossa vida, não admite erros. Uma vez que somos nós os produtores, os prejuízos são nossos. Portanto, é preciso estar pronto, para não desperdiçar nada em mais um dia de gravação.

O que você fizer exige produção. E você é um ator. Em muitas oportunidades, durante as filmagens, você é protagonista, o galã, mas pode ser também o bandido. O local onde você trabalha é o cenário real para você atuar. Já se perguntou quanto custa aquilo tudo? Qual o seu cachê? E o dos outros atores? Deve ser muito caro. Não podemos errar. O filme? Já pensou no produto ou serviço que você ajuda a produzir e disponibilizar para a platéia ávida por ótimas experiências? Tudo tem que ser perfeito. O respeitável público merece! E quando gosta, continua comprando e nos mantendo trabalhando, dignamente.

Bom, você está atuando. Ok! Mas você treina? Como você se prepara para mais um dia de trabalho árduo, como é o trabalho de qualquer ator? Ou pelo menos deveria ser. O que você faz quando não está atuando? Lê? Faz exercícios? Estuda?

Assim como os atores famosos, temos também os nossos admiradores. Mais discretos, claro. Mas, assim como os atores famosos temos críticos. Você sabe que são seus admiradores? Você sabe quem são seus críticos?

Lembre-se que num dia de trabalho passamos por vários set's de filmagens. Temos que representar bem em todos eles. Não esqueça: em qualquer cenário é necessário Luz! Câmara! Ação! E claro, uma ótima atuação. E cuide para ser o mocinho, nunca o bandido.

Para ilustrar, acompanhe como um ator famoso, global, se mantém ativo e prestigiado, ou seja, como ele cuida da sua empregabilidade. Veja se você descobre quem ele é, através de suas declarações extraídas do livro Bastidores - série teatro brasileiro, de Simon Khoury. Uma bela obra que nos permite conhecer melhor esses fantásticos atores. Faço questão de revelar que essa série foi patrocinada pela BrasilTelecom.

"Vestido como Aleijadinho passei várias noites inteiras me esfregando pelas paredes das igrejas..." (Um dos exercícios para representar Aleijadinho na série Poema Barroco, 1997, Rede Globo.)

Que tipo de laboratório você faz para representar seus papéis diários? Estão dando resultados? Quais as suas fontes de inspiração?

"Um homem que já leu mais de 300 livros não pode ser considerado tão despreparado assim... Agora, só tem uma coisa, sou um cara objetivo, só leio aquilo que depois vai me servir."

Quais livros você já leu? Quais os livros você está lendo atualmente? Que aprendizado prático eles tem lhe proporcionado, que possibilitem ser seus personagens? O que você sabe pode levar você aonde? Se não servir para isso... A não ser que você não precise mais ler para aplicar. Se for seu caso, parabéns.

"Eu não era bonito, não tinha o padrão do galã, não tinha estatura, era um tipo bem brasileiro...". "... Naquela época, um ator para sobressair tinha que ter características européias, como Paulo Autran, Walmor Chagas, ou lembrar norte americano, como o Jardel Filho, Tônia Carrero, Maria Della Costa."

Se você não é do tipo que cai, facilmente, nas graças do Diretor, é melhor desenvolver mais competências do que qualquer outro ator do seu núcleo. Em qual dos lados você está: dos rostinhos bonitos (vazios) ou dos competentes (sólidos)?

"... queria chegar ao topo... Eu precisava ser o melhor porque tinha muita dificuldade de pedir, bajular, implorar um papel, nunca me prostituí, até hoje nunca pedi um emprego a ninguém, nunca me ofereci ou me insinuei para trabalhar."

Quais seus objetivos? Quer ser protagonista? Você tem dois caminhos: o da competência ou mediocridade. Como sempre a escolha é nossa! Infelizmente, a mediocridade parece mais fácil de ser praticada, uma vez que ser competente exige trabalho duro continuado.

"Sempre recebi menos do que valia, me acho sempre explorado. Não sei reivindicar."

Se for reivindicar, é melhor estar seguro de que é o melhor.

"Na Globo, tudo bem, só que custou muito para reconhecer que eu era um ator eclético, dedicado, pontual, digno e que jamais deixava furos. A Globo só solicita enquanto você é mercado, claro. Ela faz pesquisa para tudo e não me mantém lá só por causa dos meus lindos olhos castanhos. Nunca paro de trabalhar lá, é uma tarefa atrás da outra, porque sempre surpreendo e apresento desempenhos distintos. As pesquisas que a TV Globo faz estão sempre a meu favor."

Como estão as pesquisas? A seu favor? O que as pessoas andam falando sobre você? E o seu Diretor? Você tem surpreendido os produtores do filme em que você está atuando? Tem outros papéis em vista? Tem recebido convites para outros trabalhos? Filmes, novelas, mini-séries, ponta, figuração...

"Além dos exercícios de voz, trabalho o corpo diariamente, concentração e desconcentração: giro para o lado as juntas, cada parte rotativa que tem no corpo e depois começo a conjugar, pé, joelho, cabeça, cintura e isso vai desconectando todas as partes do corpo, através da concentração e da desconcentração."

Como você tem se preparado para seus dias de trabalho? Que tipo de exercício tem feito? Eles estão dando algum resultado? Como está seu corpo? E a sua mente? Eles tem contribuído para melhorar o que você faz atualmente?

"Eu me exercito sempre que é para estar preparado para o que der e vier, então posso começar ensaiar amanhã qualquer tipo de personagem."

Você está se preparando para representar o quê? A sua preparação levará você a conquistar outro papel? Está focado? Ou qualquer coisa serve? Você quer desempenhar outros papéis? Não? Hii...

"Stenio Garcia: Avancini, o que é preciso eu fazer para a gente trabalhar em harmonia e eu não ter que ouvir os seus gritos? Valter Avancini: Por quê? Stenio Garcia: Porque você está berrando comigo, eu não sei como reagiria e quero que você aprecie o que eu fizer. Valter Avancini: Basta você estar com o texto na ponta da língua atrás do cenário cada vez que eu chamar. A partir desse momento, fiz oito novelas com ele e nunca jamais levantou sua voz para mim."

Os conflitos são contornados com atitudes éticas? E por que existem conflitos? Você está sempre ansioso nos seus locais de trabalho? Você sabe exatamente o que o Diretor espera de você? O que você faz quando não há clareza nos objetivos a serem alcançados? Há desgaste por falta de objetividade nos relacionamentos? O que você tem feito para eliminar a ansiedade? A ansiedade fará você errar.

"Tudo que faço é observado, pensado, refletido e, depois, expressado."

Suas ações são espontâneas? Você segue algum planejamento? Como você planeja as suas ações? Tem se dado mal por algum comportamento indesejado? Tem trabalhado a sua inteligência emocional? Suas atitudes levarão você aos seus objetivos?

"No primeiro dia de exercício, perdi a consciência e, quando despertei, estava enroscado num dos paus da maloca feito uma cobra e todo vomitado, mijado e cagado. Tinha perdido toda a estrutura de controle. Foram dois meses de exercícios intensivos. Eu ficava gritando feito louco, jogando a voz rouca e pulando ao mesmo tempo – esse era de matar – ficava de cócoras, apoiando o corpo numa perna só e ficava girando sem parar durante cinco minutos sobre a perna esquerda e, depois, mais cinco minutos e meio no sentido contrário, apoiando o corpo na outra perna." (Esse exercício, vejam só, era para sumir no meio dos índios, no filme "Brincando nos campos do senhor, 1990", de Hector Babenco. Só ficou satisfeito quando a produção não conseguiu distingui-lo nas cenas com os índios.)

Você está querendo aparecer demais? Ou você gosta de fazer as coisas acontecerem atuando para a equipe? Os seus exercícios estão dando o suporte psicológico para manter você atuando de forma decisiva, porém discreta? Que tipo de posicionamento o seu trabalho exige: de estar sempre em evidência ou de fazer as coisas acontecerem? Ou os dois? Ou nenhum? Será se existe? Você é cobrado para mostrar você mesmo ou o seu trabalho? Ou você não é cobrado? Hii...

Somos atores. Teremos o cenário que quisermos. Mas depende de como nos preparamos. É assim: quanto mais importante for o papel, maior será o esforço. Quanto mais sofisticado for o cenário, maior deverá ser a reputação.

Quem é o ator?

Luz! Câmera! Ação! Essas palavras são essenciais para MUDAR PARA VIVER MELHOR!

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