Sexta-feira, 18 de janeiro de 2008 - 07h02
...Ergo os meus olhos bem alto / E contemplo a missão do saber / Que melhora a vida do homem / E com prazer o ajuda a viver. Da grande missão da ciência / Serei sempre um forte aliado/ Em busca de conhecimento / Com a ética sempre ao meu lado. Hino do Farmacêutico - Autor: Islou Silva (CRF-DF 1.123)
Ao cantarolar alguns versos do Hino do Farmacêutico, pus-me a refletir sobre a profissão. Qual a sua verdadeira missão? Qual a importância do profissional da farmácia para a humanidade? - Acredito que seja muito mais que promover a saúde. O farmacêutico, pela essência da sua atividade, é um guardião de vidas.
Mesmo antes dos primeiros estudos dos boticários, nos conventos na Idade Média, gregos, indianos, chineses e outros povos já observavam e testavam as propriedades terapêuticas de substâncias naturais. Desde a Antigüidade, os farmacêuticos pesquisavam elementos da natureza para curar enfermidades e proteger vidas!
O farmacêutico é vital na promoção da saúde. É o profissional com amplo conhecimento sobre medicamentos, e sua formação abrange desde os sintomas de doenças, a criação de fórmulas até chegar à dispensação. O farmacêutico estuda, pesquisa, trabalha e vive para ser guardião de vidas!
Mas não é só isso!Até a década de 80, as farmácias, principalmente de cidades do interior do País, eram pontos de encontro para longas conversas, e eram de onde saíam notícias da cidade. Mais que alguém que cuidava da saúde, o farmacêutico era um amigo da família. Era conselheiro, ouvinte, humorista, terapeuta e, ainda, detentor de saberes sobre doenças, medicamentos e formas de tratamento.
Com o crescimento da atividade, o conceito mudou e o profissional passou a atuar em diversas áreas no mercado de trabalho. Hoje, somos mais de 104 mil profissionais atuando na pesquisa, dispensação, indústria, análises clínicas, farmácia hospitalar, análise de alimentos, cosméticos, ensino, pesquisa científica, vigilância sanitária, perícia, análise de DNA, toxicologia e outras áreas. Mas o espírito de amigo da família ainda vive dentro de cada um de nós.
Como guardião, o farmacêutico enfrenta algumas batalhas. A assistência farmacêutica na atenção básica é uma delas. Ainda não temos um serviço de qualidade em todo o País. A mudança do atual modelo de farmácia comunitária é outra luta. Mas com paciência, metas traçadas e objetivos claros, os guerreiros encontram no Conselho Federal de Farmácia e nos Conselhos Regionais as fortalezas que precisam para se reunir, discutir a profissão e traçar a estratégia de cada batalha por uma saúde com mais qualidade.
Ser guardião da vida é uma nobre missão. Dia 20 de janeiro é Dia do Farmacêutico. Parabéns a todos os profissionais da Farmácia. A vida com saúde é o principal objetivo do nosso trabalho.
Lérida Maria dos Santos Vieira, Diretora Secretária Geral do Conselho Federal de Farmácia e Conselheira Federal pelos Estados de Rondônia/Acre.
O paradoxo do Governo Lula: fragmentação da Amazônia em nome do ambientalismo criminoso
Parece que o Governo Lula engatou o dedo no gatilho de uma metralhadora e tem disparado centenas de balas contra o próprio pé. Ferido, não anda, fal
Quebrada a Barreira do Cartel dos Partidos do Arco do Poder na Alemanha
Na Alemanha, os partidos tradicionais vêm mantendo uma "barreira de fogo" contra a AfD (extrema direita, com 20% de apoio, defensora de uma política m
Trump e a Transformação Política no Ocidente
Imperialismo Cognitivo da UE versus Imperialismo Económico-militar dos EUA Estará Trump a tentar resgatar o espírito da Europa enquanto a própria Eu
A velha fábrica de corrupção voltou a operar
Há vários anos desativada, a velha fábrica de corrupção voltou a operar em Rondônia. Especializada na preparação de licitações e contratos fraudulen