Quinta-feira, 6 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

OPINIÃO: Mídia, semiótica e o ano eleitoral



Já está dando o que falar o jingle dos 45 anos da Rede Globo, que segundo a campanha da Dilma Rousseff (PT), faz alusão a candidatura do Serra (PSDB), por dois motivos: A frase “todos queremos mais”, que segundo a equipe de campanha da petista pode remeter ao slogan do candidato tucano que diz “o Brasil pode mais” e o gritante número 45 que faz referência aos anos da emissora e coincidentemente é o número do PSDB.

A Globo já tirou o filme do ar e o vídeo já ganhou vida própria na internet e passa a ser visto com olhares direcionados.

Caso passou longe do pensamento de seus autores atrelar as imagens, agora elas estão vinculadas e veiculadas.

A reclamação da equipe da Dilma contribuiu para que mesmo os olhares mais inocentes, desprovidos da malícia semiótica, passassem a perceber a tal “campanha implícita”, que graças à queixa dos companheiros agora está explicita.

Como diz o ditado: “tudo que é proibido é mais gostoso”, o jingle já virou febre na internet e ganhou os portais de notícias, talvez fosse melhor tê-lo ignorado, pois as conseqüências em pedir sua retirada sem dúvida dá uma repercussão ainda maior, como foi o caso do comercial da cerveja Devassa, protagonizado pela socialite Paris Hilton, o comercial que passava desapercebido na televisão ganhou olhares críticos na internet após ser censurado na tevê.

Certamente, assim como diz a nota de esclarecimento da emissora, o vídeo dos 45 anos realmente pode ter sido feito antes de qualquer slogan político, tendo em vista o trabalho minucioso para haver tamanha perfeição, como exige o padrão de qualidade da emissora, mas como foi veiculado somente agora e com a rigorosidade que a Globo tem com seus produtos, fica difícil compreender como ninguém teve essa leitura subliminar antes de levar o vídeo ao ar.

Será que foi mesmo uma “comemoração” de duplo sentido? Ou será que a equipe da Dilma está procurando pêlo em Globo?

Crédito: Laércio Guidio – Jornalista, com extensão universitária em Fundamentos Semióticos e metodológicos para o ensino de textos

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Europa em Marcha para a Guerra

Europa em Marcha para a Guerra

Ursula von der Leyen manda os Europeus apertar o Cinto… e o Gatilho! A Europa está em polvorosa! A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der

Queda de popularidade do governo Lula revela que chegou a hora de o presidente pendurar as chuteiras?

Queda de popularidade do governo Lula revela que chegou a hora de o presidente pendurar as chuteiras?

A popularidade do presidente Lula despencou a níveis impressionantes, considerado o menor índice de aprovação nos três mandatos do petista. Somente

A hora está chegando

A hora está chegando

Que o povo tem a sua força numa democracia é algo que há muito tempo está enraizado no imaginário social. Isso é pura verdade, porém, em termos prát

Petrobras registra rombo histórico

Petrobras registra rombo histórico

Quando o assunto é exploração de petróleo em águas profundas e profundíssimas, a Petrobras é uma referência mundial. Considerada uma espécie de joia

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de março de 2025 | Porto Velho (RO)