Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Opinião:Petróleo era nosso? Somos auto-suficientes ou não?



Por: João Serra Cipriano

Todo cidadão brasileiro já ouviu um dia, os governantes do Brasil falar, propagar, que éramos auto-suficientes em combustíveis e que a Petrobrás era a empresa mais eficiente da América Latina. Getúlio Vargas gritou pelas rádios país a fora, que o petróleo era nosso. Luiz Inácio, o Lula, propagou pela mídia, diga-se de passagem com gastos de milhões de reais de grana pública, que éramos a pátria das reservas de petróleos. “Pré-sal, reservas de Campos, etc. e tal”. Dúvida? “ Veja no” Google”, leia as matérias oficiais e os vídeos da mídia da era Lula. Propaganda enganosa tem perna curta e os fatos colocam os governistas em descréditos.

Bom, o tempo passou, e sete meses depois da saída do “cara” da presidência e pouco mais de nove meses das eleições presidenciais, vem o presidente da Petrobras, o senhor José Sérgio Gabrielli para anunciar em nome da estatal do petróleo, que o Brasil vai ter que importar gasolina e alguns derivados. “Uma vergonha se levarmos em conta as propagandas governamentais de soberania em reservas de petróleo”.

O Congresso Nacional deve uma explicação aos mais de 190 milhões de brasileiros por não estar cumprindo o seu papel soberano de fiscalizar e acompanhar as propagandas enganosas do poder executivo de alta suficiência, em petróleo. Volto a dizer, à custa de milhões de reais do erário, gastos com mídia através de agências e empresas de propaganda.

Com desculpas esfarrapadas, para encobrir a falta de gestão futura da Petrobras, vem o atual presidente jogando a culpa no aumento de renda da população. Hora, todo economista e gestor de planejamento de uma empresa do porte gigantesco da Petrobras, se tivessem competência, teriam a oito anos atrás, planejados e dimensionados as produções de refino futuro: “produção, consumo atual e evolução de crescimento da economia a médio e longo prazo’. Planejamento é nada mais, que usar os indicadores sociais, econômicos e estruturais.

A incompetência na gestão da Petrobras é tanta, que o seu atual presidente vem a público, junto à imprensa, para anunciar déficit de combustível e sequer sabia os percentuais que a “estatal do petróleo brasileira” deverá importar para suprir os possíveis “déficits” de produção e consumo nas bombas e nos postos.

A classe política brasileira deve estar atenta, já, que estamos falando de uma das três maiores gigantes do petróleo bruto e refinado do mundo. O governo brasileiro, com essas declarações do presidente da Petrobras, de que, existe déficit, que terá que importar e que não sabe o quanto deverá importar, assina atestado de incompetência, falta de planejamento estratégico e total falta de visão de crescimento do Brasil, aliado ainda as displicências graves de investimentos interno em novas “refinarias”. O fato é grave, é na verdade gravíssimo para uma nação que pretende realizar uma Copa do Mundo em 2014 e uma Olimpíada em 2016.

Aliado aos fatos, os cidadãos “contribuintes brasileiros” pagam os combustíveis e derivados mais caros do mundo. Agora, comparado com as mídias do governo federal dos últimos oito anos de que éramos auto-suficientes em reservas de petróleo bruto, e que, a Petrobras tinham reservas de bilhões de reais para investir, porque, não construíram novas refinarias no Brasil. 

Diga-se de passagem, que os combustíveis brasileiros recebem uma das maiores cargas de impostos e agora, com o anuncio de importação de gasolina, vamos gerar novos empregos na Venezuela, Bolívia e quem sabe, Emirados Árabes. 

Como escrevo para o cidadão das ruas, os contribuintes, através da imprensa livre, digo com todas as letras, que pretendem usar as desculpas do padrão de vida elevado do brasileiro, para arrochar os preços da gasolina “importada” nas bombas, tudo para elevar as receitas federais através da dura carga de impostos sobre os combustíveis. Mais uma vez nós os brasileiros, os contribuintes é quem pagaremos o preço da incompetência de gestão da estatal Petrobras e ou “ajudar” o governo brasileiro a elevar receitas.
 

Veja mais notícias: WWW.dfurgente.com.br
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Silêncio do prefeito eleito Léo Moraes quanto à escolha de nomes para o governo preocupa aliados

Silêncio do prefeito eleito Léo Moraes quanto à escolha de nomes para o governo preocupa aliados

O silencio do prefeito eleito de Porto Velho, Léo Moraes (Podemos), quanto à escolha de nomes para comporem a sua principal equipe de governo vem se

Zumbi dos Palmares: a farsa negra

Zumbi dos Palmares: a farsa negra

Torturador, estuprador e escravagista. São alguns adjetivos que devemos utilizar para se referir ao nome de Zumbi dos Palmares, mito que evoca image

A difícil tarefa de Léo

A difícil tarefa de Léo

Imagino quão não deve estar sendo difícil para o prefeito eleito Léo Moraes (Podemos) levar adiante seu desejo de não somente mudar a paisagem urban

A faca no pescoço

A faca no pescoço

Aos que me perguntam sobre eventuais integrantes da equipe que vai ajudar o prefeito eleito Léo Moraes a comandar os destinos de Porto Velho, a part

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)