Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Opinião: Vamo-nos embora pra Porto Velho!!


 
Convidamos todos os brasileiros que não percam o momento histórico que passa a Cidade do Madeira e venham para cá residir. Não há dúvida de que vocês passarão a viver em uma cidade com peculiaridades invejáveis. Não é à toa que somos conhecidos como cidadãos afortunados que moram no verdadeiro coração da Amazônia. Aqui a felicidade brota do solo e a tranqüilidade é o refrão do nosso céu sempre azul. As aves aqui não gorjeiam: poetizam. Nesta Terra, falar de qualidade de vida é puro truísmo. Ouçam nosso apelo: “Vamo-nos embora pra Porto Velho!”.

Nossas ruas são as mais limpas da Região. Qualquer um que caminhar por elas não encontrará sequer uma ponta de cigarro jogada no chão. Em toda a cidade, há recipiente para o lixo. O cidadão daqui não joga lixo na rua e a Prefeitura dá destino ecológico ao lixo recolhido. O trato com a limpeza é tanto que já deu caso de polícia o fato de um cidadão que, imprudentemente, jogou uma latinha de refrigerante no meio da rua. Não temos esgoto ao céu aberto, já que a Municipalidade realizou o maior processo de saneamento básico do Brasil. Quando cai chuva de forma torrencial, não temos problemas com alagamento. Rua em Porto Velho é sinônimo de limpeza. E essa conquista é produto do nosso modo de ser.

Nosso trânsito, apesar de ter o maior crescimento proporcional do Brasil, é uma perfeita calmaria. Acreditem, futuros moradores de Porto Velho, temos um dos trânsitos mais organizado do Brasil. Não há engarrafamentos. Buzina só para celebrar a vitória do Brasil em Copa do Mundo. É tão calmo que parece até que o número de veículos diminuiu. Se alguém perguntar por que tanto tranqüilidade, a resposta ecoa uníssona: planejamento e pronta atuação do Poder Público. Na época que ventilaram a construção das Usinas do Madeira, todas as medidas foram adotadas preventivamente e de modo eficaz. Construímos três viadutos em menos de 1 ano. Duplicamos as pistas das ruas. Reorganizamos o sentido de várias outras. Colocamos faixa, semáforos e lombadas eletrônicas por toda a cidade. Criamos dezenas de passarelas e vários corredores para motociclistas e ciclistas. E muitas, muitas placas de sinalização. Tudo isso sem nenhuma paralisação de obra, seja por causa da Natureza ou de erro humano. E melhor: em tempo razoável. É por isso que somos briosos do trânsito que temos.

Caros convidados, se por acaso vocês não tiverem transporte próprio (carro, moto, bicicleta), não se preocupem. Nosso transporte coletivo é confortável e com preço módico. Cada parada de ônibus é equipada com uma cabina com ar-condicionado, para evitar que o contribuinte passe humilhação por causa da chuva e do calor. Todos os ônibus também têm ar-condicionado e a frota é renovada a cada 3 anos. Há terminais de integração, com banheiros limpos e bebedouros à disposição de todos. Aqui com uma única passagem vocês podem ir para qualquer lugar da cidade. Não vamos deixar de dizer que em cada terminal há wireless. Vários especialistas do mundo inteiro vêm ao Porto do Velho para conhecer nosso sistema de transporte coletivo. Já saímos no Jornal Nacional e até no New York Times. Para compreender a nossa situação de referência na matéria, saibam que o nosso Prefeito, Secretários e Vereadores, pelo menos três vezes por semana, vão de ônibus para o serviço só para demonstrar a qualidade do serviço. Nessas oportunidades, fiscalizam o trato sempre humano e respeitoso que recebemos das empresas concessionárias. O único incidente, até agora registrado, foi de um funcionário de uma empresa de ônibus que estava a trabalhar sem o crachá de identificação. Essa situação foi resolvida e a empresa foi multada por descumprir essa regra constante no contrato de concessão. Contudo, entendemos que a multa foi um exagero. Digamos que essa tal legalidade estrita às vezes não é razoável. O que acham?!

Saibam também que nossas escolas servem de modelo de qualidade para o País. Temos grau zero de repetência escolar. No último resultado do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), fomos a primeira cidade do Brasil a alcançar a faixa dos 6,0 (na verdade 6,2!). Não temos casos de analfabetismo funcional. Dá gosto de ver as salas de aula: todas digna de Primeiro Mundo. Tudo informatizado. Corpo acadêmico e alunos satisfeitos. Ir para a escola é festejado todos os dias. Aluno com 6 anos já navega pelo tal de Google. Pensem bem: quando os filhos e netos dos mandatários (agentes políticos) de um município estão estudando em escola pública, é porque a coisa funciona e funciona muito bem. Então, não tenham dúvida de que seus filhos ou netos terão uma educação primorosa nesta cidade.

Vamos citar ainda que criamos em nossa cidade mais de 30 zonas de lazer. Nossa cidade está repleta de sítios onde vocês poderão fazer piqueniques, campismo ou conhecer jardins. Igualmente nesse ambientes de saúde, poderão caminhar, conversar, jogar uma partida de xadrez ou de vôlei de praia. Tudo com iluminação e segurança. Sem deixar de dizer que o wirelass está presente em todos esses locais. Temos certeza de que as fotos enviadas para seus parentes causarão forte impressão. Viver num local que prima pela saúde e lazer de seus habitantes é algo fabuloso. Por isso, venham logo e conheçam uma capital de Estado com um dos maiores índices de desenvolvimento humano do Brasil – IDH.

Poderíamos ficar a narrar em linhas sempiternas as maravilhas que irrompem desta Capital. Mas acreditamos que apenas as referências apontadas já credenciam Porto Velho a ser o lar de qualquer pessoa que queira habitar em uma terra que se destaca pela qualidade de vida e, principalmente, pelo respeito por cada cidadão. Somos orgulhosos da nossa cidade. Até porque o que ela nos traz de bonança não encontraríamos em lugar algum. Já percorremos algumas regiões e não vimos nada que se iguale a Porto Velho. Vamo-nos embora pra Porto Velho! Esse é o nosso pedido aos brasileiros sensatos.

Ação Popular: Respeitem Porto Velho!!

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Silêncio do prefeito eleito Léo Moraes quanto à escolha de nomes para o governo preocupa aliados

Silêncio do prefeito eleito Léo Moraes quanto à escolha de nomes para o governo preocupa aliados

O silencio do prefeito eleito de Porto Velho, Léo Moraes (Podemos), quanto à escolha de nomes para comporem a sua principal equipe de governo vem se

Zumbi dos Palmares: a farsa negra

Zumbi dos Palmares: a farsa negra

Torturador, estuprador e escravagista. São alguns adjetivos que devemos utilizar para se referir ao nome de Zumbi dos Palmares, mito que evoca image

A difícil tarefa de Léo

A difícil tarefa de Léo

Imagino quão não deve estar sendo difícil para o prefeito eleito Léo Moraes (Podemos) levar adiante seu desejo de não somente mudar a paisagem urban

A faca no pescoço

A faca no pescoço

Aos que me perguntam sobre eventuais integrantes da equipe que vai ajudar o prefeito eleito Léo Moraes a comandar os destinos de Porto Velho, a part

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)