Domingo, 2 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

OPINIÃO: VOTO É INEGOCIÁVEL


Mais uma vez estamos em ano de eleição. Já está deflagrado o processo democrático e legitimo para escolher através do voto àqueles que irão nos representar – desta feita – os vereadores que comporão o Poder Legislativo e o prefeito que chefiará o Poder Executivo Municipal.

A cada eleição a Justiça Eleitoral e outros organismos (OAB e Igrejas, por exemplo) promovem campanhas publicitárias alertando o eleitorado para a importância de exercer com responsabilidade a sua cidadania, votando em candidatos (as) capazes de representar a sociedade com eficiência e respeito.

Infelizmente o que se tem visto é o crescimento assustador do número de candidatos que se elegem a custas de campanhas milionárias. Sujeitos que não demonstram ter nenhuma afinidade com os anseios mais visíveis do povo.

Candidatos que usam e abusam do poder político e econômico revestem de legalidade o que é veementemente proibido pela legislação eleitoral. A Justiça por sua vez – na maioria dos casos – só se manifesta se for provocada e não é qualquer cidadão que se encoraja a denunciar os negociadores de mandatos.

O Partido Trabalhista Brasileiro combaterá veementemente a comercialização de votos em Ji-Paraná nas eleições que se aproximam. Na medida em que for permitido o PTB vai trabalhar para coibir a manipulação eleitoral daqueles que procuram conseguir votos fazendo promessas de bens materiais, dinheiro, emprego, assessorias etc.

Candidato e eleitor que compra e vende o voto não tem respeito pêlo município e seu povo. Não se importa com a miséria, com a falta de medicamentos nos postos de saúde, com o abandono de crianças, idosos e moradores de rua. Quem negocia voto não se incomoda e nem tem moral para cobrar asfalto nas ruas, saneamento básico, estradas bem conservadas, creches e hospital publico de boa qualidade.

O Voto é inegociável e quem assim não procede além de praticar os crimes previstos em Lei, comete pecado contra Deus e contra o povo. Que em 2008 os eleitores escolham seus candidatos considerando a competência e compromisso dele com a comunidade, com as causas sociais e que o voto seja uma arma na busca por uma sociedade justa e fraterna.


Até breve,

Fonte: Leudo Buriti, advogado e presidente do Diretório do PTB/Ji-Paraná – Ro.
 

 

Gente de OpiniãoDomingo, 2 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O paradoxo do Governo Lula:  fragmentação da Amazônia em nome do ambientalismo criminoso

O paradoxo do Governo Lula: fragmentação da Amazônia em nome do ambientalismo criminoso

Parece que o Governo Lula engatou o dedo no gatilho de uma metralhadora e tem disparado centenas de balas contra o próprio pé. Ferido, não anda, fal

Quebrada a Barreira do Cartel dos Partidos do Arco do Poder na Alemanha

Quebrada a Barreira do Cartel dos Partidos do Arco do Poder na Alemanha

Na Alemanha, os partidos tradicionais vêm mantendo uma "barreira de fogo" contra a AfD (extrema direita, com 20% de apoio, defensora de uma política m

Trump e a Transformação Política no Ocidente

Trump e a Transformação Política no Ocidente

Imperialismo Cognitivo da UE versus Imperialismo Económico-militar dos EUA Estará Trump a tentar resgatar o espírito da Europa enquanto a própria Eu

A velha fábrica de corrupção voltou a operar

A velha fábrica de corrupção voltou a operar

Há vários anos desativada, a velha fábrica de corrupção voltou a operar em Rondônia. Especializada na preparação de licitações e contratos fraudulen

Gente de Opinião Domingo, 2 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)