Sexta-feira, 14 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

ORESTES MUNIZ: Aproveitando o desenvolvimento


ORESTES MUNIZ: Aproveitando o desenvolvimento  - Gente de Opinião
  

*Orestes Muniz Filho
 

Dias atrás, trouxe à discussão a questão do crescimento do país e, em particular, de Rondônia.

Naquela oportunidade, disse que o crescimento de Rondônia é uma realidade e que a previsão é de um período de franco desenvolvimento durante o ano de 2010 e nos próximos.

Afirmei também que a grande questão que se coloca é: quem está preparado para aproveitar o “bom” momento da economia nacional? E em Rondônia? Quem está se beneficiando, ou seja, tirando proveito da situação ímpar por que passa o nosso Estado?

E indagava ainda: será que os rondonienses participarão dessa arrancada desenvolvimentista?

Algumas pessoas saberão se inserir neste processo porque estão qualificadas tecnicamente para desempenhar atividades reclamadas nas várias áreas da iniciativa privada e da administração pública. Entretanto, infelizmente, existem muitas pessoas que, por comodismo, falta de oportunidade, ou por questões econômicas, não cuidaram de adquirir o devido preparo que os habilitassem a estarem prontas para exercerem atividades, para as quais se exige conhecimento suficiente.

A palavra-chave, neste momento, é qualificação, ou seja, conhecimento técnico. Quem não estiver preparado tecnicamente irá participar do “bom momento”, apenas perifericamente, ou seja, poderá se beneficiar deste processo, porém, apenas por reflexo.

O “conhecimento técnico” é o único meio através do qual a pessoa poderá ser inserida no processo de desenvolvimento. E o “conhecimento técnico” só se obtém por meio da educação. Sem educação não se consegue a preparação adequada para participar do “bom momento”. Sem a devida preparação, o indivíduo sofre, enfrenta rejeições, não percebe as ofertas e fica dependente da boa vontade dos outros. A educação é libertadora, torna a pessoa titular de seu destino.

Analisar o processo de crescimento da economia, interpretá-lo e procurar se inserir nele é tarefa para quem sabe empreender e que consegue perceber as exigências do mercado. O indivíduo deve conhecer as exigências do mercado para se colocar a favor da corrente que leva ao crescimento.

Acredito que ainda há tempo para que as pessoas possam se qualificar para serem inseridas neste “bom momento” da economia.

Acredito também que é indispensável a criação de novos mecanismos de qualificação e ampliação das ofertas que levam ao “conhecimento técnico” para que os rondonienses participem mais decisivamente do processo de desenvolvimento do Estado.

As pessoas não devem ficar esperando pelos outros ou culpando alguém pelo seu despreparo. Devem correr para conseguir perceber a onda e nadar a favor da corrente.

* É advogado

Gente de OpiniãoSexta-feira, 14 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Estrada da Penal – o retrato do descaso oficial

Estrada da Penal – o retrato do descaso oficial

A RO – 005, conhecida como Estrada da Penal, é a única via terrestre que dá acesso a milhares de moradores do baixo Madeira, como Vila Calderita, Sã

Do outro lado do poder: Lula sempre defendeu a Anistia

Do outro lado do poder: Lula sempre defendeu a Anistia

O ano era 1979. Tinha acabado de chegar de Belém do Pará, onde fui estudar e tive os meus primeiros contatos com a imprensa na Revista Observador Am

Consórcio 4UM-Opportunity vai cobrar pedágio na BR-364 sem investir nenhum centavo imediatamente

Consórcio 4UM-Opportunity vai cobrar pedágio na BR-364 sem investir nenhum centavo imediatamente

A BR-364, uma das principais rodovias de Rondônia, está prestes a ser concedida à iniciativa privada pelo prazo de 30 anos. O consórcio 4UM-Opportun

Centrão aproveita fragilidade do governo Lula para exigir mais cargos

Centrão aproveita fragilidade do governo Lula para exigir mais cargos

A popularidade do governo Lula vem caindo a cada pesquisa de opinião pública. Há quem diga que nunca esteve tão baixa. Muitos são os motivos, entre

Gente de Opinião Sexta-feira, 14 de março de 2025 | Porto Velho (RO)