Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

Aprovada criação do dia de Maria de Nazaré, padroeira de Rondônia

Proposta de Follador estabeleceu o segundo domingo do mês de setembro como dia da padroeira


Aprovada criação do dia de Maria de Nazaré, padroeira de Rondônia - Gente de Opinião

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou por unanimidade, esta semana, o projeto de lei que instituiu o Dia da Padroeira do Estado de Rondônia, Maria de Nazaré, que passa a ser comemorado todos os anos no segundo domingo do mês de setembro. O projeto é de autoria do deputado Adelino Follador (DEM), que disse atuar nesta proposta como porta voz de todas as comunidades católicas do Estado de Rondônia.

 

Ao justificar a propositura, Follador disse que Maria de Nazaré é por tradição a Padroeira da Amazônia, e por isso o gesto da comunidade rondoniense e do Parlamento é uma medida relevante para todo aquele que tem fé, um retrato da cultura e da admiração do povo de Rondônia e da Amazônia a Nossa Senhora de Nazaré, Mãe do Senhor Jesus, e a reverência e devoção à sua imagem como Mãe da Igreja, as festas e comemorações em sua homenagem são ponto alto das manifestações religiosas do povo rondoniense, a exemplo das manifestações tradicionais no Estado do Pará.

 

O deputado citou a carta que recebeu do padre Alceu Weber, da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, de Porto Velho (Jardim Eldorado), em que descreve a aventura de fé do povo paraense que trouxe para Rondônia, como quem reza o terço, carregado de todo o simbolismo da via crúcis, o Círio de Nazaré para Porto Velho, citado no livro Desbravadores, do professor e ex-padre Vitor Hugo.

 

De acordo com a carta do religioso, "Em 1934, pelo decreto governamental nº 180, Nossa Senhora de Nazaré foi declarada Padroeira de Rondônia - já era Rainha da Amazônia -, e a Catedral do Sagrado Coração de Jesus, em Porto Velho que organizava o Círio de Nazaré, manteve até 1981 um Altar dedicado à Nossa Senhora de Nazaré. De 1982 a 1990 toda essa estrutura devocional foi transferida para a Paróquia Nossa Senhora do Rosário. Por fim, em 1991 foi construída a primeira Capela de Nossa Senhora de Nazaré, vinculada à Paróquia Nossa Senhora das Graças.

 

Adelino Follador disse que tem conversado com muitos religiosos e pessoas da sociedade, que como o padre Alceu Weber reconhecem a necessidade de tornar a paróquia em um Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, com celebrações diárias e outras atividades.

 

O deputado, que tem uma história de fé e colaboração com a igreja católica, disse que não podia deixar de propor a criação do Dia de Nossa de Nazaré, “que para mim é uma grande honra, um gesto de amor a Maria de Nazaré que dignifica a mim, minha família, aos rondonienses e a todos que a tem como Mãe da Igreja”, disse.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO entrega Unidade revitalizada da Ciretran em Nova União

Governo de RO entrega Unidade revitalizada da Ciretran em Nova União

O governo de Rondônia entregou, nesta sexta-feira (22), mais uma unidade revitalizada da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) no interior d

Governador Marcos Rocha entrega nova Ciretran em Alta Floresta e reforça modernização nos municípios do Estado

Governador Marcos Rocha entrega nova Ciretran em Alta Floresta e reforça modernização nos municípios do Estado

 Governo de Rondônia, sob a liderança do governador Marcos Rocha, avança em sua gestão municipalista com a entrega de importantes obras que benefici

Incra apresenta resultados do trabalho nas comunidades quilombolas de Rondônia

Incra apresenta resultados do trabalho nas comunidades quilombolas de Rondônia

No Dia da Consciência Negra a superintendência do Incra em Rondônia anunciou que Rondônia está com 100% das comunidades quilombolas com processo de

Novembro Quilombola: MPF atua para garantir direitos de comunidades quilombolas em Ji-Paraná (RO)

Novembro Quilombola: MPF atua para garantir direitos de comunidades quilombolas em Ji-Paraná (RO)

O Ministério Público Federal (MPF) tem atuado em 27 procedimentos ,em Ji-Paraná (RO), que buscam benefícios e direitos de seis comunidades quilombol

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)