Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

Assentamentos em Rondônia são supervisionados para titulação


Assentamentos em Rondônia são supervisionados para titulação - Gente de Opinião

Servidores do Incra em Rondônia estão em campo realizando a supervisão ocupacional de assentamentos dos municípios de Buritis, Candeias do Jamari, Costa Marques, Cujubim, Mirante da Serra, Nova Mamoré, Nova União, Parecis, Porto Velho, Theobroma e Vale do Paraíso.
Além da vistoria, os técnicos verificam a situação dos ocupantes regularizados e buscam a correção dos indícios de irregularidades apontados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), com vistas à titulação dos lotes rurais.
Os assentamentos rondonenses vistoriados são Buriti, Menezes Filho, Santa Maria, Santa Maria II, Flor do Amazonas 1 ao 4, Dois de Julho, Padre Ezequiel, Ribeirão, União I, União da Vitória, Lamarca, Primavera, Vale Encantado, Antônio Pereira Neri, Bom Jesus, Margarida Alves, Palmares, Igarapé das Araras, Joana Darc II e Pau Darco.
O trabalho é desenvolvido por meio de uma tecnologia de transmissão de dados e imagens que cruza as informações de campo com imagens georreferenciadas via satélite, permitindo relatórios automáticos enviados em tempo real para os sistemas de informação do instituto.
Segundo informou o superintendente do Incra/RO, Ederson Littig Bruscke, mesmo com o auxílio de ferramentas tecnológicas, a realização de um trabalho de campo dessa natureza é bastante complexa. Assim, os assentados dessas localidades que desejarem agilizar seu atendimento poderão procurar a unidade mais próxima da autarquia ou a própria equipe em atividade.
O Incra planeja investir em Rondônia aproximadamente R$ 346 mil na ação de supervisão ocupacional até o final de 2020. Após a fase atual, o trabalho será ampliado nos municípios de Cujubim, Machadinho do Oeste e Parecis em outubro. A meta é vistoriar 2,7 mil lotes rurais em assentamentos até dezembro.
Na vistoria são coletadas informações gerais sobre o beneficiário e a exploração do lote, além de ser identificado o ponto geográfico com as devidas coordenadas. O sistema também permite o registro das moradias e de documentos por meio de fotos, bem como eventuais alterações no Sistema de Informações de Projetos de Reforma Agrária (Sipra) e outras demandas da família atendida. Em alguns casos, possibilita a regularização da situação para posterior titulação.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO entrega Unidade revitalizada da Ciretran em Nova União

Governo de RO entrega Unidade revitalizada da Ciretran em Nova União

O governo de Rondônia entregou, nesta sexta-feira (22), mais uma unidade revitalizada da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) no interior d

Governador Marcos Rocha entrega nova Ciretran em Alta Floresta e reforça modernização nos municípios do Estado

Governador Marcos Rocha entrega nova Ciretran em Alta Floresta e reforça modernização nos municípios do Estado

 Governo de Rondônia, sob a liderança do governador Marcos Rocha, avança em sua gestão municipalista com a entrega de importantes obras que benefici

Incra apresenta resultados do trabalho nas comunidades quilombolas de Rondônia

Incra apresenta resultados do trabalho nas comunidades quilombolas de Rondônia

No Dia da Consciência Negra a superintendência do Incra em Rondônia anunciou que Rondônia está com 100% das comunidades quilombolas com processo de

Novembro Quilombola: MPF atua para garantir direitos de comunidades quilombolas em Ji-Paraná (RO)

Novembro Quilombola: MPF atua para garantir direitos de comunidades quilombolas em Ji-Paraná (RO)

O Ministério Público Federal (MPF) tem atuado em 27 procedimentos ,em Ji-Paraná (RO), que buscam benefícios e direitos de seis comunidades quilombol

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)