Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

Avanços em inovação e sustentabilidade para melhorar abastecimento de água em Rondônia são destacados pela Caerd


Para garantir qualidade nos serviços prestados à população a Caerd adquiriu novos medidores, cavaletes e tubulações - Gente de Opinião
Para garantir qualidade nos serviços prestados à população a Caerd adquiriu novos medidores, cavaletes e tubulações

Nos últimos dois anos, com o aporte de mais de R$ 20 milhões do Governo de Rondônia, a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) passou por uma transformação, reescrevendo sua história no setor e mudando a realidade de famílias que são assistidas pelos serviços da Companhia. Um dos marcos dessa transformação foi a renovação da frota, a fim de melhor atender às demandas da população. A Diretoria Executiva adquiriu novos conjuntos motobombas de água, garantindo um fornecimento mais estável e confiável.

MODERNIZAÇÃO

Frota renovada para atender às demandas da população

Além disso, a estatal dedicou-se à modernização dos equipamentos, substituindo medidores antigos por novos, renovando o pátio de hidrômetros. Tubulações desgastadas foram trocadas, e um estoque de materiais modernos e eficientes agora contribui para a redução das perdas e melhoria na qualidade do serviço prestado.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a ampliação do abastecimento também foi uma prioridade, com a perfuração de mais de 20 poços tubulares profundos em vários municípios e distritos, dentre eles: Porto Velho, Espigão do Oeste, Ji-Paraná e Ouro Preto do Oeste. Um investimento de R$ 1.640.671,24 (um milhão, seiscentos e quarenta mil, seiscentos e setenta e um reais e vinte e quatro centavos) beneficiou famílias que antes não tinham acesso à água potável. “Um exemplo é o município de Vale do Paraíso, onde a população agora desfruta de água tratada, com a revitalização da Estação de Tratamento de Água (ETA) realizada pela Caerd”, ressaltou.

COMBATE AO DESPERDÍCIO

Caerd aumentou em 100% os serviços de combate ao desperdício de água

Desde 2022, a Companhia aumentou em 100% os serviços de combate ao desperdício de água, com manutenções corretivas e preventivas para sanar vazamentos no sistema de abastecimento de água, sejam eles causados por terceiros ou sazonais. São vazamentos que prejudicam a qualidade do serviço prestado pela Companhia. Tanto em Porto Velho quanto em Ji-Paraná essas ações, realizadas pelas equipes operacionais, foram intensificadas.

OBRAS DO PAC

As importantes obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) são empreendimentos muito aguardados pelos rondonienses, principalmente quando o Poder Executivo Estadual conseguiu, pelo bom relacionamento com o Governo Federal, destravar as obras paradas. Muitas estão em andamento, e quando concluídas, a Caerd assumirá a administração dos serviços de captação, tratamento e distribuição de água. Em Porto Velho e no distrito de União Bandeirantes os trabalhos estão bem avançados, assim como em Jaru e Ji-Paraná. Quando entregues, as obras irão beneficiar centenas de famílias.

VERÃO AMAZÔNICO

Caminhões-pipa foram enviados para atender às famílias afetadas

Durante o verão amazônico, a Companhia atendeu à população de Espigão do Oeste, ocasião em que o rio Palmeiras, principal manancial que abastece o município, secou com os impactos do fenômeno El Niño. Em resposta à escassez hídrica, a estatal desencadeou uma ação emergencial para minimizar os impactos da seca na localidade. Com o apoio de um empresário local que disponibilizou água represada em sua fazenda, a Companhia executou uma manobra inovadora com a instalação de 500 metros de tubulação direcionando a água da represa para a calha do rio Palmeiras, que seguiu o curso normal até o ponto de captação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do município.

Caminhões-pipa foram prontamente enviados para atender às famílias afetadas. Uma força-tarefa envolvendo veículos da estatal, do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) e da prefeitura de Espigão do Oeste foi desencadeada com a missão de distribuir água porta a porta, principalmente em áreas elevadas, onde o acesso à água estava comprometido.

PINGO

Outro investimento da Companhia foi a criação do assistente virtual “Pingo”, uma inovação tecnológica que ajuda os clientes de maneira simples e intuitiva, quando precisam de algum serviço, sem a necessidade de comparecer a uma loja de atendimento da Caerd, fazendo uso do aplicativo ou no site da empresa.

A implantação da Agência Virtual, foi mais uma inovação da Companhia, onde os clientes com faturas atrasadas podem quitar as contas por meio de cartões de crédito, débito e Pix. A agência virtual pode ser acessada através do link https://agenciavirtualcaerd.gsan.com.br/gsan/exibirServicosPortalCaerdAction.do?menu=sim

O presidente da Caerd, Cleverson Brancalhão destacou que, os recursos estão sendo aplicados atendendo à população rondoniense com mais acesso à água potável e saneamento básico, garantindo saúde e qualidade de vida.


Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO entrega Unidade revitalizada da Ciretran em Nova União

Governo de RO entrega Unidade revitalizada da Ciretran em Nova União

O governo de Rondônia entregou, nesta sexta-feira (22), mais uma unidade revitalizada da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) no interior d

Governador Marcos Rocha entrega nova Ciretran em Alta Floresta e reforça modernização nos municípios do Estado

Governador Marcos Rocha entrega nova Ciretran em Alta Floresta e reforça modernização nos municípios do Estado

 Governo de Rondônia, sob a liderança do governador Marcos Rocha, avança em sua gestão municipalista com a entrega de importantes obras que benefici

Incra apresenta resultados do trabalho nas comunidades quilombolas de Rondônia

Incra apresenta resultados do trabalho nas comunidades quilombolas de Rondônia

No Dia da Consciência Negra a superintendência do Incra em Rondônia anunciou que Rondônia está com 100% das comunidades quilombolas com processo de

Novembro Quilombola: MPF atua para garantir direitos de comunidades quilombolas em Ji-Paraná (RO)

Novembro Quilombola: MPF atua para garantir direitos de comunidades quilombolas em Ji-Paraná (RO)

O Ministério Público Federal (MPF) tem atuado em 27 procedimentos ,em Ji-Paraná (RO), que buscam benefícios e direitos de seis comunidades quilombol

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)