Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

Cadernos Setoriais apontam oportunidades de investimento sustentável na região Amazônica

Estudos têm por base a identificação de setores que são portadores de futuro para Porto Velho e Rondônia


Cadernos apresentam oportunidades de negócio voltadas para a inovação e sustentabilidade - Gente de Opinião
Cadernos apresentam oportunidades de negócio voltadas para a inovação e sustentabilidade

A Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH), cumprindo seu papel de indutora da inovação e do desenvolvimento sustentável, desde 2021 disponibiliza os oito Cadernos Técnicos Setoriais para indicar oportunidades de investimento no município. Os estudos foram coordenados pela ADPVH e são fruto de um convênio entre o Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Conder) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e foram financiados com recursos do Fundo de Investimento e de Desenvolvimento Industrial de Rondônia (Fider), identificando o potencial e as tendências de mercado, disponibilizado para o conhecimento de futuros investidores.

"Criamos um catálogo com os segmentos mais viáveis para a atração de novos negócios, sem deixar de estimular os empreendimentos já existentes. Isso tudo pensado de maneira a abrir um espaço inovador de negócios e também de forma sustentável, possibilitando o fortalecimento da economia do município", destaca o presidente da ADPVH, Leandro Dill.

Nesse sentido, os Cadernos Setoriais tem um foco voltado às micro, pequenas e médias empresas, que têm papel importante na economia, destacando os avanços e diagnósticos do setor. A capital possui cerca de 71 mil CNPJs ativos, com destaque para os setores de comércio varejista, produtos farmacêuticos, móveis, alimentos, bebidas, beleza, construção, lanchonetes e restaurantes.

A Agência, em parcerias com outras instituições e pastas municipais, tem atuado para estabelecer ações de apoio aos setores com potencial de rentabilidade, como ecoturismo e gastronomia locais. Tanto com consultorias e workshops, como com modernização da legislação, permitindo mais celeridade na abertura de novos empreendimentos, por exemplo.

Os cadernos apresentam oportunidades de negócios voltadas para a inovação e sustentabilidade, com informações estratégicas àqueles que desejam investir em Porto Velho, como dados socioeconômicos, panorama de mercado e potencial de negócios. O principal destaque dos cadernos é a matriz de investimentos necessários para alavancar cada arranjo produtivo estudado, além disso, de forma complementar cada caderno possui um plano de ação de curto, médio e longo prazo dividido em dimensões (I) Gestão e Finanças; (II) Regulatório; (III) Operacional; (IV) Capacitação Profissional; (V) Infraestrutura. Dimensões que balizam as ações de forma complementar identificando os potenciais atores responsáveis pelas ações.

As áreas trabalhadas são: Agropecuária de baixa emissão; Bioeconomia; Biotecnologia; Concessões de floresta; Energias renováveis; Florestas plantadas; Mineração sustentável; e Turismo sustentável, e reforçam a busca da Prefeitura de Porto Velho pelo crescimento econômico pautado pela sustentabilidade.

Os oito Cadernos Setoriais podem ser consultados abaixo:

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO entrega Unidade revitalizada da Ciretran em Nova União

Governo de RO entrega Unidade revitalizada da Ciretran em Nova União

O governo de Rondônia entregou, nesta sexta-feira (22), mais uma unidade revitalizada da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) no interior d

Governador Marcos Rocha entrega nova Ciretran em Alta Floresta e reforça modernização nos municípios do Estado

Governador Marcos Rocha entrega nova Ciretran em Alta Floresta e reforça modernização nos municípios do Estado

 Governo de Rondônia, sob a liderança do governador Marcos Rocha, avança em sua gestão municipalista com a entrega de importantes obras que benefici

Incra apresenta resultados do trabalho nas comunidades quilombolas de Rondônia

Incra apresenta resultados do trabalho nas comunidades quilombolas de Rondônia

No Dia da Consciência Negra a superintendência do Incra em Rondônia anunciou que Rondônia está com 100% das comunidades quilombolas com processo de

Novembro Quilombola: MPF atua para garantir direitos de comunidades quilombolas em Ji-Paraná (RO)

Novembro Quilombola: MPF atua para garantir direitos de comunidades quilombolas em Ji-Paraná (RO)

O Ministério Público Federal (MPF) tem atuado em 27 procedimentos ,em Ji-Paraná (RO), que buscam benefícios e direitos de seis comunidades quilombol

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)