Segunda-feira, 7 de agosto de 2023 - 15h45
Investimentos em infraestrutura, como a construção da ponte binacional,
ligando as cidades de Guajará-Mirim à Guayaramerin (Bolívia), e a duplicação da
BR-364 no trecho entre Candeias do Jamari e Pimenta Bueno, vão incrementar o
escoamento da produção rondoniense e a interligação com os mercados consumidores
dos países andinos. De acordo com o presidente da Federação das Indústrias do
Estado de Rondônia, (FIERO), Marcelo Thomé, vinda dos ministros dos
transportes, Renan Filho e de Portos e Aeroportos, Marcio França para anunciar
essa obra e demais caracteriza uma conquista, que contempla o setor produtivo e
o Estado como um todo.
Para Thomé, a conclusão da ponte, vai possibilitar o acesso aos portos
chilenos a partir de Rondônia, passando pela Bolívia. “É um significativo
avanço no modal rodoviário, para levarmos nossa produção até o mercado asiático
por esta rota e, trazer produtos que impactam na nossa produção, em especial,
na agropecuária”, afirmou. O presidente da FIERO citou o exemplo do sal
utilizado na nutrição animal, que hoje é oriundo do estado do Rio Grande do
Norte, há mais de 6 mil quilômetros de distância. “A Bolívia pode ser uma
grande fornecedora desse insumo há uma distância de cerca de 1500 quilômetros,
aumentando consideravelmente a competitividade da nossa produção agropecuária”,
complementa.
Esse incremento reafirma o potencial de Porto Velho como importante eixo
logístico da produção do arco-norte brasileiro. “Esses investimentos em
infraestrutura conectando o Brasil aos países vizinhos abre uma série de
possibilidades positivas para o fortalecimento da capital como hub logístico,
além de abrir novas oportunidades de negócios para Nova Mamoré e Guajará-Mirim,
que hoje sofrem um uma relativa depressão econômica”, enfatiza.
Duplicação
da BR-364
O anúncio da assinatura do contrato do projeto da duplicação da BR-364,
é outro ponto comemorado pelo presidente da FIERO, pois além de agilizar o
transporte de cargas, trará mais segurança para quem transita na rodovia. “Hoje
a rodovia tem um enorme fluxo de caminhões, ônibus e carros de passeio, e na
medida que Porto Velho e Rondônia se consolidam como rota de escoamento, há uma
pressão sobre o modal rodoviário, que hoje encontra-se em um pré colapso com
filas de caminhões em épocas de safra. A FIERO parabeniza a iniciativa do
governo federal e abraça toda a iniciativa que vem para reduzir as
desigualdades regionais e melhorar a infraestrutura logística, em especial na
extensão da BR-364, pois além ser fundamental para a economia, é crítica para a
vida das pessoas que vivem em Rondônia”, afirma.
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