Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

Detran divulga Anuário com perfil das vítimas de trânsito em Rondônia


Dos sinistros ocorridos em 2022 em Rondônia, 14,77% ocorreram em estradas federais - Gente de Opinião
Dos sinistros ocorridos em 2022 em Rondônia, 14,77% ocorreram em estradas federais

O Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia disponibilizou o Relatório Anual de Estatística de Trânsito 2022, que apresenta o perfil das vítimas de sinistros em Rondônia, com informações gerais e indicadores de todo o Estado.

Desde 2018, a Coordenadoria de Registro Nacional de Sinistros e Estatísticas de Acidente – Renaest adotou nova metodologia de coleta de dados sobre sinistros de trânsito. Através de convênio junto à Secretaria de Segurança Defesa e Cidadania – Sesdec, o Detran passou a trabalhar com o registro de ocorrências da Polícia Civil, mediante acesso ao banco de dados de sinistros de trânsito. O principal impacto dessa mudança é que, além dos registros de sinistros da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar, as comunicações de sinistros passaram a ser consideradas.

Segundo o coordenador do Renaest, Iremar Torres, a nova mudança de metodologia possibilitou o cruzamento de informação que antes não era possível. Propondo uma análise coesa e sólida, o Anuário Estatístico de Sinistros de Trânsito de Rondônia 2022 traz somente os dados a partir de 2018, onde estes seguem a mesma metodologia de coleta.

Para o ano de 2022, a Coordenadoria rondoniense passou a tabular os sinistros de trânsito como consequência “somente danos”, conforme proposto pelo Renaest nacional, por isso, houve um aumento da base em sinistros de trânsito em 33,3%.

NÚMEROS

Foram contabilizados em todo Estado 18.130 sinistros, destes 11.951 tiveram vítimas. Em 2022, verificou-se que os maiores envolvidos nos sinistros são condutores de autos (18,7 mil), seguido por condutores de motos (11,3 mil), este último com maior número de vítimas (9.659), o que corresponde a  78,7%. Com envolvimento de 53,85% de condutores masculinos, 79,71% dos sinistros ocorreram em jurisdição municipal, 14,77% federal e 5,42% estadual, ao todo, o Estado teve aproximadamente 11,4 sinistros por mil habitantes. Outro dado importante é que 15.787 sinistros foram causados por fator humano. Iremar Torres avaliou como importante, considerar que o ano de 2022 é o período pós-pandemia, portanto analisar os dados comparados com anos de 2020 e 2021 não deve ser considerado com parâmetro em análise histórica.

Para acessar o Anuário é necessário entrar no site do Detran/RO - Gente de Opinião
Para acessar o Anuário é necessário entrar no site do Detran/RO

IMPORTÂNCIA DOS DADOS

Os dados estatísticos da Coordenadoria de Registro Nacional de Sinistros e Estatísticas de Trânsito propõe o diagnóstico, sensibilização, confecção de projetos e captação de recursos aos municípios do estado de Rondônia, com vistas à elaboração e execução de projetos sustentáveis de segurança, trânsito e mobilidade urbana, promovendo a gestão dessas políticas, e formas para o financiamento mediante entidades financeiras, visando trazer eficiência no desenvolvimento do tráfego e, por consequência, reduzir mortes e acidentes de trânsito no Estado, tendo como parâmetro o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – Pnatrans.

O diretor-geral do Detran, Léo Moraes destacou que, os dados estatísticos fazem parte do processo de construção da cidadania. “Ao divulgar dados, o Departamento realiza sua missão institucional de documentar, examinar e difundir informações sobre a realidade do trânsito rondoniense, inteirando a população sobre o assunto. Vale lembrar que em 2022, o Detran/RO recebeu o “Prêmio Destaque Senatran”, da Secretaria Nacional de Trânsito, em função dos dados de qualidade e confiabilidade gerados pelo Renaest/RO”, comemorou.

“Nosso Anuário é uma ferramenta interativa, que permite consultar os dados de sinistros e envolvidos, que aconteceram por ano, cidade, ruas, horários, e também filtrar os índices de sinistros por perfil de motoristas, levando em conta o tipo de veículo, sexo e idade”,  informou Léo Moraes.  Para acessar os dados, basta entrar na página do Detran, clicar no ícone “Estatística”, em seguida “Anuário  Estatístico de Sinistro de Trânsito de Rondônia“.

O Anuário Estatístico do Detran segue orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas pela NBR 10697, que substitui a nomenclatura “acidentes” por “sinistros”.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO entrega Unidade revitalizada da Ciretran em Nova União

Governo de RO entrega Unidade revitalizada da Ciretran em Nova União

O governo de Rondônia entregou, nesta sexta-feira (22), mais uma unidade revitalizada da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) no interior d

Governador Marcos Rocha entrega nova Ciretran em Alta Floresta e reforça modernização nos municípios do Estado

Governador Marcos Rocha entrega nova Ciretran em Alta Floresta e reforça modernização nos municípios do Estado

 Governo de Rondônia, sob a liderança do governador Marcos Rocha, avança em sua gestão municipalista com a entrega de importantes obras que benefici

Incra apresenta resultados do trabalho nas comunidades quilombolas de Rondônia

Incra apresenta resultados do trabalho nas comunidades quilombolas de Rondônia

No Dia da Consciência Negra a superintendência do Incra em Rondônia anunciou que Rondônia está com 100% das comunidades quilombolas com processo de

Novembro Quilombola: MPF atua para garantir direitos de comunidades quilombolas em Ji-Paraná (RO)

Novembro Quilombola: MPF atua para garantir direitos de comunidades quilombolas em Ji-Paraná (RO)

O Ministério Público Federal (MPF) tem atuado em 27 procedimentos ,em Ji-Paraná (RO), que buscam benefícios e direitos de seis comunidades quilombol

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)