Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

Em 2019, 20% das unidades empresariais em Rondônia eram de novos estabelecimentos


Em 2019, 20% das unidades empresariais em Rondônia eram de novos estabelecimentos - Gente de Opinião

A pesquisa Demografia das Empresas / Estatísticas do Empreendedorismo, referente ao ano de 2019, demonstrou que 20% das unidades locais de empresas rondonienses eram novas ou empresas que foram reativadas. No total, havia quase 33 mil unidades locais empresariais.

Divulgada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Demografia das Empresas analisa as taxas de entrada, saída e sobrevivência das empresas formais do país. As Estatísticas de Empreendedorismo, por sua vez, usam informações das pesquisas anuais de Comércio, Construção, Indústria e Serviços para a produção de indicadores sobre as empresas de alto crescimento.

Em relação à remuneração recebida pelo pessoal assalariado, notou-se que ela era maior nas empresas sobreviventes, aquelas que estavam ativas no ano de referência e no ano anterior. Enquanto um trabalhador deste tipo de unidade recebia, em média, 1,9 salário mínimo por mês, nas novas empresas, o rendimento era de 1,4 salário mínimo.

A pesquisa mostrou ainda que, entre 2009 e 2019, houve um aumento de 19,7% no número de unidades locais ativas no estado de Rondônia. O pessoal ocupado assalariado também apresentou aumento de 20,2%, passando de 168 mil para 202 mil.

Por classificação de atividade, o setor de comércio e reparação de veículos automotivos representou 49,6% das unidades locais ativas, seguido do setor de indústria da transformação (7,4%) e do setor de transporte, armazenagem e correio (6,1%). Porém, observou-se que a representatividade do comércio caiu em dez anos, já que, em 2009, este setor era 58,1% das unidades locais rondonienses.

O setor de comércio e reparação de veículos automotivos também teve a maior participação entre as 202 mil pessoas ocupadas assalariadas em 2019: 40,6%. A indústria da transformação tinha 16,8% do pessoal ocupado assalariado e atividades administrativas e serviços complementares representaram 7,5% destes trabalhadores.

Sobre as empresas de alto crescimento e as empresas gazelas, a pesquisa apontou que, em 2019, existiam 569 unidades na primeira categoria e 34 na segunda. Empresas de alto crescimentos são as que começam com mais de dez pessoas assalariadas e têm aumento médio de pessoal ocupado maior que 20% ao ano por três anos seguidos. Já as empresas gazelas são as com alto crescimento com até cinco anos de idade. Estes tipos de estabelecimentos empresariais empregaram 17.494 pessoas.

O setor de comércio e reparação de veículos automotivos também é o segmento com maior proporção entre as empresas de alto crescimento e as empresas gazelas, representando 45,5% e 47% respectivamente.

Acerca da sobrevivência das empresas, a pesquisa demonstrou que Rondônia tem a melhor taxa na região Norte de unidades locais com dez anos de criação: 23,8%, sendo a oitava maior do país. Já em relação à sobrevivência no primeiro ano de criação, o estado apresenta a segunda melhor taxa nortista: 77%, ficando atrás de Tocantins (77,6%).

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO entrega Unidade revitalizada da Ciretran em Nova União

Governo de RO entrega Unidade revitalizada da Ciretran em Nova União

O governo de Rondônia entregou, nesta sexta-feira (22), mais uma unidade revitalizada da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) no interior d

Governador Marcos Rocha entrega nova Ciretran em Alta Floresta e reforça modernização nos municípios do Estado

Governador Marcos Rocha entrega nova Ciretran em Alta Floresta e reforça modernização nos municípios do Estado

 Governo de Rondônia, sob a liderança do governador Marcos Rocha, avança em sua gestão municipalista com a entrega de importantes obras que benefici

Incra apresenta resultados do trabalho nas comunidades quilombolas de Rondônia

Incra apresenta resultados do trabalho nas comunidades quilombolas de Rondônia

No Dia da Consciência Negra a superintendência do Incra em Rondônia anunciou que Rondônia está com 100% das comunidades quilombolas com processo de

Novembro Quilombola: MPF atua para garantir direitos de comunidades quilombolas em Ji-Paraná (RO)

Novembro Quilombola: MPF atua para garantir direitos de comunidades quilombolas em Ji-Paraná (RO)

O Ministério Público Federal (MPF) tem atuado em 27 procedimentos ,em Ji-Paraná (RO), que buscam benefícios e direitos de seis comunidades quilombol

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)