Sábado, 23 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

Formatura de agentes mirins é realizada pelo Detran-RO no encerramento da Semana do Trânsito


Evento de encerramento contou com a formatura de 60 novos agentes mirins da cidadania no trânsito - Gente de Opinião
Evento de encerramento contou com a formatura de 60 novos agentes mirins da cidadania no trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) realizou o encerramento da Semana Nacional do Trânsito, com a formatura de 60 alunos do Projeto Agente Mirim da Cidadania no Trânsito. O evento aconteceu na quarta-feira (25), na EEEF Santa Marcelina, em Porto Velho.

O projeto, voltado para estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino, tem como objetivo educar crianças e adolescentes sobre as regras de trânsito e importância de um comportamento seguro nas vias. Os alunos do Colégio Militar Dom Pedro II (CMDP II-1) foram os primeiros a participar do programa piloto, executado pela Escola Pública de Trânsito (EPTran).

A estudante, Nicole de Araújo Fernandes, compartilhou sua experiência como agente mirim, enfatizando a importância de conhecer as regras de trânsito para garantir a segurança de todos. A mãe da aluna, Jarlene de Araújo, ressaltou o impacto do projeto na família e incentivou outros pais a inscreverem seus filhos.

TRÂNSITO MAIS SEGURO

Durante o evento, o promotor de Justiça, Marcus Alexandre de Oliveira Rodrigues, realizou uma palestra abordando o tema “O júri de matadores do trânsito: dolo eventual e suas qualificadoras”. A temática alertou para as consequências legais de atitudes irresponsáveis no trânsito, como dirigir embriagado ou em alta velocidade.

Certificação dos alunos como Agentes Mirins da Cidadania no Trânsito - Gente de Opinião
Certificação dos alunos como Agentes Mirins da Cidadania no Trânsito

O promotor de Justiça fez um apelo aos condutores. “É necessário que nos coloquemos no lugar do outro, a partir do momento que você ingere bebida alcoólica, fura o sinal vermelho, passa na preferencial, faz zig zag na pista, coloca em risco a vida de crianças, idosos ou qualquer ser vivo, você está fazendo algo que afeta diretamente e, negativamente a vida de terceiros. Então, pense bem! Nossa vida é tão curta, temos que plantar coisas boas e não semear o mal. No trânsito, seja prudente!”, enfatizou. 

AÇÕES EDUCATIVAS

O diretor da EPTran, Welton Roney, destacou que as ações educativas “Vai de boa”, “Álcool X Direção”, e ainda, as ações lúdico-pedagógicas que ocorrem nas escolas continuam acontecendo em todo o estado, com foco na mudança de comportamento de condutores, a fim de cumprir o que está estabelecido no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). “O objetivo não é apenas reduzir os sinistros no trânsito, mas zerar o número de mortos, porque todas as vidas são importantes”, ressaltou.

O diretor-geral adjunto do Detran-RO, Helbert Aldimas, reforçou o trabalho do órgão para promover a educação de trânsito e construir um ambiente mais seguro, de paz nas vias, reforçando a missão do Detran-RO em proteger e salvar vidas.

Gente de OpiniãoSábado, 23 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO entrega Unidade revitalizada da Ciretran em Nova União

Governo de RO entrega Unidade revitalizada da Ciretran em Nova União

O governo de Rondônia entregou, nesta sexta-feira (22), mais uma unidade revitalizada da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) no interior d

Governador Marcos Rocha entrega nova Ciretran em Alta Floresta e reforça modernização nos municípios do Estado

Governador Marcos Rocha entrega nova Ciretran em Alta Floresta e reforça modernização nos municípios do Estado

 Governo de Rondônia, sob a liderança do governador Marcos Rocha, avança em sua gestão municipalista com a entrega de importantes obras que benefici

Incra apresenta resultados do trabalho nas comunidades quilombolas de Rondônia

Incra apresenta resultados do trabalho nas comunidades quilombolas de Rondônia

No Dia da Consciência Negra a superintendência do Incra em Rondônia anunciou que Rondônia está com 100% das comunidades quilombolas com processo de

Novembro Quilombola: MPF atua para garantir direitos de comunidades quilombolas em Ji-Paraná (RO)

Novembro Quilombola: MPF atua para garantir direitos de comunidades quilombolas em Ji-Paraná (RO)

O Ministério Público Federal (MPF) tem atuado em 27 procedimentos ,em Ji-Paraná (RO), que buscam benefícios e direitos de seis comunidades quilombol

Gente de Opinião Sábado, 23 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)