Quinta-feira, 3 de abril de 2025 - 07h55
Reforçando o compromisso com a inclusão social, o
governador de Rondônia, Marcos Rocha e a primeira-dama e secretária da Seas,
Luana Rocha, participaram nesta terça-feira (02) da 5ª Caminhada de
Conscientização sobre o Autismo em Vilhena. O evento foi promovido pela
Associação de Amigos do Autista de Vilhena (Amavi), uma organização sem fins
lucrativos que atua no apoio a autistas e seus familiares.
A caminhada contou com a presença de pais, familiares e
simpatizantes da causa, que percorreram as ruas da cidade para dar visibilidade
às necessidades e direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista
(TEA). O percurso teve início na Praça Ângelo Spadari e seguiu pelas ruas do
centro de Vilhena, finalizando na Praça Nossa Senhora. Ao lado da
primeira-dama, Luana Rocha, o governador participou ativamente do evento,
reforçando a importância de políticas públicas voltadas para a inclusão e o
atendimento especializado.
"Sabemos que a conscientização é fundamental para
garantirmos um futuro com mais oportunidades e respeito para as pessoas
autistas e suas famílias. Como pai de um filho autista, sei das lutas diárias
enfrentadas e compreendo profundamente como os pais se sentem. Por isso, venho
trabalhando e olhando para essa causa com muito carinho", destacou o
governador durante seu discurso.
Com essa participação, o governo de Rondônia reafirma seu
compromisso em fortalecer a rede de apoio às pessoas autistas, promovendo
iniciativas que garantam mais qualidade de vida e inclusão para todos.
Investimentos
Em Vilhena o governo do estado por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) fortaleceu o atendimento de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede estadual de ensino. As escolas estaduais do município estão sendo adequadas para atender as necessidades dos alunos com TEA, garantindo um ambiente mais acessível e acolhedor.
Os materiais didáticos adaptados e recursos tecnológicos são utilizados para potencializar o aprendizado e a interação dos estudantes. Atualmente, a rede estadual de ensino em Vilhena atende 156 alunos com TEA, distribuídos nas escolas estaduais do município.
Para garantir um atendimento adequado, a Seduc conta com uma equipe especializada e infraestrutura adaptada. Os principais recursos humanos destinados ao atendimento desse público são: Professores em sala de recurso, professores auxiliares, cuidadores, professores em Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), professores Intérpretes de Libras psicopedagogos.
Formação e Capacitação de Profissionais
A Seduc realiza formações continuadas para professores e profissionais de apoio, visando aprimorar o atendimento aos alunos com TEA. O treinamento abrange metodologias pedagógicas especializadas, adaptações curriculares e uso de tecnologias assistivas.
SENAR/RO lança edital para empresas interessadas em atuar com educação e capacitação rural
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Rondônia (SENAR/RO) está com inscrições abertas para o edital de credenciamento de pessoas jurídicas int
Com uma gestão voltada ao respeito às tradições e ao fortalecimento da autonomia dos povos originários, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, dest
O governador Marcos Rocha segue fortalecendo o compromisso do governo de Rondônia com os moradores afetados pela cheia do Rio Madeira. Nesta sexta-fe
Na manhã desta quinta-feira, 3, a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) recebeu representantes do setor empresarial da construção p