Sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024 - 13h59
Para melhor atender à
população, o Governo de Rondônia concentra 33 órgãos públicos, por meio da
Central de Atendimento ao Cidadão, conhecida como Tudo Aqui, localizada na
Avenida Sete de Setembro, nº 830; Centro de Porto Velho. O prédio do Tudo Aqui
é patrimônio do Governo, conforme Termo de Transferência e Entrega do Imóvel e destinado à
Superintendência de Gestão de Gastos Públicos Administrativos (Sugesp) por
tempo indeterminado, para funcionamento da Central de Atendimento.
O
titular da Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária
(Sepat), David Inácio ressaltou que, o prédio que abriga a estrutura do Tudo
Aqui é de concreto armado, possui um terreno de 1.142,94m² de área registrada e
conta com e 5.072,25 m² de área construída, sendo três pavimentos e o subsolo.
O prédio foi incorporado ao patrimônio público considerando que, o Estado de
Rondônia sub-rogou-se em todos os bens imóveis das empresas estaduais em
liquidação (extintas formalmente) enquanto sucessor das empresas mencionadas
nas Leis Estaduais Lei n° 1737, 30 de maio de 2007, Lei n° 1737, 30 de maio de
2007 e Lei Estadual n.1833 de 18 de Dezembro de 2007, conforme Matrícula nº 4.171.
Segundo
o secretário, a eficiência administrativa também é um aspecto relevante da
regularização dos imóveis públicos. Com a documentação em dia, o gestor pode
planejar e executar melhorias e reformas nos imóveis, garantindo assim, a
qualidade dos serviços prestados à população. Além disso, a regularização
facilita a gestão dos imóveis, permitindo um controle mais eficiente dos
recursos públicos e uma melhor organização dos espaços.
Para
o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações do Governo do Estado têm
expandido, quanto à promoção na qualidade dos serviços. “A regularização dos
imóveis públicos traz inúmeros benefícios, essencialmente no que diz respeito à
garantia do acesso aos serviços públicos de qualidade. Além disso, a
regularização contribui para a valorização dos imóveis, melhorando a qualidade
de vida das pessoas que residem, e do próprio comércio nas proximidades”,
salientou.
A
coordenadora de Patrimônio Imobiliário da Sepat, Laura Betânia dos Santos
Cavalcante destacou que, a regularização dos imóveis públicos é uma questão
relevante para o gestor e à população que é beneficiada pelos serviços públicos
oferecidos. Essa medida tem por objetivo garantir a segurança jurídica,
eficiência administrativa e o bem-estar da comunidade.
Conforme
Laura Cavalcante, um dos principais benefícios da regularização dos imóveis
públicos é a segurança jurídica. Com a documentação correta, o gestor tem a
certeza de que está utilizando o bem de acordo com as leis e normas vigentes,
evitando com isso, problemas legais e judiciais futuros. Além disso, a
regularização permite, ainda, a proteção do patrimônio público, evitando invasões
e ocupações irregulares.
A coordenadora de Patrimônio Imobiliária, frisou que, no caso
específico da edificação onde funciona o Tudo Aqui, está totalmente
regularizado; o prédio tem aproximadamente 36 anos de criação, na Capital, com
fácil acesso, além de contar com pavimentação asfáltica, redes de água, esgoto,
elétrica e sistema de telefonia e internet de qualidade, para a realização dos
serviços oferecidos à população.
A
importância dos serviços prestados pelo Governo de Rondônia por meio do Tudo
Aqui, é inegável, Termo de Destinação e Responsabilidade n° 037 de 2021, uma vez
que proporciona comodidade e agilidade aos cidadãos que necessitam dos serviços
públicos. Com a concentração dos órgãos em um único local, é possível resolver
diversas demandas sem a necessidade de deslocamentos e burocracias
desnecessárias, afirmou Laura Cavalcante.
ATENDIMENTO
O
coordenador Estadual da Central de Atendimento ao Cidadão, Paulo Robson Batista
de Sousa explicou que, o Tudo Aqui foi criado em 2013 conforme o Decreto de Criação nº 706, de 10 de abril de 2013, e
desde então vem prestando serviço à sociedade, reunindo em um único prédio;
dezenas de instituições públicas que prestam serviços ao usuário, a exemplo da
emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Além
de cadastro de vagas de emprego, seguro desemprego, informações sobre o Número
de Identificação Social (NIS), Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS),
Passe Livre Intermunicipal (para viagem dentro do Estado de Rondônia) para
idosos, autistas, pessoas em tratamento de saúde, entre outros atendimentos,
realizados por ordem de chegada. Os atendimentos são realizados mediante
agendamento pelo Portal do Cidadão, no endereço: https://portaldocidadao.ro.gov.br/
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