Sexta-feira, 18 de outubro de 2024 - 14h48
Com objetivo de facilitar o acesso
ao serviço de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), e atender
à crescente demanda da população oferecendo mais flexibilidade no processo, o
governo de Rondônia ajustou o horário de agendamento a partir de 1º de outubro
de 2024. O processo que antes estava disponível no Portal do Cidadão a partir
das 15h, passa a ser aberto às 12h30. Essa mudança torna o atendimento mais
ágil e eficiente.
Atualmente, Rondônia oferece 840 vagas diárias para
agendamento da nova Carteira de Identidade Nacional em 45 pontos de atendimento
online e 27 postos offline espalhados pelo estado, incluindo áreas remotas. Nos
últimos 10 meses, foram disponibilizadas 152.605 vagas para agendamentos. Os
cidadãos podem solicitar atendimento diretamente pelo Portal do Cidadão,
acessando o link: https://portaldocidadao.ro.gov.br/.
MAIS
SEGURANÇA
Desde o dia 4 de dezembro de 2023, Rondônia já
emite a nova Carteira de Identidade Nacional. O documento, que substitui o
antigo Registro Geral (RG), foi desenvolvido para integrar de forma segura as
informações dos cidadãos, permitindo a criação de um banco de dados nacional em
tempo real. Isso promete reduzir fraudes e custos para a sociedade,
estabelecendo um novo padrão de confiança e segurança nos processos de
identificação no país.
Com apenas dez meses emitindo a nova CIN, Rondônia
já registrou a emissão de mais de 120 mil documentos, o que representa um
avanço significativo na modernização dos serviços de identificação civil no
estado, que agora oferece um sistema mais seguro e eficiente tanto no formato
físico quanto digital.
Para o governador de Rondônia, a nova carteira não
é apenas um documento, é uma ferramenta para dar mais segurança para a
população, evitando fraudes e modernizando os serviços. “A modernização do
sistema de identificação de Rondônia representa um avanço significativo para o
estado, tanto em termos de segurança quanto de eficiência no atendimento à
população”, salientou.
INTEGRAÇÃO
A Carteira de Identidade Nacional integra de forma
segura os dados de identificação do cidadão e utiliza o CPF como número único,
facilitando o acesso à informações em nível nacional. O sistema é baseado em um
ambiente tecnológico robusto, com agendamentos online, biometria e uma base de
dados interligada aos sistemas da Receita Federal.
O titular da Secretaria de Estado da Segurança,
Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Bernardo Vital destacou que, a nova CIN
garante mais confiabilidade aos processos de identificação. “Essa mudança vai
ao encontro do que desejamos para a segurança pública: menos fraudes, mais
agilidade e proteção aos dados do cidadão.”
O Instituto de Identificação Civil e Criminal
“Engrácia da Costa Francisco”, responsável pela emissão, também passou por um
processo de modernização para atender à nova demanda. O diretor do Instituto,
Alexsandro Queiróz informou que, até o momento, foram emitidas mais de 120 mil
carteiras com um prazo de entrega ao cidadão de até 10 dias. “Estamos focados
em garantir que o processo seja o mais ágil possível, sem perder a segurança. A
adesão da população tem sido significativa e já conseguimos emitir um número
expressivo de carteiras”, pontuou.
GRATUIDADE
A primeira via da nova CIN é gratuita e a
substituição gradual do antigo RG deve ocorrer até 2032. Além disso, o governo
estadual já estuda novas formas de facilitar o processo, como a implementação
de vagas exclusivas para idosos e pessoas com necessidades especiais.
DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA A EXPEDIÇÃO DA NOVA CIN
(FORMATO FÍSICO E DIGITAL).
DOCUMENTOS OPCIONAIS PARA A CARTEIRA DIGITAL:
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